Por: Martim Gaspar
A Navigator, em conjunto com um consórcio de 27 entidades, vai investir 103 milhões de euros na investigação, desenvolvimento e comercialização de soluções para embalagens mais sustentáveis, substituindo as de plástico de origem fóssil.
A empresa será a promotora e líder de um consórcio de 27 parceiros nacionais, composto por 16 empresas e 11 universidades e centros de investigação. Segundo o comunicado, o consórcio cobre “toda a cadeia de valor desde a matéria-prima ao produto final – da Agenda Mobilizadora ‘From Fossil to Forest – Produtos de Embalagem Sustentáveis para Substituição do Plástico Fóssil’, que integra a componente C5 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)”.
Do investimento total, 80 milhões de euros serão destinados a investimento produtivo e 23 milhões a investigação e desenvolvimento. As embalagens serão compostas “por materiais de base renovável e biodegradável a partir da floresta de eucalipto”, reforçando desta forma o valor acrescentado da floresta de eucalipto na economia nacional.
O projeto possibilitará a criação de 11 novos produtos inovadores de origem sustentável, a criação de 100 postos de trabalho e um volume de negócios anual que ultrapassará os 120 milhões de euros.