Home / CARREIRAS / João Leão espera colocar “Portugal no caminho do crescimento”
salário mínimo joão leão ministro das finanças
João Leão, ministro das Finanças (Foto: Governo de Portugal)

João Leão espera colocar “Portugal no caminho do crescimento”

O Presidente da República deu posse, esta segunda-feira, a João Leão como novo ministro das Finanças, que sucede assim a Mário Centeno no cargo.

No seu discurso, o novo governante disse esperar poder “continuar a servir” o país, “agora com responsabilidades acrescidas”, lembrando ainda o trabalho realizado com o seu sucessor.

“Juntos preparámos cinco orçamentos de Estado. Em conjunto atingimos o primeiro excedente orçamental da democracia, num quadro de criação de emprego e de recuperação do rendimento das famílias. Espero continuar, agora com a nova equipa que me acompanha, a partir de hoje, com o mesmo espírito de compromisso e de responsabilidade para com os portugueses, que sempre tivemos desde 2015”, disse.

Já o primeiro-ministro, António Costa, expressou a sua “gratidão” junto dos membros do Governo que estão de saída, entre eles Mário Centeno.

Em declarações aos jornalistas no final da sessão, António Costa expressou “gratidão” aos membros que estão de saída, “em particular” a Mário Centeno. E agradeceu a João Leão o facto de ter aceitado “assumir responsabilidades num momento tão desafiante para o país”.

“Esta transição tranquila é a melhor forma de transmitirmos um sinal de continuidade quanto à política económica e financeira”, afirmou.