Uma bicicleta, um moinho de vento, painéis solares e café 100% orgânico. Se este não é o café mais sustentável do mundo então concorre para isso.
Maria de la Croix é natural da Suécia e, há três anos, concorreu para uma vaga no Starbucks. Não foi contratada, diz, porque o seu cabelo era muito azul. Agora, com 27 anos, é dona de uma cadeia de cafetarias sobre rodas.
Depois de ser rejeitada, Maria de la Croix teve a ideia de montar a sua própria cafetaria e fê-lo numa bicicleta eficiente e amiga do ambiente. Hoje em dia, a Wheely’s vende café orgânico, feito através de energia solar.
A ideia ganhou forma em 2014 e, segundo o site Entrepreneur, hoje a Wheely’s já tem, em regime de franchising, mais de 500 cafetarias móveis em mais de 60 países.
Segundo a empreendedora, uma cafetaria Wheely’s custa atualmente sete mil dólares e é o investimento ideal para quem quer ter o seu negócio sem desbaratar dinheiro.
Além dos painéis solares, esta cafetaria móvel tem um moinho de vento, uma tela de LCD para fornecer wi-fi gratuito, pedais elétricos, um purificador de ar e lixo para reciclar os resíduos de café.
Esses resíduos são depois misturados com um pequeno cubo vendido pela Wheely’s, que contém nutrientes e sementes de flores para quem quiser plantar.
A marca tem ainda uma aplicação móvel através da qual é possível fazer pedidos online ou mesmo conversar com outros franchisados. A taxa mensal de utilização da marca é de 199 dólares.
“As pessoas gostam da Wheely’s porque defendemos uma causa orgânica, bem como as pessoas empreendedoras”, disse de la Croix ao Entrepreneur.
O sucesso é tal que nas suas rondas de investimento Paul Buchheit (Gmail), Jared Friedman (Scribd) e Justin Waldron (Zynga) constavam entre os investidores.
A ideia é que a marca se espalhe pelo mundo como um movimento sustentável. Os dados estão lançados.
Veja o vídeo para saber mais sobre a Wheely’s: