Por: Redação
O IPAM – Instituto Português de Administração e Marketing divulgou um estudo que avalia o valor da marca Cristiano Ronaldo em 2025, revelando o valor de 850 milhões de euros.
Este valor representa um crescimento de 325% desde 2020, consolidando CR7 como uma das marcas pessoais mais valiosas do mundo.
A análise do IPAM, realizada com base no Sports Reputation Index, mede o impacto global do atleta através de 28 variáveis, distribuídas por seis dimensões: receitas, media, redes sociais, palmarés, influência social e impacto.
Desde 2011, quando o valor da marca era de 24,5 € milhões, o seu desempenho desportivo e a visibilidade extradesportiva de Ronaldo impulsionaram o crescimento exponencial até aos 850 € milhões em 2025.
O relatório do IPAM destaca que o crescimento da marca CR7 foi impulsionado por fatores como o aumento de 308% nos salários, 435% nas receitas de patrocínios e 280% no número de seguidores nas redes sociais desde 2020.
O impacto de Ronaldo vai muito além do futebol
A completar 40 anos esta quarta-feira, dia 5 de fevereiro, o jogador português continua a expandir a sua influência para além do futebol, assumindo os papéis de atleta, patrocinado, influenciador e investidor.
Atualmente, Cristiano Ronaldo obtém 200 milhões de euros anuais pelo contrato com o Al Nassr e 150 milhões de euros em contratos publicitários com marcas como a Nike, Tag Heuer e Louis Vuitton.
Paralelamente, tornou-se a personalidade mais seguida no mundo, ultrapassando a marca de 1.000 milhões de seguidores nas redes sociais, sendo o Instagram a plataforma com maior destaque, onde soma 648 milhões de fãs.
Por ano, 187 milhões de pessoas pesquisam por CR7 no Google
A influência de Ronaldo também se reflete nos meios de comunicação, gerando 22,3 milhões de notícias anuais globalmente e acumulando 187 milhões de pesquisas no Google por ano. O seu impacto transcende o desporto, sendo mencionado em 4.000 livros na Amazon e citado em 63.000 artigos científicos.
Com uma carreira cheia de títulos, Cristiano Ronaldo conquistou 31 grandes troféus, incluindo cinco Ligas dos Campeões e cinco Bolas de Ouro. Nos últimos anos, tem reforçado a sua atuação como investidor, apostando em setores como hotelaria, moda e saúde, expandindo assim a sua marca para além dos relvados.
Para Daniel Sá, diretor executivo do IPAM e responsável pelo estudo, o impacto de Ronaldo vai muito além do futebol. “É uma marca global que reflete excelência, inovação e impacto em várias áreas da vida pública. O seu valor de mercado é o reflexo da sua relevância desportiva, mediática e comercial, que transcende gerações”, conclui o diretor executivo do IPAM.