Numa escala de zero a 100 pontos, a plataforma Zoom foi quem mais cresceu neste índice de reputação, obtendo 76,8 pontos em janeiro de 2021, mais 16,4 pontos em comparação com o período pré-pandemia.
Um estudo sobre a relevância e reputação emocional das empresas no mercado português, elaborado ao longo de todo o ano de 2020 e agora divulgado pela consultora OnStrategy, indica que no topo da tabela de reputação e relevância está a Nestlé, com um total de 84,7 pontos.
Já a plataforma Zoom lidera na categoria de marcas que mais cresceram ao longo do ano, principalmente devido à entrada em vigor da obrigatoriedade de teletrabalho e de ensino à distância.
Em comunicado, Pedro Tavares, CEO da OnStrategy, explica que “o ano de 2020 colocou à prova a relevância das marcas e forma como estas conseguiram adaptar-se a uma nova realidade de se relacionarem com os seus públicos”.
Além da Nestlé e da Zoom, foram ainda contempladas no estudo outras empresas com grande relevância e reputação no mercado português.
Fique a conhecê-las:
– Banca: Santander com melhor índice (64,1pts) e Banco CTT com maior crescimento do índice (+5,2pts).
– Energia: EDP com melhor índice (74,3pts) e Endesa com maior crescimento do índice (+13,1pts).
– Telecomunicações: Meo com melhor índice (75,1pts) e também Meo com maior crescimento do índice (+9,8pts).
– Retalho Alimentar: Continente com melhor índice (81,6pts) e Lidl com maior crescimento do índice (+5,0pts).
– Retalho Tecnologia: Worten com melhor índice (79,3pts) e também Worten com maior crescimento do índice (+3,6pts).
– Retalho Lar: Ikea com melhor índice (80,3pts) e também Ikea com maior crescimento do índice (+2,8pts).
– Retalho Saúde e Bem Estar: Wells com melhor índice (72,8pts) e também Wells com maior crescimento do índice (+2,6pts).
– Retalho Têxtil: Zara com melhor índice (72,7pts) e Sacoor com maior crescimento do índice (+1,3pts).
– Retalho Restauração: MC Donalds com melhor índice (76,1pts) e A Padaria Portuguesa com maior crescimento do índice (+2,3pts).
– Alimentação e Bebidas: Nestlé com melhor índice (84,7pts) e Superbock com maior crescimento do índice (+5,3pts).
– Higiene Pessoal e do Lar: L’Óreal com melhor índice (80,7pts) e Unilever com maior crescimento do índice (+3,8pts).
– Viagens e Lazer: Pestana com melhor índice (75,6pts) e Pousadas de Portugal com maior crescimento do índice (+2,2pts).
Linhas Aéreas: Emirates com melhor índice (73,8pts) e também Emirates com maior crescimento do índice (+3,6pts).
Construção e Engenharia: Cimpor com melhor índice (53,7pts) e também Cimpor com maior crescimento do índice (+7,2pts).
O resultado da pontuação atribuída pela OnStrategy tem por base os atributos de cada marca associados à notoriedade, admiração, relevância, confiança, preferência e recomendação dos clientes.