Home / MERCADO / Economia / Investimento estrangeiro representa até 95% das transações da multinacional Engel & Völkers
transações imobiliárias
A multinacional alemã divulgou os resultados do Market Report Portugal no período entre 2022 e 2023 (Fonte: Freepik)

Investimento estrangeiro representa até 95% das transações da multinacional Engel & Völkers

Por: Djeisibel Lopes

A Engel & Völkers, uma rede de agências imobiliárias, divulgou os resultados do Market Report Portugal, um conjunto de relatórios de research que analisam as transações imobiliárias intermediadas pela multinacional alemã no período entre 2022 e 2023.

De acordo com o Market Report da Engel & Völkers, o investimento estrangeiro na região de Sintra varia entre os 10% e os 95% dependendo das freguesias, sendo que as transações internacionais são lideradas por alemães, norte-americanos e belgas.

Na região oeste do país, os investidores estrangeiros representam cerca de 65% das compras intermediadas pela empresa, com os compradores suíços, alemães, russos e franceses a liderarem as compras de habitação.

De acordo com o relatório, os compradores internacionais representam cerca de 14% do total das compras de moradias em Cascais, enquanto que em Lisboa representam cerca de 13%. Em Lisboa, a demanda estrangeira concentra-se principalmente nas freguesias de Santo António, Arroios, Estrela, Misericórdia e Avenidas Novas.

Quanto ao aumento do preço das habitações, foi registado no ano passado um aumento de 22% na zona oeste, 25% em Sintra, cerca de 19% em Cascais e 14% em Lisboa.

A tipologia de habitação mais procurada na zona oeste e em Sintra é o T2, com áreas compreendidas entre os 150 e os 200 metros quadrados e valores médios na ordem dos 700.000 euros.

Em Cascais, a demanda foca-se especialmente nas moradias com três quartos e com a média de preços a rondar os 850.000 euros. Já em Lisboa, os apartamentos mais procurados são com dois e três quartos e com valores médios de aquisição na ordem dos 500.000 euros.