Quinta-feira, Novembro 21, 2024
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“Olhamos para a fatura do cliente e assim que há uma oferta melhor, avisamos e alteramos o contrato” – André Pedro

Por: Ana Vieira

O Manie, uma startup portuguesa, desenvolveu uma solução digital para que mudar de fornecedor de eletricidade seja possível em minutos.

“Percebemos que a burocracia e a complexidade eram desnecessárias e decidimos criar uma solução digital, onde o utilizador pudesse trocar de fornecedor em minutos, eliminando o trabalho manual e, acima de tudo, assegurando uma poupança direta nas suas faturas”, explicou André Pedro, Co-founder e CEO do Manie, à PME Magazine.

A empresa já angariou 100 mil euros de financiamento inicial e está a preparar
uma nova ronda de investimento para suportar o plano de expansão.


PME Magazine (PME Mag.) – Qual foi a inspiração para a criação do Manie? 

André Pedro (A. P.) – O Manie nasceu da nossa frustração com os processos lentos e complicados de mudança de contratos de energia, cheios de chamadas intermináveis, trocas de documentos e falta de transparência. Tivemos experiências pessoais onde, após horas ao telefone e envio de documentação, enfrentámos cobranças incorretas e falta de apoio.

“(…) decidimos criar uma solução digital, onde o utilizador pudesse trocar de fornecedor em minutos.”

Percebemos que a burocracia e a complexidade eram desnecessárias e decidimos criar uma solução digital, onde o utilizador pudesse trocar de fornecedor em minutos, eliminando o trabalho manual e, acima de tudo, assegurando uma poupança direta nas suas faturas.

Hoje, continuamos a trabalhar para simplificar toda a experiência, permitindo que qualquer cliente possa mudar ou otimizar o seu contrato com um clique, tornando um processo que deveria ser sempre rápido e intuitivo. Acreditamos que o processo agora está muito mais simples do que o processo que é considerado o standard do mercado, no entanto, acreditamos que ainda o vamos conseguir tornar melhor e mais simples e claro, que este será o caminho para um novo e melhor standard.

PME Mag. – Como funciona a plataforma? (tem algum custo?) E como é que permite uma poupança direta nas faturas de energia?
A. P. – No Manie, basta uma fatura de eletricidade ou gás para começar a poupar. O utilizador pode optar por uma troca de contrato única, com análise das melhores ofertas e ativação totalmente online, ou ativar o Autoswitch, um serviço que garante que está sempre com a tarifa mais vantajosa.

No Autoswitch Basic, monitorizamos o mercado trimestralmente sem custos; já o Autoswitch Pro oferece uma análise diária por €3,99/mês (a ser pago a partir de janeiro). Em qualquer opção, eliminamos o trabalho de comparação, garantindo que o cliente paga sempre o menos possível pela sua energia. Para empresas, temos o Manie Business, uma solução personalizada, onde cobramos uma percentagem sobre a poupança gerada, criando um modelo sustentável e escalável para todos.

PME Mag. – Com mais de 1.300 utilizadores em apenas dois meses, que tipo de feedback têm recebido dos clientes? 
A. P. – Já temos mais de 5.000 clientes ao dia desta entrevista! Tem sido um crescimento incrível e os utilizadores têm-nos dado um feedback positivo. Obviamente temos imenso para melhorar, estamos só no início, mas temos também conseguido melhorar alguns pontos de forma mais rápida devido ao feedback que temos tido dos clientes – têm sido muito participativos nos nossos desenvolvimentos e são os primeiros muitas vezes a dizerem-nos que temos de adicionar uma feature ou outra, ou corrigir alguma coisa. Tem sido incrível!

“(…) poupança de cerca de 40% na primeira troca de contrato”

Casos de sucesso temos tido muitos, felizmente! Temos um caso de um cliente que é o nosso campeão de poupança que apenas em 2 meses já poupou mais de €900 na sua fatura connosco, e não era um contrato de empresa. Em média, temos conseguido uma poupança de cerca de 40% na primeira troca de contrato, o que é muito significativo para o orçamento familiar de cada utilizador.

PME Mag. – Dada a volatilidade do mercado de energia, qual o diferencial da Manie em comparação com os métodos tradicionais de gestão e comparação de contratos de energia e gás?
A. P. – O Manie é diferente pela pro-atividade e rapidez. No Autoswitch, nós não esperamos que o cliente venha até nós com um problema no futuro. Nós olhamos para a fatura do cliente e assim que há uma oferta melhor, avisamos o cliente e alteramos o contrato. Isto de forma sistemática e automática. E somos rápidos a fazê-lo, tanto no switch como no Autoswitch. Um cliente que queira mudar de contrato por si, totalmente online, sabe que na nossa plataforma consegue fazê-lo em 2 minutos, sem complicações.

Até ao final do ano, iremos lançar a primeira versão da nossa app, que irá permitir dar mais um passo para o Manie ser o hub de energia. Na primeira versão o utilizador vai conseguir gerir o seu contrato ou vários contratos num só sítio, as trocas de contrato que fez, as trocas recomendadas para o futuro, o estado do mercado e os seus consumos! E temos mais integrações pensadas já para o próximo ano.

Por último, queremos trazer mais inovação ao mercado, não queremos ser apenas a plataforma para troca automática de contrato (o que já é muito bom e orgulhamo-nos disso). Queremos trazer novos mixes de energia, novas formas de olhar para o que consumimos e como consumimos e, claro, para a forma como produzimos energia.

PME Mag. – Quais são os maiores desafios na preparação da chegada a Espanha, Itália e França?
A. P. – Expandir para novos mercados é um desafio que vai muito além de simplesmente replicar a plataforma existente. Cada mercado possui regulamentações específicas, práticas de consumo distintas e níveis de digitalização variados, o que exige uma adaptação cuidadosa da nossa proposta de valor.

“(…) a partir de 2025, o Manie será uma marca internacional”.

No caso de Espanha, o facto de partilhar o Mercado Ibérico de Energia com Portugal facilita o processo, mas, ainda assim, exige estudo e adaptação. Vamos expandir a nossa equipa, incluindo especialistas locais que compreendam o contexto e as necessidades dos consumidores em cada país. Estamos confiantes de que, a partir de 2025, o Manie será uma marca internacional.

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