Home / Empresas / Ministro da Economia sublinha apoio à internacionalização 
internacionalização
30 milhões de euros foram destinados para “fazer a promoção externa das empresas portuguesas (Foto: Pexels)

Ministro da Economia sublinha apoio à internacionalização 

Por: Eduarda Coelho

António Costa Silva, ministro da Economia, enfatizou a importância do apoio à internacionalização, medida inserida no pacote de apoio às empresas delineado pelo Governo e anunciado na semana passada. Segundo o governante, os 30 milhões de euros para “fazer a promoção externa das empresas portuguesas” são essenciais neste âmbito, principalmente para aquelas que dependem das exportações. 

Questionado pelos jornalistas à margem de uma visita à Feira de Calçado MICAM, em Milão, acerca das críticas que o pacote às empresas tem recebido, nomeadamente à falta de apoio direito, o ministro da Economia afirmou que “há vários exemplos de pacotes que são subvenções”, como por exemplo “um grande pacote de 100 milhões de euros na parte da formação, para as empresas para não pararem, manterem a sua atividade económica e fazerem formação no contexto do processo de produção e, portanto, é também uma subvenção direta às empresas”. 

António Costa Silva garantiu que as medidas podem alterar-se, tendo em conta as necessidades de cada setor. O ministro da Economia disse, ainda, que o Governo está em contacto direto com todos os setores para perceber as suas necessidades, bem como com a União Europeia, principalmente no âmbito do desenvolvimento de acordos internacionais.  

O ministro deixou, ainda, uma mensagem de reforço da união: “É muito importante que nos unamos como país em torno de desígnios, como é o crescimento da economia nacional, a aposta na inovação tecnológica, o apoio às nossas empresas, porque só assim vamos conseguir dar a volta”.