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A Standvirtual analisou o mercado automóvel em Portugal (Fonte: Freepik)

Oferta no mercado de automóveis usados cresce 16% em julho

Por: Djeisibel Lopes

O Standvirtual, em parceria com a Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP), realizou um webinar que tem como objetivo analisar os números de julho e debater o tema da mobilidade elétrica e da micro mobilidade.

De acordo com os dados, a importação continua a bater recordes em julho, face aos anos anteriores, o que também contribui para o aumento da oferta, que cresce 16% em relação ao período homólogo do ano passado.

No período em análise, houve um decréscimo de 15% na dinâmica do mercado, em comparação com o mesmo período de 2022, com a oferta a demonstrar ser o segundo maior crescimento do ano. Já a procura aumentou 3% em julho.

Quanto aos veículos importados (ligeiros de passageiros), foi notório um crescimento de 19,2% em julho, face ao mesmo mês de 2019, e de 5,7% face a 2022.

O preço médio praticado pelos vendedores profissionais aumenta ligeiramente, fixando-se atualmente em cerca de 24.000 euros – uma evolução de cerca de 23% do preço face a julho de 2021, quando o valor médio se fixava em 19.500 euros. Já em relação ao ano de 2022 (22.500 euros), o preço médio aumentou 7%.

De acordo com os dados fornecidos pela BCA, relativos aos leilões, os preços mantêm-se estáveis no comércio e no retalho no mês de junho, uma tendência que já se tem verificado desde o início do ano. A análise da ACAP revela ainda que, no mês passado, verificou-se um aumento de 9,9% no total do mercado automóvel face ao mesmo mês de 2022.

As energias alternativas (veículos eletrificados e híbridos GPL) também representaram cerca de 53% do mercado total de ligeiros em julho deste ano.

O evento online, que serviu de apresentação do barómetro do mercado automóvel, contou com a participação de Luís Barroso, presidente da MOBI.E, Pedro Galvão, CEO i-lectric city, Maria Neffe, diretora do departamento económico estatístico da ACAP, Daniel Rocha, diretor de estudos e planeamento do Standvirtual, Bernardo Gusmão, field sales team leader Standvirtual e Nuno Castel-Branco diretor geral do Standvirtual.