Home / MERCADO / Economia / Madeira prevê investir 138 milhões de euros no setor da habitação
Turismo
DREM regista aumento de 674% nas dormidas no arquipélago (Foto: Pexels)

Madeira prevê investir 138 milhões de euros no setor da habitação

A Região Autónoma da Madeira vai investir 138 milhões de euros do montante destinado ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) da região, para o setor da habitação. Até 2026, prevê-se construir ou adquirir 1121 fogos, segundo o executivo regional.

Pedro Fino, secretário dos Equipamentos e Infraestruturas,referiu, na apresentação do estudo “Implementação de Políticas Públicas sobre a Habitação Social na Região Autónoma da Madeira”, no âmbito do Projeto DEMOS sobre direitos humanos, que 128,4 milhões de euros irão servir para a aquisição e construção de fogos, seis milhões de euros destinar-se-ão a apoios de habitações próprias e outros 1,6 milhões de euros para soluções de tecnologias de informação.

O responsável adiantou: “Até 2026 a meta é a construção e/ou aquisição de 1121 fogos, que servirão para dar resposta às carências habitacionais estimadas na região”. O governante sublinhou que em Portugal “vivem-se atualmente, tempos de grande tensão”, que se acentua pela “severidade da crise pandémica”.

Para clarificar, nas últimas décadas, construíram-se cerca de 6000 habitações sociais, das quais 1200 estão na posse de municípios e abrangem 7400 famílias, ou seja 7% da população da Madeira. Assim, o Secretário declarou que pretende realizar os objetivos habitacionais com recurso ao mercado privado para adquirir habitações a custos controlados. Para além disso, visa o apoio à reabilitação energética de 325 habitações, com soluções eficientes.

Pedro Fino prevê, ainda, conservar e reabilitar o parque Habitacional da IHM (Investimentos Habitacionais da Madeira), com o objetivo de atingir a barreira dos 2000 fogos até 2030.