A Luz Saúde e o Hospital de São João foram os grandes vencedores do Digital Innovation Challenge, um programa realizado no passado mês de março que procurou apoiar a aceleração da inovação digital nas organizações, sendo apoiado pela Unipartner e pela Microsoft.
O Digital Innovation Challenge, organizado pela Unipartner e pela Microsoft, é um programa em formato Hackathon que procura apoiar organizações no seu processo de inovação e transição digital. A última edição, realizada no passado mês de março, contou com a participação de seis organizações de diferentes áreas de negócio, num total de 35 participantes. Os vencedores foram o Hospital de São João e a Luz Saúde.
Ao longo de duas semanas, o Centro Hospitalar Universitário de São João, o Instituto de Informática de Segurança Social, a Luz Saúde, a Rovensa, a Santa Casa da Misericórdia e a Vieira de Almeida Advogados, apresentaram 46 ideias inovadoras com o objetivo de proporcionar benefícios diretos às suas organizações.
Após a apresentação das suas ideias, cada equipa elegeu um destes projetos para desenvolver e apresentar ao júri e aos restantes participantes. Estes business cases foram avaliados com base em parâmetros de originalidade, complexidade, qualidade do pitch, replicabilidade, frequência de uso, número de utilizadores que poderão usufruir desta inovação e quão ampla é a sua cobertura digital, através do recurso à Microsoft Power Platform.
Afirmando que a iniciativa demonstra que o digital tem vindo a modificar várias áreas de atividade, com um elevado potencial de inovação, o CEO Da Unipartner e membro do júri, Fernando Reino da Costa, aponta para o facto de que o Digital Innovation Challenge tem vindo a melhorar a produtividade das organizações.
O CEO reitera a importância do evento através da “quantidade e qualidade das inovações identificadas, que demonstram que este sucesso passa por incentivar a inovação digital, capacitando e envolvendo as diferentes áreas e departamentos”.
A equipa do Centro Hospitalar Universitário do Hospital de São João foi a grande vencedora do evento, recebendo como prémio um conjunto de serviços de consultoria para apoiar a implementação da solução apresentada pela equipa. Já a Luz Saúde, com a solução “Share Your Skills”, recebeu a distinção como o projeto mais votado pelos próprios participantes, numa votação feita de forma individual.
Assim, a iniciativa conseguiu atingir os objetivos que perspetivou inicialmente, comprovando que há várias atividades e processos que podem ser automatizados e robotizados, de forma a desenvolver uma maior produtividade e um melhor serviço ao cliente.