Home / Tecnologia / “Nós somos a mudança que procuramos” – Catarina Graça
catarina graça claranet
Catarina Graça, diretora de recursos humanos da Claranet (Foto: Divulgação)

“Nós somos a mudança que procuramos” – Catarina Graça

Catarina Graça, diretora de recursos humanos da Claranet, foi uma das oradoras do evento Building The Future, onde falou sobre pessoas e liderança, destacando o papel cada vez mais importante de uma liderança de proximidade.

“O indivíduo assume um papel cada vez mais significativo e a palavra liderança cada vez faz mais sentido e isso só pode acontecer havendo uma liderança de proximidade”, segundo Catarina Graça.

A pandemia veio acelerar uma mudança que já estava prevista e acrescentar outras novas, como o aumento do trabalho remoto. Segundo um estudo da Gatner citado por Catarina Graça, num futuro próximo, aproximadamente 51% das equipas vão trabalhar de forma remota. O uso mais amplo de modelos de trabalho não permanentes é uma tendência que se vai manter e vai obrigar a que haja, pelo menos, uma revisão das políticas de recursos humanos das empresas e organizações, sendo que o papel do empregador como rede de segurança social também é uma tendência que tem ganhado destaque.

A responsável adiantou que as tendências mais recentes passam pela desumanização no trabalho, em que as empresas sujeitaram os empregados a uma situação de mais stress. Outra tendência que surgiu após a pandemia da Covid-19 foi o re-skilling, o que levou a 60% das empresas a considerar que têm de mudar e melhorar as suas competências (digitais, linguísticas, inteligência emocional, etc), de acordo com a Degreed, plataforma de qualificação que conecta a aprendizagem e o crescimento de carreira com oportunidades de negócios.

“Para se conseguir tomar decisões fundamentadas sobre as pessoas é necessário ter em conta a análise de dados, defendendo mais e melhor informação, uma abordagem ética e inclusiva sem preconceitos, como também proteção de dados e usar esses mesmos dados para escolher os colaboradores”, disse Catarina Graça. Sublinha também que a abordagem tem de ser neutra e rigorosa.

“É importante vincular estes dados com decisões, decisões com ações e ações com resultados, garantindo sempre os princípios e os valores que pautam a nossa forma de atuar”, adiantou Catarina Graça.

Uma outra questão que se coloca é como manter os colaborados afiliados, sendo que passam cada vez menos tempo na empresa.  Catarina Graça citou a Mercer Global Talent, empresa que fornece serviços de aconselhamento e soluções para as empresas, Segundo a qual a melhor abordagem passa por mapear as experiências e críticas dos colaboradores e co-criar novas experiências com os colaboradores.