Home / Destaques / Organizações já podem candidatar-se ao Selo da Diversidade
Selo da Diversidade PME Magazine
Primeira edição do Selo da Diversidade realizou-se em 2017 (Foto: Divulgação)

Organizações já podem candidatar-se ao Selo da Diversidade

Já estão abertas as candidaturas à segunda edição do Selo da Diversidade, uma iniciativa da Carta Portuguesa para a Diversidade que visa promover a inclusão dentro das organizações.

As organizações que queiram candidatar-se ao Selo da Diversidade devem ser signatárias da Carta Portuguesa para a Diversidade, sendo as categorias o “Compromisso da gestão de topo e dos outros níveis hierárquicos”; “Cultura organizacional”; “Recrutamento, seleção e práticas de gestão de pessoas”; “Desenvolvimento profissional e progressão na carreira”; “Comunicação da Carta e dos seus princípios”; “Condições de trabalho e acessibilidades”.

As candidaturas estão abertas até 30 de agosto e podem ser feitas via email. Os vencedores serão conhecidos em outubro, durante o Fórum da Diversidade, que decorrerá no Museu da Eletricidade, em Lisboa.

O Selo da Diversidade é uma iniciativa promovida pela Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI) e será, à semelhança da anterior edição, liderada pelo Alto Comissariado para as Migrações.

Recorde-se que a Carta para a Diversidade é uma iniciativa da União Europeia que visa encorajar os empregadores a implementar e desenvolver políticas e práticas internas de promoção da diversidade. A Carta Portuguesa para a Diversidade surge em linha com os esforços encetados pela Comissão Europeia, contando já com 249 organizações signatárias. No final de 2018, a Carta Portuguesa para a Diversidade decidiu criar a Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI).

Em 2017, a primeira edição do Selo da Diversidade premiou 12 práticas para a diversidade, com quatro Selos da Diversidade e oito menções honrosas.