Home / MERCADO / Economia / Kitch angaria 3,25 milhões de euros para ajudar restaurantes
Kitch startups empregas transição digital
Fundadores da startup Kitch (Foto: Divulgação)

Kitch angaria 3,25 milhões de euros para ajudar restaurantes

A startup portuguesa, Kitch, angariou 3,25 milhões de euros com o objetivo de ajudar os restaurantes na transição para o digital. O financiamento foi liderado pela Atlantic Food Labs, mas contou com a participação da Market One Capital, Seedcamp e Mustard Seed MAZE.

A Kitch, a startup lançada em março de 2020, foi criada com o intuito de “levar a casa das pessoas a comida dos restaurantes favoritos da cidade, até então largamente ausentes do delivery”.

Como tal, a empresa desenvolveu a tecnologia necessária para que os restaurantes pudessem continuar o seu negócio em tempos de pandemia.  Para além disso, a Kitch lançou também “dois hubs de cozinhas virtuais, em Lisboa, para que estes restaurantes pudessem desenvolver conceitos pensados para entrega”.

No entanto, com o agravamento da pandemia e com as restrições de circulação, a Kitch reposicionou-se no mercado e assumiu “a missão de ajudar os restaurantes nesta transição digital, passando a disponibilizar a sua tecnologia a todos os restaurantes que procuram ter um maior controlo sobre as suas vendas digitais”.

Rui Bento, cofundador e CEO da Kitch explica que “a missão é permitir que os restaurantes possam vender os seus pratos online nas suas condições, e reter a sua independência no espaço digital”. Desta forma, e com o avanço da pandemia “o delivery passou a ser ainda mais procurado”, por isso era essencial que os restaurantes se adaptassem a fim de permanecerem abertos.

Como ajuda aos restaurantes, a Kitch disponibilizou “uma plataforma tecnológica” de modo a permitir que os restaurantes desenvolvam a sua independência através do controlo, da simplificação das operações que resultam num aumento de vendas.

Entre as funcionalidades disponíveis encontram-se a loja online, que permite ao restaurante criar a sua própria loja e “vender os seus pratos em delivery e em take-away”, a gestão integrada das vendas online, denominada por Connect, que tem como principal objetivo agregar todos os pedidos num único dispositivo, as entregas automáticas – Deliver – que serão realizadas “por frotas profissionais e geridas pela Kitch”, e finalmente o Control, que facilita a informação das vendas num menu único.

Rui Bento acrescenta ainda que sentiu que “a Kitch poderia fazer a diferença”, e é com esse pensamento que estão “empenhados em disponibilizar e em continuar a desenvolver as ferramentas que permitem aos restaurantes recuperar o controlo e manter a sua independência no negócio digital”.