Por: Ana Vieira
A startup portuguesa Medgical desenvolveu uma plataforma, com recurso à Inteligência Artificial (IA), que tem como missão ajudar os médicos a reduzir a burocracia, devolvendo tempo e atenção ao doente.
Com a captura de áudio em tempo real, a IA da Medgical gera automaticamente, e em segundos, registos clínicos da consulta, relatórios ou notas de alta que podem depois ser integrados no sistema de registos eletrónicos de saúde, Electronic Health Record.
Bruno Castilho, CEO & Co-founder da Medgical, explica à PME Magazine que a Medgical surgiu das “minhas dores enquanto médico, e é a solução para este grande problema no setor da saúde: a sobrecarga de trabalho burocrático enfrentada pelos médicos!”.
PME Magazine (PME Mag.) – Como surgiu a Medgical?
Bruno Castilho (B. C.) – Os médicos querem tratar de doentes e não de papelada! Este foi o mote para o nascimento da Medgical. Está já documentado, e é bem evidente nos hospitais e centros de saúde, que os médicos passam mais de 50% do tempo de trabalho a realizar tarefas burocráticas! (fazer registos durante a consulta, escrever relatórios, notas de alta, etc..).
(…) o médico “não tem tempo para falar com o doente”
Durante anos de prática clínica e após ter trabalhado em vários hospitais (nacionais e internacionais), constatei que este é um problema transversal, e sempre me perguntei se passar tanto tempo ao computador ajudava os doentes, ou se fazia de nós melhores médicos, e a verdade é que não! Este excesso de carga burocrática gera um desperdício enorme de tempo de trabalho médico (mais de 30 milhões de horas anuais só no SNS)! Além disso, uma das principais queixas dos doentes na consulta é que o médico “não tem tempo para falar com o doente”, “que o médico só se foca no computador”, e, por fim, está já demonstrado que um excesso de carga burocrática leva a mais burnout e erro médico.
A Medgical surge das minhas dores enquanto médico, e é a solução para este grande problema no setor da saúde: a sobrecarga de trabalho burocrático enfrentada pelos médicos!
PME Mag. – Em que consiste a plataforma e como pretendem revolucionar a prática médica?
B. C. – A plataforma Medgical utiliza inteligência artificial (IA) para demolir a carga burocrática enfrentada pelos médicos no seu quotidiano, através das seguintes funcionalidades:
1-Gerar automaticamente e em segundos registos clínicos de consulta, apenas com o áudio, em tempo real. Portanto, o médico não tem que escrever durante a consulta e fica com registos de alta qualidade.
2-Gerar automaticamente a documentação clínica mais frequente no quotidiano médico (relatórios, notas de alta, pedidos de referenciação, entre outros).
3-Integração simples com sistemas de registos eletrónicos de saúde (EHR), facilitando os fluxos de trabalho médicos.
Esta abordagem reduz significativamente o tempo gasto com documentação, aumenta a eficiência dos sistemas de saúde e melhora a relação médico-doente, libertando os médicos das tarefas burocráticas e permitindo um foco maior no doente.
Privacidade e proteção de dados:
Temos naturalmente uma forte preocupação com os dados clínicos, pelo que a MEDgical trabalha com especialistas em RGPD e está em conformidade com as melhores práticas legais, de cibersegurança e privacidade.
PME Mag. – Quais são as mais-valias para os profissionais de saúde e para o doente?
B. C. – O sistema de saúde sofre de uma enorme ineficiência, em que 50% do tempo dos médicos é desperdiçado em tarefas burocráticas, gerando burnout médico e descontentamento por parte dos doentes. A Medgical oferece soluções que aliviam essa carga e os nossos resultados falam por si:
A plataforma já tem experiência em milhares de consultas, em diferentes instituições e especialidades, com excelentes resultados:
Para os médicos:
• Registos de elevada qualidade (avaliados por médicos e classificados com 9.4/10)
• Os médicos demoram em média <1 minuto a validar os registos clínicos realizados automaticamente pela MEDgical (previamente passavam 5 a 10 minutos da consulta a escrever)
Tudo isto resulta numa economia de tempo, em que os médicos podem poupar até 15 horas por semana em tarefas administrativas! A utilização da MEdgical leva ainda a uma redução do burnout médico e a um aumento muito significativo da eficiência dos sistemas de saúde!
Para os doentes:
• Melhoria da relação médico-doente: Os médicos podem finalmente dedicar o seu tempo e foco ao doente! O facto de o médico sair de trás do ecrã e poder passar uma consulta inteira a olhar nos olhos do doente, e não a tirar registos, devolve o humanismo absolutamente crucial a qualquer acto médico! Os doentes sentem uma melhoria de qualidade na consulta enorme, e por isso é que as consultas feitas com • Medgical têm uma classificação média de 9.7/10 de satisfação do doente
• Acesso a novos tratamentos: Através da identificação de doentes elegíveis para ensaios clínicos, oferecendo-lhes novas oportunidades terapêuticas.
PME Mag. – Que papel desempenha a IA na Medgical?
B. C. – A IA é o coração da Medgical, desempenhando um papel fundamental em todas as áreas da plataforma:
• IA especialmente treinada para português médico, capa de transcrição e geração de documentos em tempo real com elevada precisão, aliviando a carga administrativa dos médicos.
• Automatização de tarefas repetitivas e burocráticas, permitindo que os médicos se concentrem no que realmente importa: o cuidado ao paciente.
PME Mag. – Quantos profissionais de saúde ou clínicas usam a Medgical?
B. C. – A Medgical nasceu do zero após ser uma das vencedoras de um concurso de empreendedorismo da Boehringer Ingelheim e da Ordem dos Médicos em outubro de 2023. Em final de janeiro de 2024, formalizámos a criação da empresa e, em apenas 7 meses, desenvolvemos um produto totalmente novo, sem qualquer apoio adicional além do fornecido pela Boehringer Ingelheim.
“(…) a Medgical é capaz de responder aos desafios da prática clínica, trazendo uma enorme melhoria aos cuidados de sáude!”
A razão por trás desse progresso rápido é o facto de termos reunido uma equipa de fundadores de uma qualidade, experiência e vontade extraordinária, com um empenho e uma energia incrïvel, que raramente se vê. A dedicação é tal que trabalhamos 24/7, e garantimos que a Medgical é capaz de responder aos desafios da prática clínica, trazendo uma enorme melhoria aos cuidados de sáude! Nunca vi nada assim em nenhuma outra empresa – é esta determinação, alicerçada nos excelentes resultados e interesse que temos obtido, que está a impulsionar a Medgical a um ritmo tão acelerado.
Desde então, a Medgical já realizou milhares de consultas, em várias especialidades médicas e instituições. A nossa startup está a crescer rapidamente, com clientes pagos em fila de espera, o que reflete a forte procura e necessidade do nosso produto no mercado. Além disso, tanto médicos quanto pacientes demonstraram elevado nível de satisfação: 9,7/10 na satisfação dos doentes e 9,4/10 na qualidade das notas médicas, de acordo com avaliações dos próprios médicos.
PME Mag. – Em 2023, qual foi a faturação da Medgical e número de consultas realizadas?
Como a Medgical só iniciou as suas atividades em 2024, ainda não registámos faturação no ano de 2023.
“(…) estamos preparados para alcançar 2000 utilizadores até ao final de 2024”
No entanto, a nossa tracção de mercado já é evidente. Com mais de 1000 consultas realizadas em diversas especialidades e clientes pagos em fila de espera, estamos preparados para alcançar 2000 utilizadores até ao final de 2024 – um feito extraordinário para uma startup em Portugal, especialmente numa área tão exigente como a Saúde com imensos entraves regulatórios. Além disso, contamos com parcerias estratégicas, como apoio da Boehringer Ingelheim, o que fortalece ainda mais a nossa posição e validação no mercado.