No sentido de fomentar o empreendedorismo e atrair projetos mais qualificados e inovadores para o Ribatejo, o projeto “Ribatejo Empreende” dinamizado pela NERSANT, prevê a realização de quatro Concursos de Ideias de Negócio.
No dia 12 de julho, reuniu na Startup Santarém, o júri do 2.º Concurso de Ideias de Negócio deste projeto, que deliberou quais os 3 primeiros classificados entre as 22 projetos candidatos.
Agricultura, Agroindústria, Alimentação e Floresta; Património, Indústrias Culturais e Criativas e Turismo; Energia e Mobilidade Inteligente e Tecnologias ao Serviço da Qualidade de Vida; Soluções Industriais Sustentáveis; e Tecnologias e Serviços Especializados da Economia Social foram as quatro áreas a concurso.
O júri desta edição foi composto por Manuel Laranja (docente no ISEG e especialista em Inovação), António Fonseca Ferreira (antigo Presidente da CCDR Lisboa e Vale do Tejo), António José Mendes Batista (Presidente da Associação Nacional de Direito ao Crédito e especialista em estratégias de desenvolvimento regional) e Pedro Félix (Vice-presidente da Comissão Executiva da NERSANT).
Analisados os projetos, o júri deliberou três vencedores. O 1.º classificado foi o ROCKET FARM, do empreendedor Filipe Marques, projeto que se centra no desenvolvimento de soluções sustentáveis do ponto de vista energético para a horticultura de precisão. Em 2.º lugar classificou-se o projeto SPIRULINA, do empreendedor David Graça, que se centra no desenvolvimento de uma bactéria extremamente nutritiva para a alimentação humana e animal. O 3.º lugar foi atribuído ao projeto CULTURAL EMOTIONS, do empreendedor Cláudio Monteiro, focado no desenvolvimento de soluções de massificação da divulgação e apresentação do património cultural através criação de espaços museológicos móveis altamente inovadores.
O projeto “Ribatejo Empreende” é dinamizado pela NERSANT, cofinanciado pelo COMPETE 2020, no âmbito do Sistema de Incentivos às Ações Coletivas “Promoção do Espírito Empresarial”, e continuará em implementação até ao final do presente ano, quer com a dinamização de mais dois Concursos de Ideias, quer com a dinamização de ações de apoio aos empreendedores que queiram desenvolver novos projetos e atividades empresariais no Ribatejo.