Home / Sociedade / Luís Araújo na presidência do Turismo de Portugal por mais cinco anos
Luís Araújo
A secretaria de Estado do Turismo anunciou a sua decisão de renovação, por mais cinco anos (Foto: Divulgação)

Luís Araújo na presidência do Turismo de Portugal por mais cinco anos

A secretaria de Estado do Turismo anunciou a sua decisão de renovação, por mais cinco anos, da comissão de serviço de Luís Araújo na presidência do conselho diretivo do Instituto do Turismo de Portugal.

Até pelo menos 2026, Luís Araújo e os restantes membros do conselho diretivo do Turismo em Portugal manter-se-ão em funções. A decisão foi divulgada num despacho assinado por Rita Marques, secretária de Estado do Turismo e foi publicado no Diário da República.

Sublinha-se no documento que “o dirigente em apreço cumpriu o estipulado quanto ao termo da comissão de serviço e apresentou o relatório dos resultados obtidos durante o exercício do cargo, os planos e relatórios de atividades e uma síntese da aplicação do sistema de avaliação do Turismo de Portugal, I. P.”.

“Foram atingidos os resultados esperados no exercício do mandato”, acrescenta o documento.

Rita Marques ainda reforçou: “Pelas evidências apresentadas e pelo tempo de convivência, em que tive oportunidade de acompanhar de perto o desempenho do presidente do conselho diretivo, destaca-se a excecionalidade, empenho e proatividade com que exerceu as suas funções e responsabilidades durante o seu mandado, distinguindo-se o trabalho apresentado ao nível da estruturação e apresentação à tutela de um plano estratégico nacional de turismo e de planos de promoção turística de base nacional e regional”.

Toda a competência apresentada nos últimos anos por parte de Luís Araújo contribuiu para a representação nacional e internacional do instituto, em organismos como a European Travel Comission, segundo a governante, que realça ainda a apresentação de um plano de retoma para o setor do Turismo em resposta aos efeitos da pandemia.

No Plano Reativar Turismo | Construir o Futuro estabelecem-se ações e medidas que se deverão executar ao longo dos próximos sete anos em alinhamento com a Estratégia para o Turismo 2027.