Foi inaugurado na passada terça-feira, 16 de novembro, o 5GAIner- 5G + IA Networds Reliability Center, em Aveiro, pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.
Fruto da parceria entre a Huawei, a Universidade de Aveiro e o Instituto de Telecomunicações, este laboratório potencia a transição digital, sendo um passo determinante para a economia portuguesa.
Segundo um estudo divulgado este ano pela Deloitte, 17 milhões de euros do crescimento económico em Portugal, até ao ano de 2035, irá dever-se às inovações introduzidas pela rede 5G, prevendo-se também benefícios a nível mundial, com um impacto de 1,08 biliões de dólares no PIB, refere a consultora PwC, entidade membro da PricewaterhouseCoopers International Limited.
Em comunicado enviado às redações, a infraestrutura está a ser implementada no seguimento do protocolo assinado em 2020 entre as três instituições, com o propósito de apoiar a indústria na criação, em parceria com a academia, de soluções fiáveis para diferentes setores que permitam assegurar uma transição bem-sucedida para a sociedade digital em Portugal.
Presente na cerimónia, Manuel Heitor reconhece que é de interesse estratégico para Portugal beneficiar do know-how da Universidade de Aveiro e do IT para a criação de um campus experimental na área das telecomunicações.
Tony Li, CEO da Huawei Portugal acrescenta: “Este investimento da Huawei em Portugal, não só cria um hub de competências na região, como reforça a vontade da empresa em contribuir para a inovação e transição digital do país, explorando todo o potencial de tecnologias como as redes de quinta geração ou a Inteligência Artificial”.