Por: Catarina Sargento
Lisboa recebeu o primeiro Encontro de Coworkings de Portugal, no dia 25 de março, juntando cerca de 40 profissionais do setor para discutir estratégias e partilhar experiências. O evento visou apoiar o desenvolvimento do mercado de coworking no país.
O evento, organizado pela Eureka Coworking, uma rede global de escritórios partilhados e coworking, “procurou encontrar soluções colaborativas para a gestão dos desafios do setor”, refere a empresa em comunicado.
Com entrada gratuita, o objetivo do encontro passava por promover a cooperação, dando a possibilidade aos gestores de criarem uma rede de apoio entre si, “inclusive na recomendação de espaços concorrentes, quando estes não têm capacidade para responder a determinado pedido”.
Fanny Moral, cofundadora da Eureka, reforçou esta ideia ao afirmar que “um dos principais objetivos do encontro foi criar uma rede que promova a colaboração entre os membros do setor, facilitando uma troca ágil de informações e soluções para os desafios do dia a dia”.
A regulamentação do setor de coworking foi um dos temas em destaque, pois esta é uma área em desenvolvimento em Portugal. Além das questões da regulamentação, o evento abordou ainda projetos sociais que poderão ser integradas nos espaços de coworking.
O cofundador da Eureka Brasil, Daniel Moral, referiu que a empresa quer criar “ambientes de trabalho que favoreçam a colaboração e, ao mesmo tempo, contribuam para um futuro mais responsável, promovendo práticas sustentáveis e incentivando a responsabilidade social”.
Durante o primeiro Encontro de Coworkings de Portugal ocorreu também o lançamento de uma pesquisa sobre o mercado de coworking em Portugal, com o objetivo de recolher dados concretos sobre “o tamanho do mercado, perfil dos clientes e os serviços oferecidos”, para haver “uma compreensão mais precisa do que os clientes procuram em termos de espaços de coworking”.
Para a organização, este é um evento deve ser realizado “anualmente, de forma itinerante”.