Home / Destaques / Mais de 80% dos portugueses cumpriram recolhimento obrigatório, diz estudo
porto recolhimento obrigatório
Ruas vazias em fim de semana de confinamento (Foto de arquivo: Pixabay)

Mais de 80% dos portugueses cumpriram recolhimento obrigatório, diz estudo

Um estudo feito pela PSE mostra que cerca de 80% dos portugueses cumpriram com o recolhimento obrigatório, que teve início às 13h00 do passado sábado. No domingo, 65% das pessoas não chegaram a sair de casa.

O estudo da empresa PSE, feito através de dados recolhidos a partir de uma aplicação instalada em cerca de 3670 telemóveis, monitorizou as deslocações da população participante na análise. Os resultados mostram que, às 14h00 de sábado, a grande maioria dos participantes (80%) estava em casa e que 55% não chegou a sair à rua nesse dia.

Segundo a PSE, 73% dos participantes no estudo encontravam-se em casa às 13h00 e 22% foram localizados a regressar às suas habitações entre as 12h00 e as 14h00, contrariando os valores do sábado anterior, que registou apenas 50% dos portugueses em casa à mesma hora. Entre os portugueses que saíram de casa no sábado, cerca de 64% não se distanciaram da residência, percorrendo menos de 20 quilómetros.

De acordo com o administrador da PSE, Nuno Santos, o recolher obrigatório foi cumprido pela generalidade dos portugueses, uma vez que “nas zonas urbanas, os valores de pessoas que estavam em casa ao início da tarde foram superiores, na ordem dos 90%”.

Nuno Santos acrescenta que, no domingo, tradicionalmente considerado dia de descanso, o número de portugueses em recolhimento obrigatório foi superior, já que a maioria dos comerciantes fecha as portas dos estabelecimentos, ainda que o recolhimento obrigatório não se aplique.

Também durante os dias úteis da semana passada, a primeira semana do novo estado de emergência, foi registado um aumento do número de portugueses a permanecer em casa ou a regressar à sua habitação mais cedo (34%), percentagem longe dos valores registados nos dias úteis de abril (cerca de 60%).

O estudo mostra ainda que 96% dos portugueses cumpriram com o recolher obrigatório às 23h00 em dias úteis, em contraste com os 88 a 90% da população que se encontrava em casa a essa hora antes da pandemia.

As novas medidas do estado de emergência em vigor, que incluem o recolhimento obrigatório, foram também decretadas para o próximo fim de semana, passando agora a abranger 191 concelhos de todo o país.