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Mercado das tecnologias
2023 constitui expetativas mais positivas com um cenário de recuperação e estabilização muito maior no mercado tecnológico (Fonte: Freepik)

Mercado das tecnologias terá tendência para crescer em 2023

Por: Marta Godinho

Depois de 2022 apresentar uma grande desaceleração do consumo tecnológico, 2023 constitui expetativas mais positivas com um cenário de recuperação e estabilização muito maior neste mercado tecnológico. Estes são dados revelados pela GFK, uma fonte de informação sobre mercados e consumidores que avaliaram os resultados e desenvolvimentos globais realizados pelas Tecnologias e Bens de Consumo Duráveis (TCG) em 2022 com uma antevisão do que esperar para 2023.

Apesar de 2021 ter apresentado vendas recorde em TCG, principalmente na Europa e em países desenvolvidos da Ásia, 2022 foi um ano de efeitos de saturação do mercado, de inflação, de conjunturas político-económicas como a Guerra na Ucrânia e o impacto da estratégia de covid-zero (que vigorou até dezembro de 2022, na China). Tudo isto contribuiu para a desaceleração do consumo de tecnologia globalmente.

Apesar disto, a GFK antevê uma recuperação e estabilização de mercado para 2023 graças à contínua aposta das marcas no empenho dos produtos e a permanência da importância do custo-benefício na hora de compra pelos consumidores.

Ademais, a contínua necessidade de troca de equipamentos comprados no início de 2021, principalmente telemóveis, mais o exponencial crescimento dos mercados asiáticos emergentes e do Médio Oriente e a recuperação económica da China são alguns dos fatores que também anteveem as previsões otimistas dos especialistas.

O terceiro trimestre do ano passado revelou, segundo os dados da GFK, que as novas prioridades do consumidor passam pela aquisição de TCG pela necessidade de substituição de um produto e menos 1,4% de consumidores a atualizar produtos ainda funcionais. Devido à inflação dos preços, os consumidores procuram agora produtos mais baratos, quer no segmento básico quer no premium.

Entre outubro de 2021 e outubro de 2022, os resultados de venda de Tecnologias e Bens de Consumo Duráveis apresenta uma taxa de crescimento negativa na Europa Ocidental (-12%), na Europa de Leste (-7%), nos países asiáticos desenvolvidos (-13%) e na América Latina (-7%). Apesar de existirem resultados positivos nos países asiáticos emergentes (excluindo a China) com 13% e do Médio Oriente e África com 0,1%, estes não conseguem compensar o desenvolvimento negativo noutros mercados quanto à análise global do volume de negócios por mercados mundiais.