Home / CARREIRAS / LIDERANÇA / Líder com humor positivo consegue melhores resultados da equipa
Ordem dos Psicólogos Portugueses
Anunciada esta segunda-feira (Foto: Pexels)

Líder com humor positivo consegue melhores resultados da equipa

O professor e investigador da Nova School of Business & Economics (Nova SBE), Pedro Neves, realizou um estudo relacionado com o humor na liderança onde se concluiu que um líder com um estilo positivo, que transmite confiança aos seus colaboradores, consegue ter melhores relacionamentos, aumentando o bom desempenho das equipas.

O estudo baseou-se na avaliação sobre quais os estilos de humor dos líderes que marcam mais as equipas e como isso pode influenciar a forma como as mesmas desenvolvem o seu trabalho, segundo o comunicado enviado às redações.

“Um dos temas que sempre me fascinou é o uso do humor como ferramenta de gestão. Embora há alguns anos pudesse ser visto como um tema estranho (haverá espaço para o humor nas organizações sérias?), hoje em dia algumas das empresas mais bem-sucedidas utilizam-no como parte de seu ADN. No entanto, ainda existem várias questões sem resposta, nomeadamente sobre como funciona o humor do líder e para quem é mais benéfico/prejudicial”, afirma Pedro Neves.

O investigador analisou os estilos de humor de um líder positivo (com capacidade de brincar consigo próprio e afirmativo) e procurou saber se ajudavam a criar confiança no supervisor, com consequências para o desempenho e comportamentos desviantes, enquanto previa o efeito oposto para os estilos de humor negativo (agressivo e auto-destruidor). Um comportamento positivo e confiante vai despertar, no colaborador, a vontade de retribuir da mesma forma, sendo que esta ideia pode ser subjetiva.

O estudo da Nova SBE contou com 514 pessoas empregadas e os respetivos supervisores de 19 organizações de vários setores em Portugal, mostrando que o humor positivo está relacionado com a confiança que os colaboradores têm nos seus supervisores, já o humor negativo diminuiu a produtividade e aumenta os comportamentos desviantes.