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O Covid-19 veio mudar mentalidades

Por: Francisco Carvalheira, Reditus, S.A.

Hoje estamos perante uma guerra cujo inimigo é invisível. As batalhas estão a travar-se com o auxílio de todos, junto de quem mais precisa e sem baixar os braços, e é agora necessário pensar a sua gestão perante uma mudança de contexto e comportamento, aqui vem ao de cima a fantástica vocação dos portugueses, o desenrascar.

A virtualização, o teletrabalho, o acesso remoto, etc, são ferramentas existentes há já muito tempo, e que muitas organizações já utilizam fora de Portugal e algumas em Portugal. Há um especial destaque para as empresas mais tecnológicas que se aperceberam que não é o fator presencial que faz a diferença.

Por outro lado, nos países nórdicos, Estados Unidos da América, Canadá, este conceito é já muito utilizado em mais áreas que não as tecnológicas. 

Convém não confundir o que por força maior estamos a apelidar de teletrabalho com o que é na verdade a filosofia de teletrabalho.

Em Portugal no pós Covid-19, acredito que os empresários vão querer reequacionar o trabalho presencial e teletrabalho. O que poderão fazer por mão própria, por outsourcing, por teletrabalho.

Hoje temos já uma oferta existente, diversa e variada destes serviços.

Esta nova vida vai ter dois grandes mercados com enorme potencial.

As grandes empresas/grupos que andam sempre em cima do P&L e na senda da redução do custo fixo, eliminando-o ou transformando-o num Custo Variável. 

Para as grandes empresas há duas grandes áreas que são imediatamente externalizáveis e com melhoria de qualidade, concentrando os seus esforços nos seus Core Businesses.

1 – Todo o tratamento de informação relacionado com colaboradores, nomeadamente escrita, telefónica, processual e de bases de dados.

2 – E a redução de áreas de escritórios com as pessoas a trabalharem em casa.

O mercado das PME são, segundo o PORDATA  em 2018, 99,9% das empresas portuguesas – micro 96,1%, pequenas 3,3% e médias 0,5%.

Neste mercado os empresários vão querer reduzir ao mínimo tudo o que possam, deixando a sua energia e tempo para o negócio.

Os seus sistemas informáticos, os arquivos, o tratamento de informação dispõem hoje de soluções variadas e para todos os gostos, muito baseadas em Soluções Cloud e suportes técnicos remotos.

Hoje podem nem ter secretária nem escritório físico, os contact center modernos tratam de tudo, a chamada Secretária Virtual.

Importante para solidificar as empresas é apostarem na formação e neste campo hoje quase tudo pode ser por aprendizagem não presencial, formação à distância.

Uma coisa é certa, o pós Covid-19, vai de certeza fazer com que as PME repensem a sua forma de trabalhar, até o seu posicionamento e, o mais importante, vai ser investir no relacionamento com os consumidores.

Se havia receio de certas formas de estar, o Covid-19 veio demonstrar que hoje estamos tecnologicamente preparados para poder começar a mudar mentalidades.