Domingo, Novembro 24, 2024
InícioMercadoEconomiaMercado de Bens Tecnológicos e Eletrónica de Consumo diminui no primeiro semestre

Mercado de Bens Tecnológicos e Eletrónica de Consumo diminui no primeiro semestre

Por: Djeisibel Lopes

Segundo o estudo global GfK Consumer Life, no primeiro semestre de 2023, o mercado global de bens tecnológicos e de consumo sofreu uma diminuição de 6,3%, em comparação com o período homólogo do ano passado.

Nos primeiros seis meses do ano, o mercado global de eletrónica de consumo verificou uma redução de 12% nas receitas e de 8% no total de unidades vendidas. Já a nível mundial, a adaptação dos mercados ao ambiente macro fez diminuir a procura por bens tecnológicos.

No período em análise, todos os subsegmentos dos Bens Tecnológicos de Consumo registaram decréscimos, quando comparados com o mesmo período de 2022, exceto as Tecnologias de Informação (TI) e os pequenos eletrodomésticos, que permaneceram acima dos níveis pré-pandémicos.

A inflação é uma das principais razões do declínio da procura dos consumidores por bens tecnológicos de consumo. Em junho de 2023, os preços médios neste setor atingiram mais de 29% do valor em comparação com janeiro de 2020. No entanto, em maio de 2023, o crescimento dos preços abrandou para menos de 1% em comparação ao mês de maio do ano passado.

Os consumidores têm optado, cada vez mais, pela compra de eletrodomésticos inteligentes e sustentáveis, por oferecerem os custos mais baixos e serem mais eficientes do ponto de vista energético, especialmente na Europa, onde o preço da energia mantém uma tendência ascendente.

Outro fator que influencia o mercado global em 2023, especialmente no setor das TI, é o desejo de flexibilidade dos consumidores. Com cada vez mais pessoas a terem a opção de teletrabalho, houve um aumento da venda de teclados e ratos bluetooth em 15% e 10%, respetivamente.

Os modelos premium continuam na liderança do mercado, com as televisões a superarem a média do mercado. Os modelos com mais de 75 polegadas cresceram 5% globalmente, enquanto que a média do mercado de televisões caiu 15% nos primeiros seis meses do ano quando comparado com o período homólogo.

O estudo concluiu ainda que o preço permanece como fator decisivo para o mercado global de Bens Tecnológicos de Consumo, mesmo que exista uma justificação para a compra.

Até ao final do ano, as previsões da GfK para o mercado global de Eletrónica de Consumo são resultados negativos justificados pela menor procura. No entanto, continuam a existir oportunidades de crescimento nas áreas dos produtos mais inovadores ou dos produtos direcionados ao consumidor premium.

PODE GOSTAR DE LER
Continue to the category
PUB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

PUB

SUSTENTABILIDADE

Continue to the category