A Câmara Municipal de Mafra lançou o PORMafra, um programa que integra várias medidas que têm como principal objetivo ajudar as empresas a ultrapassar as dificuldades que surgiram como consequência da pandemia, com particular foco nas áreas de gestão e de transformação digital. Esta iniciativa, cujos custos são assegurados pela autarquia, conta com três áreas de intervenção: informação, formação e incentivo à economia local.
A primeira área de intervenção, que se associa à informação, resulta numa sintetização de todas as medidas lançadas para dar resposta ao impacto da Covid-19, não só pela Câmara, mas também a nível nacional e europeu. À informação sintetizada, que é acessível através do site da autarquia local, junta-se, de forma remota, uma ajuda especializada àqueles que querem ver esclarecidas as suas dúvidas.
A segunda área de intervenção associa-se à formação. Através da Business Factory, incubadora da cidade, e da SBI Consulting, empresa que gere as incubadoras de Mafra e da Ericeira e que acompanha a Câmara Municipal neste programa, vai ser dado um apoio especializado às pequenas e médias empresas do concelho, de forma a reforçar as competências, nomeadamente na área de transformação digital. Vão ser realizadas formações remotas, assentes em reuniões de apoio especializadas, que são definidas consoante cada caso, nas mais variadas áreas. Serão, ainda, disponibilizados webinares gratuitos, cuja programação será lançada mais tarde, mas que permitirão ajudar sobretudo na gestão e na transição digital.
A terceira área de intervenção associa-se ao incentivo ao consumo no comércio local. Nasce, assim, a iniciativa Mafra +, que resulta numa rede que engloba vários comerciantes do concelho. A iniciativa procura ainda atrair novos consumidores (do concelho e não só) e fidelizar clientes. Para tal, foi criada uma aplicação móvel e um cartão, destinados aos consumidores. Estes, ao utilizarem o Mafra +, têm a oportunidade de, aquando de uma compra, adquirirem pontos que podem depois ser trocados por descontos ou vantagens exclusivas na rede de estabelecimentos aderentes. A app tem ainda outras funcionalidades, como a possibilidade de encontrar lojas aderentes, e o cartão, por sua vez, pode ser utilizado para a realização dos pagamentos.
Hélder Sousa Silva, presidente da Câmara Municipal de Mafra, definiu o projeto, durante o lançamento online, como um “programa sustentado e sustentável”, que conta já com mais de 130 empresas aderentes, mas tem como objetivo alcançar entre 300 e 500 empresas do território do concelho.
Para o autarca, o programa mostra que é possível “ter um concelho muito ativo, muito próspero, muito dinâmico”.
Já Marta Miraldes, coordenadora geral da incubadora de Mafra, Business Factory, considerou que o programa nasce também de um sentido de obrigação “de tentar ajudar para além das paredes incubadoras”.
O lançamento online contou, ainda, com a presença de representantes das associações que apoiam o projeto, onde todas as iniciativas foram explicadas em detalhe.
Filomena Diegos, representante da Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), definiu o projeto “como uma boa prática”, que mostra “o papel que uma autarquia pode desempenhar na ajuda aos agentes económicos”. Também Ana Gomes Almeida, representante da Associação do Comércio Indústria e Serviços do Conselho de Mafra (ACISM), defendeu que “com esta sinergia entre autarquias e associações”, as pessoas podem sentir “o menor possível impacto” da pandemia. Por sua vez, Teresa Farias, representante da Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP), defendeu que “estes programas de inovação da economia local são muito importantes”, permitindo “fomentar este laço para juntos ultrapassarmos esta crise “.