Arranca, esta terça-feira, o programa IVAucher, porém a adesão só será possível ser feita a partir do próximo dia 15 de junho.
O programa IVAucher começa hoje, mas só se poderá fazer a adesão a partir de 15 de junho. A partir de hoje e até ao próximo dia 30 de junho, os consumidores que fizerem consumos relativos a alojamento, cultura ou restauração vão poder acumular todo o IVA suportado e descontá-lo em consumos nestes setores no final de 2021.
Relativamente a este programa, é de notar que “os consumidores não têm de aderir para poder acumular o benefício”, mas têm que o descontar. De acordo com o site oficial do programa “o valor acumulado, poderá ser descontado em compras futuras, em qualquer um dos três setores abrangidos, até ao limite de 50% por compra”.
Para se aderir ao programa o consumidor tem que associar um cartão bancário ao seu NIF de modo que possa usufruir do benefício acumulado. A adesão não é obrigatória, pelo que os contribuintes podem decidir se querem ou não aderir ao IVAucher.
De reforçar que os consumidores não têm de aderir ao programa para poderem acumular o benefício. A adesão só terá que ser feita antes de se começar a usar o saldo, que ficará disponível a partir de dia 1 de outubro. O consumidor poderá ainda assim, registar-se até ao último dia do programa, 31 de dezembro de 2021.