Por: João Silveira Lobo, professor assistente na Nova SBE e Nova Executive Education
Talvez a expressão “mundo V.I.C.A.” nunca tenha tido uma aplicação tão adequada como nos dias de hoje! A segunda edição do Barómetro PME Magazine surge num momento em que a Europa, mas também o mundo, vive circunstâncias excecionais das quais muito poucos se lembrarão. Considerando que a recolha dos dados decorreu ao longo do mês de fevereiro, os resultados ainda não traduzem nem a reação imediata, nem a reação refletida e, por isso, utilizá-los como base de análise contém, certamente, um elevado risco!
Se os anos 2020 e 2021 foram exigentes, a volatilidade e incerteza que, no dia em que escrevo, rodeiam o mundo empresarial são de forma a sugerir que os riscos e as preocupações manifestadas nas respostas ao Barómetro PME Magazine 2022 devem ser ampliadas, o otimismo deve ser mitigado e os empresários devem preparar-se para um ano difícil que porá à prova, novamente, as suas capacidades de resistência ao segundo choque brutal em menos de três anos. Focar-me-ei, pois, numa perspetiva de curto e médio prazo, nos desafios que o Barómetro 2022 aponta.
Não é certo que os desafios de sustentabilidade e transformação digital tenham um progresso tão expressivo como o que enuncia o Barómetro PME Magazine 2022. Não sendo apenas desejável, pois o comboio do futuro não para, é também plausível que a evolução do contexto mitigue o foco das empresas nestas áreas.
Ainda que no curto prazo haja um momento de suspensão dos planos transformativos na organização, já que os impactos a gerir são de um âmbito e uma profundidade que não deixam alternativa, não devem as empresas abandonar nem o esforço de redesenho de processos, produtos e serviços, nem a captura e retenção do talento capaz de ajudar na transformação da empresa para um futuro mais sustentável e com uma digitalização end-to-end com impacto muito positivo na sociedade e na rendibilidade das operações.
Assine a PME Magazine em papel para ler o artigo na íntegra ou subscreva a edição digital aqui. Para receber o Barómetro PME Magazine registe-se aqui.