Home / Destaques / Novo apoio disponível para empresários da restauração
apoio empresários da restauração
Generalidade dos restaurantes afetados pelo confinamento parcial (Foto: Pixabay)

Novo apoio disponível para empresários da restauração

Começou a funcionar esta terça-feira o Balcão 2020, onde os restaurantes mais afetados pelas medidas do estado de emergência podem fazer o seu registo na primeira fase do processo para pedido do apoio de 20% da receita perdida.

É a partir desta terça-feira, dia 17 de novembro, que os empresários do setor da restauração que queiram requerer o novo apoio do Governo podem fazer o seu registo online no Balcão 2020. A formalização do pedido será feita apenas a partir do dia 25 de novembro.

Este novo apoio pretende compensar os restaurantes que mais sofreram com as medidas implementadas na sequência do novo estado de emergência. A retribuição prevê suportar 20% das quebras na faturação durante os fins de semana de confinamento parcial.

De acordo com o ministro do Planeamento, Nelson de Souza, o processo de requerimento terá duas fases – o registo na plataforma e a apresentação da candidatura ao apoio.

“Vai ser possível antecipar o primeiro passo, por isso, [a partir desta terça-feira] os empresários podem fazer o registo, concluindo o primeiro passo para a candidatura”, sublinha.

O primeiro-ministro, António Costa, salientou também que este apoio “é não só cumulativo com apoios concedidos ao nível municipal, mas cumulativo com outros concedidos pelo Estado no âmbito do apoio à retoma e do pacote anunciado na semana passada”.

Segundo o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, o valor total a ser distribuído pelos restaurantes candidatos ascenderá aos 25 milhões de euros. Esta retribuição excecional será paga em dezembro, após o Governo aferir todos os dados das empresas candidatas através do serviço e-fatura.