Por: Mariana Barros Cardoso
Um estudo conclusivo – Global RepScore™, – realizado pela OnStrategy sobre mais de 2700 marcas que operam em Portugal, avança que as maras portuguesas continuam na liderança das mais reputadas, estando em 2020 7 marcas com um índice de reputação de excelência, 3 delas são portuguesas e 2 no topo da tabela.
A Olá lidera o ranking, trocando de posição com a Delta, que se encontrava há dois anos consecutivos na liderança. O top 3 fica fechado com a Nestlé, que mantém o seu lugar face ao ano anterior. Na quarta posição está a Lego, seguida pela Google e pela Disney. A Luso, no 7º lugar da lista, mantém-se nos níveis de excelência.
Apesar do aumento das marcas consideradas como tendo índices reputacionais excelentes e robustos, Pedro Tavares refere que “este conjunto de marcas não chega a representar sequer 5% das marcas que têm notoriedade em Portugal. Portanto, ainda há muito a fazer na gestão das marcas que estão a operar em Portugal, sejam elas nacionais ou internacionais”.
Relativamente aos setores analisados, o setor de Alimentação é o que se encontra mais bem posicionado. Do seu top 5, 4 são marcas de excelência (Olá, Delta, Nestlé e Luso). Os setores Alimentares, Tecnologia e Soluções para Crianças, são os que registam maiores indicadores reputacionais; por outro lado, os setores que estão mais expostos às dimensões de serviço e governo societário (Utilities, Energia, Banca, Seguros e Construção) são os que apresentam os índices mais baixos de reputação.