Home / CARREIRAS / “Não tenho terceiros a gerir as páginas por mim” – Mário Ferreira
Mário Ferreira
Mário Ferreira, CEO da Douro Azul, é o mais digital de Portugal (Foto: Divulgação)

“Não tenho terceiros a gerir as páginas por mim” – Mário Ferreira

Por: Ana Rita Justo

CEO da Douro Azul e administrador da Media Capital, Mário Ferreira foi considerado o CEO mais digital de Portugal, ao ficar em primeiro lugar do Prémio Social CEO, uma iniciativa da PME Magazine em parceria com o especialista em LinkedIn Pedro Caramez. Apesar de considerar que só é notícia “pela parte negativa” desde que entrou como investidor no grupo detentor da TVI e CNN, o empresário sublinha que a autenticidade é a chave para gerir a sua pegada digital.

 

PME Magazine – Ficou surpreendido com a nomeação e por ser o vencedor?

Mário Ferreira – Fiquei surpreendido ao ler o seu email, contudo, depois de parar para pensar, compreendo que o público português tenha dado algum destaque ao meu perfil, pois temos tido muitas e interessantes novidades profissionais e algumas pessoais, muitas de relevo nacional que não têm quase nenhuma cobertura jornalística – tinham mais no passado, mas tendo entrado como investidor nos media as minhas outras atividades só serão notícia normalmente pela negativa. Nas minhas páginas publico, essencialmente, salvo raras exempções, notícias muito positivas sobre o que vamos fazendo em Portugal nos diversos setores onde atuamos, na área dos navios e dos cruzeiros mantemos um update com belas fotografias de locais emblemáticos por onde vamos passando, muitas vezes fotos que portugueses me enviam ao ver passar um dos nossos navios. Gosto de mostrar frequentemente o que de bom se faz e constrói em Portugal.  A recente ida ao espaço num rocket da Blue Origin e assim ser o primeiro português no espaço teve também teve muita procura em todas as páginas digitais.

“Tendo entrado como investidor nos media as minhas outras atividades só serão notícia normalmente pela negativa.”

 

PME Mag. – Quanto tempo diário dedica à gestão da sua imagem no digital?  

M. F. – Não dedico propriamente um tempo diário regular ou pensado à gestão do digital, o que faço de forma espontânea é quando existe uma noticia que acho interessante, que seja relacionada com um dos muitos negócios que sou acionista ou de temas que poderão ser negócios futuros, publico… Uso normalmente as viagens de carro, como passageiro,  entre reuniões e muitas entre o Porto e Lisboa para tratar do digital e emails atrasados, felizmente não enjoo a trabalhar no carro,  obviamente não me é possível responder a todas as questões ou pedidos que me deixam nas mensagens das diversas paginas, mas tento responder aos que considero mais importantes e também me parecem mais verdadeiros e reais.

 

PME Mag. – Qual a plataforma que lhe agrada mais interagir com o público?  

M. F. – A minha plataforma favorita é o LinkedIn, por estar a lidar maioritariamente com profissionais das mais diversas áreas e também porque é a plataforma onde se encontram artigos muito interessantes de variados temas.

 

PME Mag. – Que conteúdos privilegia mais em cada plataforma digital?

M. F. – No LinkedIn sempre um formato mais profissional, em todas as outras mantenho, maioritariamente, a linha de notícias profissionais, mas de vez em quando algo mais pessoal, normalmente sobre locais de férias.

 

PME Mag. – Que conselho deixa a outros líderes que queiram ter maior visibilidade sobre o seu trabalho?

M. F. – O conselho que deixo é de que será relativamente fácil ver quem gere ou é gerido, penso que grande parte do sucesso das minhas páginas são a autenticidade e porque não tenho terceiros a gerir as páginas por mim. É obvio que não me permite responder a todos, mas aos que respondo sabem que sou eu mesmo…