Por: Denisse Sousa
A Lusitan Furniture nasceu da mente de João Miguel Rodrigues, como parte do projeto de mestrado em Design, em 2014. Apaixonado pelo design de mobiliário, viu aqui a oportunidade de juntar o seu gosto pessoal ao potencial para criar o seu próprio negócio. Apesar de ser uma marca nova, aproveita todas as oportunidades para criar o seu espaço no mercado mobiliário português.
O projeto Lusitan Furniture começou a ser pensado enquanto João Miguel Rodrigues estava no seu mestrado em Design. O design de mobiliário sempre foi do seu interesse, por isso, conjugar um gosto pessoal com a possibilidade de ter o seu próprio negócio tornou-se na oportunidade perfeita. Após alguma experiência na área, trabalhando com várias empresas do setor, surgiu em 2018 a janela de oportunidade para avançar com um projeto de autor, fruto do seu instinto.
Com um investimento a rondar os cinco mil euros, a Lusitan Furtunite quer-se confortável, duradoura, com qualidade dos materiais e um design inovador. O feedback positivo tem servido de motivação para investir ainda mais a fundo. A vontade de criar um projeto singular que possa contribuir para a proliferação do bom design em Portugal é o que o move. Acredita que Portugal tem ótimas capacidades no que toca ao design para o mercado internacional, apesar das dificuldades.
“Somos extremamente competentes e, acima de tudo, penso que esta geração já está a trabalhar para mudar o rumo do país na próxima década”, explica o fundador.
Leia a reportagem na íntegra na edição de abril da PME Magazine.