Por: Maria Carvalhosa
O mercado dos serviços de limpeza cresceu 4% em 2021 no mercado ibérico, ultrapassando os valores que registava antes da pandemia, de acordo com os dados da Informa D&B para este setor.
No final do ano, o mercado português deste setor representava 720 milhões de euros, o que significa um crescimento de 4,3% face a 2020.
Esta atividade mostrou maior resiliência do que outros setores de serviços face à crise sanitária do coronavírus, devido à necessidade de novos serviços de limpeza e desinfeção, incluindo os picos de procura ocorridos durante os piores momentos da pandemia no domínio sanitário e em setores essenciais.
Existem, atualmente, mais de 40 mil empresas dedicadas à prestação de serviços de limpeza na península ibérica, que em conjunto geram cerca de 600 mil postos de trabalho, sendo a Espanha responsável por 88% e Portugal por 12%.
Contudo, os principais operadores, com diversificação de atividades, têm vindo a aumentar de dimensão, graças às operações de aquisição e fusão de outras empresas.