Em conversações com o Governo, a Câmara Municipal de Lisboa planeia cobrar uma Taxa Turística por cada chegada ao aeroporto e porto de Lisboa no valor de 1 euro.
Segundo a edição digital do Jornal de Negócios, João Paulo Saraiva, vereador das Finanças da autarquia de Lisboa, confirma que a taxa de chegadas ainda está em fase de análise e discussão com o Governo. Afirma ainda que é preciso perceber melhor quais os caminhos a seguir antes de ser tomada qualquer decisão.
Sobre a cobrança de uma taxa à chegada de turistas nacionais e estrangeiros, o vereador acrescentou que parte das soluções para esta nova operação pode mesmo ficar nas mãos do Governo, com o qual procura a melhor solução possível.
João Paulo Saraiva afirma-se otimista em relação às conversações com o Governo sobre a Taxa Turística, no entanto não se comprometeu de que a taxa nas chegadas comece a ser cobrada ainda este ano.
15,7 milhões com a aplicação da taxa em Lisboa
Primeiramente aprovada em 2014, a Taxa Municipal Turística prevê a cobrança de estadia em valores que podem ir de um euro até sete euros por noite e por cada chegada aérea ou marítima a Lisboa. O imposto encontra-se em vigor desde início do ano apenas aplicado a dormidas.
A edição digital do Jornal de Negócios acrescenta ainda que, entre janeiro e maio deste ano, o município arrecadou cerca de 3,9 milhões de euros apenas com a cobrança da taxa nas dormidas. A autarquia acredita ainda que esta estimativa inicial vai ser ultrapassada.
A autarquia de Lisboa espera arrecadar 15,7 milhões com a aplicação da taxa, metade referente às dormidas de turistas na cidade e o restante com as chegadas.
O valor arrecadado reverte para o fundo turístico criado para financiar investimentos na cidade de Lisboa.