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Mercado publicitário
MAGNA prevê que o investimento no digital acelere 15% em 2022 (Foto: Unsplash)

Mercado publicitário deverá crescer 8% até ao final do ano

Por: Diana Mendonça

O mercado publicitário deverá crescer 8% até ao final do ano, de acordo com os dados do estudo da MAGNA, unidade de intelligence do grupo IPG Mediabrands. Já a nível global estima-se que o mercado publicitário aumente 9%, mais 1% do que em Portugal. As previsões do investimento publicitário nos media para o mercado português apontam um crescimento de 7% nos meios lineares.

Os investimentos publicitários em televisão representam mais de 50% do investimento total, prevendo-se um crescimento de 5% para 2022, ultrapassando os valores pré-pandemia. O mundial de futebol a realizar-se em novembro, no Qatar, deverá contribuir para o aumento do investimento no mercado publicitário.

A mobilidade do consumidor deverá continuar a crescer, tendo já superado em 10% os níveis pré-pandemia, a rádio aumentou 12% e o out-of-home aumentou 15%. De acordo com as previsões do estudo, estes serão os meios que mais devem crescer até ao final do ano.

Já na imprensa estima-se uma perda de 5% da receita publicitária, continuando, assim, a perder quota para o mercado digital que continua em expansão. O investimento no digital, dado o contexto pandémico, cresceu 30% em 2021. Apesar do aumento exponencial, continua abaixo dos 60% da
média da Europa Ocidental.

Os dados do estudo da MAGNA preveem que o investimento no digital acelere 15% em 2022, devido ao aumento do vídeo (17%), do search (14%) e das redes sociais (6%). Nos próximos anos, os investimentos em publicidade digital devem aumentar ainda mais, superando os 9% previstos. O investimento publicitário nos setores do retalho e das telecomunicações também deve aumentar em 2022, tendo em conta a evolução do mercado.

As tendências inflacionistas, os problemas de abastecimento e a incerteza económica poderão provocar algumas alterações nas perspetivas de crescimento do mercado publicitário, levando a uma desaceleração, essencialmente, no setor dos bens de consumo, no setor financeiro e no setor automóvel.

Apesar da atual situação a nível mundial, estima-se que o crescimento dos investimentos no mercado publicitário deverá atingir cerca 828 mil milhões de dólares, o que equivale a 787 mil milhões de euros. Este investimento representa um aumento de 32%, face aos valores registados em 2019.

Os mercados onde se prevê um maior crescimento são a América do Norte (+11%) e a América Latina (+10%) seguidos da Ásia-Pacífico (+8%) e da Europa, Médio Oriente e África (+7,5%).