Home / Tecnologia / Marcelo Rebelo de Sousa quer 100 mil pessoas no próximo Web Summit
Web Summit
Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, subiu ao palco da Web Summit esta quinta-feira (Foto: flickr)

Marcelo Rebelo de Sousa quer 100 mil pessoas no próximo Web Summit

O evento tecnológico Web Summit terminou esta quinta-feira, com a subida do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ao palco, para apelar a uma maior adesão e participação no próximo ano.

Marcelo começou por cumprimentar Paddy Cosgrave, CEO da Web Summit, e disse: “No próximo ano temos de ser mais, temos de ficar acima dos 70 mil participantes que tivemos em 2019. Temos de ser 100 mil pessoas aqui no próximo ano”. Ainda que o seu desejo fosse esse, recordou o ano difícil que a organização e as autoridades portuguesas tiveram, pela incerteza em relação à forma como o evento aconteceria.

Segundo o Presidente, apesar da pandemia, é tempo de “começar um ciclo pós-pandémico” e é necessário que se aposte na luta climática, na transição digital e na diminuição de desigualdades sociais. Marcelo Rebelo de Sousa apresentou-se satisfeito com o acordo em Glasgow, que visa a proteção das florestas e critica: “Sabemos que é difícil porque há sempre negacionistas, aqueles que negam as alterações climáticas. Há sempre pessoas com visão de curto prazo que acham que é demasiado grande, demasiado caro e demasiado difícil. Preferem ficar como estão”.

O Presidente da República prometeu regressar à Web Summit, dizendo: “Estaremos aqui ano após ano até mudarmos o mundo, tornando-o mais pacífico, mais justo, com menos pobreza, menos injustiças e desigualdades”. E rematou, apelando à ação conjunta: “Temos de lutar por mais e mais rápido”.