Mário Soares morreu, este sábado, aos 92 anos. A partir desta segunda-feira, realizam-se as cerimónias fúnebres do antigo primeiro-ministro e Presidente da República português, com honras de Estado.
A partir desta segunda-feira, o corpo do fundador do Partido Socialista estará na Sala dos Azulejos, no Mosteiro dos Jerónimos, para ser velado.
No percurso até Belém, estão previstas paragens em frente à casa de Mário Soares, no Campo Grande, seguindo depois pela Avenida da República, Saldanha, Marquês de Pombal, até à Câmara Municipal de Lisboa.
Daí, o corpo será trasladado numa charrete até ao Mosteiro dos Jerónimos, onde será recebido com honras militares, cerimónia que contará com o atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República.
O velório decorrerá até à meia-noite e será aberto ao público.
Na terça-feira, o corpo de Mário Soares sairá às 11 horas dos Jerónimos rumo ao Cemitério dos Prazeres, estando previstas paragens junto ao Palácio de Belém, Assembleia da República, Fundação Mário Soares e junto à sede do Partido Socialista.
Já no cemitério, o funeral contará primeiro com uma cerimónia pública e depois com um último momento reservado apenas a familiares.