Segunda-feira, Julho 14, 2025
Início Site Página 131

Portal da Queixa lança “Comparar” para ajudar consumidores na tomada de decisão

0

Por: Filipa Ribeiro

O Portal da Queixa lançou o “Comparar”, uma nova ferramenta, no âmbito do Dia Mundial do Consumidor, que permitirá comparar marcas por índice de satisfação e facilitar tomadas de decisões mais conscientes na fase de compra aos consumidores.

A novidade desenvolvida pelo Portal da Queixa conta com uma atualização do website e um novo layout com o objetivo de melhorar a experiência do consumidor e das marcas.

Cerca de 98% dos consumidores acedem ao portal para pesquisar, contra 2% que o utilizam para reclamar. Com isto, e sob o lema “Pesquisar antes de comprar”, a nova funcionalidade vai permitir aceder a informação que permite comparar em simultâneo até três marcas, apresentando o valor do Índice de Satisfação (IS), as cinco métricas que compõem o índice, o número de reclamações dos últimos 12 meses e os prémios de distinções atribuídos pelo Portal da Queixa (Marca Recomendada e Marca do Mês).

A atualização implementada adapta-se à utilidade que a maioria dos consumidores dá à plataforma, 98% pesquisa antes de comprar e mais de 70% dos consumidores que visita a plataforma está em processo de compra. E por isso, atualizamos o site ao encontro dessa necessidade”, explica Sónia Lourenço, CEO da plataforma global de comunicação.

O “Comparar” é uma ferramenta gratuita e estará presente em todas as páginas das marcas no Portal da Queixa.

Prio anuncia 7ª edição do programa de inovação Jump Start

0

A 7ª edição do programa de inovação Jump Start da PRIO está de volta com o objetivo de impulsionar e desafiar startups a desenvolverem soluções nas áreas de “Energy for the Future”, “All about the Customer” e “Digital Scale-up”. As inscrições já estão oficialmente abertas.

Neste programa, 20 startups pré-selecionadas farão um pitch à Comissão Executiva da PRIO e a vários diretores de área, com vista a avançar para a fase seguinte. Após esta seleção, somente sete finalistas seguem para a próxima fase: o bootcamp, a decorrer nos dias 30 e 31 de maio e 1 de junho. No bootcamp, as startups trabalharão lado a lado com mentores especializados internos e externos à organização, de modo a desenvolver e aperfeiçoar as suas propostas de valor para a grande final, prevista para o dia 7 de julho.

No final do projeto, três equipas serão nomeadas vencedoras e receberão um valor mínimo de 10 mil euros para desenvolver um projeto piloto em ambiente real em parceria com a PRIO, fortalecendo as suas relações de negócio e desenvolvendo potenciais perspetivas de futuras parcerias com a empresa.

Cristina Correia, diretora de investigação, desenvolvimento e inovação da PRIO, fala sobre a importância desta iniciativa: “Para nós, a aposta na inovação constitui não só um fator inerente ao ADN e essência da PRIO, mas também um dever que temos enquanto parte ativa na transformação de Portugal num país com um futuro mais sustentável. Esta é a verdadeira missão que temos ao apoiar o desenvolvimento de soluções com elevado impacto na sociedade.”

Futuro dos pagamentos: as tendências que vão marcar 2023

0

Por: David Jofre, country manager Spain & Portugal, Finaro

Os pagamentos são uma questão central do nosso dia a dia: com a pandemia, as necessidades e hábitos dos consumidores mudaram para sempre, acelerando a adoção e utilização de pagamentos digitais. Esta área será uma prioridade este ano, tanto para as fintech como para os comerciantes e consumidores.

Eis as tendências que definimos para 2023 no setor dos pagamentos:

1.Soluções de pagamento unificadas: o futuro do retalho

Vamos assistir a uma aposta mais forte em soluções de pagamento unificadas, que não só tornam mais fácil gerir as vendas através de diferentes canais de forma centralizada, mas também permitem que a oferta se adapte melhor às preferências de pagamento dos utilizadores. Possibilita, ainda, às empresas acederem em tempo real a informação sobre todas as operações que realizam, para tomarem melhores decisões estratégicas.

Esta revolução no setor do retalho vai certamente tornar a vida dos consumidores mais fácil, simples e rápida. Soluções como os supermercados invisíveis, que permitem fazer compras sem passar pela caixa, tocando apenas com um cartão bancário ou dispositivo móvel num leitor de pagamentos, vão tornar-se cada vez mais populares.

2.Métodos de pagamento alternativos

Nos últimos anos, a adoção de Métodos de Pagamento Alternativos (APM) e Métodos de Pagamento Locais (LPM) tem aumentado significativamente a nível global. Os consumidores procuram formas mais rápidas, convenientes e seguras de pagar, o que levou à transição para os pagamentos digitais. Como resultado, empresas e comerciantes têm oferecido uma variedade cada vez mais ampla de APM e LPM – e-wallets, transferências bancárias e pagamentos mobile – para satisfazer as exigências do mercado. Esta tendência vai manter-se, à medida que a tecnologia evolui e mais consumidores se sentem confortáveis com ela.

3.Simplificação dos pagamentos nos transportes

A experiência de cliente nos transportes ainda tem um longo caminho de otimização pela frente. Os sistemas de pagamento baseados em bilhetes e cartões recarregáveis causam filas nas entradas e nos pontos de pagamento e podem causar confusão aos passageiros. Tudo isto leva ao descontentamento dos utilizadores e a ineficiências e custos desnecessários para os operadores de transportes.

Este é o momento certo para a indústria simplificar e unificar todos os processos numa solução open-loop de ponta a ponta, que verifica o pagamento, classifica as viagens e elimina fricções, apresentando o melhor preço no final de cada dia. É também importante que os operadores tenham visibilidade sobre o que está a acontecer em qualquer processo a qualquer momento, através de dados tokenizados que garantem a máxima privacidade do utilizador e a segurança do ecossistema.

4.A ameaça crescente das fraudes e violações de dados

O setor dos pagamentos tem assistido a um aumento acentuado de fraudes e violações de dados, uma grande ameaça para consumidores e empresas. À medida que as transações digitais continuam a aumentar, o mesmo acontece com as oportunidades para agentes maliciosos tirarem partido das vulnerabilidades dos sistemas. Desde esquemas de phishing a skimming de cartões, o risco de fraude nas gateways de pagamento é uma preocupação constante. É, portanto, crucial que todos – indivíduos e organizações – se mantenham informados e proativos na proteção dos seus ativos e informações financeiras.

5.Dar resposta à crescente procura por soluções sustentáveis

Os consumidores estão cada vez mais preocupados com a sustentabilidade e as alterações climáticas, o que se reflete também no seu comportamento quanto aos pagamentos. Este ano, esperamos um aumento dos benefícios e recompensas para os consumidores que fazem pagamentos na esfera sustentável, assim como das ferramentas que os ajudam a visualizar o impacto ambiental do seu consumo.

Em suma, em 2023, tanto os bancos e fintech como as empresas vão procurar formas de se aproximarem das gerações mais jovens. Mais consumidores vão abraçar as wallets digitais e estarão também mais recetivos a propostas de pagamento rápidas e simplificadas. Assim, as empresas devem começar a ver os pagamentos como uma oportunidade para maximizar a escolha do utilizador e criar experiências mais agradáveis.

Alterações climáticas poderão impactar PIB de mercados emergentes

Por: Filipa Ribeiro

O estudo “The Sustainability Imperative in Emerging Markets”, desenvolvido pela Boston Consulting Group (BCG), revelou uma forte correlação entre as pontuações das empresas de mercados emergentes em índices ambientais, sociais e de governance (ESG) e as principais métricas financeiras e de criação de valor.

A conclusão é a de que a consciencialização relativa à sustentabilidade está a impactar as empresas e comunidades de economias emergentes. Apesar de emitirem significativamente menos gases com efeito de estufa per capita do que os mercados desenvolvidos, estes países ainda produzem 85% das emissões globais de CO2. E se as alterações climáticas mantiverem a sua trajetória atual, o impacto será mais nocivo para os mercados emergentes, que poderão perder até 15% do PIB per capita.

Segundo o relatório, estas empresas têm atualmente um desempenho inferior em cada um dos pilares de ESG relativamente ao dos pares de mercados desenvolvidos, no entanto, mantêm uma responsabilidade elevada na mitigação das alterações climáticas.

Um registo de sustentabilidade forte e certificado pode ajudar as empresas a obter acesso a melhor financiamento, conquistar novos clientes e atrair o melhor talento. Vemos a transição verde entre indústrias a gerar novas oportunidades para empresas a liderar o processo de inovação“, comenta Burak Tansan, managing director e senior partner da BCG, empresa global de consultoria de gestão.

O relatório identifica 50 empresas de mercados emergentes em várias indústrias, onde se verificou que estas podem ser as primeiras pioneiras em sustentabilidade, sem sacrificar o crescimento e a rentabilidade.

“A Ifthenpay democratizou os pagamentos digitais” – Nuno Breda

0

Por: João Carreira

A Ifthenpay é uma fintech portuguesa especializada em pagamentos digitais para empresas, disponibilizando um serviço de pagamento, como as referências multibanco, MBWay, Payshop, Visa/Mastercard, entre outros. A PME Magazine falou com Nuno Breda, co-CEO da empresa sobre o crescimento da mesma e sobre quais os principais fatores que levaram a esta evolução no mercado.

PME Magazine (PME Mag.) – Como surgiu a empresa?

Nuno Breda (N. B.) – A Ifthenpay surgiu de uma necessidade identificada ao nível dos pagamentos digitais para instituições e empresas. Há alguns anos, o acesso a estes métodos de pagamento mais modernos era quase exclusivo de empresas de grande dimensão, como a EDP, a PT, etc. Fazia falta um “player” que facilitasse o acesso a estes meios de pagamento a todas as empresas, independentemente da sua dimensão. Podemos considerar que a Ifthenpay democratizou os pagamentos digitais, levando-os a todas as áreas de negócio e a todas as plataformas, locais ou online. Naturalmente, o e-commerce, teve um especial destaque, com a Ifthenpay a impulsionar e a acompanhar o crescimento das vendas online em Portugal.

PME Mag. – Como caracteriza a Ifthenpay?

N. B. – A Ifthenpay é uma empresa especializada e líder de mercado em pagamentos digitais para empresas e um parceiro para o crescimento! Tem sido com grande satisfação que acompanhamos o crescimento dos nossos clientes, observando o peso crescente dos pagamentos digitais nas suas vendas e o contributo da tecnologia na agilização de todo o processo de pagamentos.

PME Mag. – Sendo uma fintech portuguesa, têm recebido apoios do governo?

N. B. – Não, nunca recebemos, nem procurámos receber. Para nós, o melhor apoio que o governo pode dar às empresas são boas condições para trabalhar, simplificar processos burocráticos e aliviar a pesada carga fiscal existente.

PME Mag. – Quais os motivos que levaram à superação dos objetivos anuais?

N. B. – Procuramos sempre fazer um trabalho de excelência em todas as áreas e esse é sempre o pilar do nosso sucesso. Claro que o crescimento orgânico do comércio eletrónico deu uma ajuda determinante. Mas não seria suficiente sem um grande empenho da nossa parte sempre focado no cliente e nas nossas novas soluções de pagamentos digitais.

PME Mag. – Quais os planos para o futuro?

N. B. – Continuar a ajudar os nossos clientes a crescer, não só no mercado interno, mas também no externo. As nossas soluções de pagamentos digitais integram cada vez mais métodos internacionais, dando um importante contributo a quem se quer expandir para outros mercados.

PME Mag. – O que podemos esperar da Ifthenpay em 2023?

N. B. – A Ifthenpay espera continuar a apresentar soluções inovadoras na área dos pagamentos digitais. Temos previsto lançar algumas novidades em 2023 que acreditamos serão mais uma vez diferenciadoras pelas vantagens apresentadas. Trabalhamos sempre no sentido de facilitar a integração dos processos de pagamento, oferecendo plataformas omnichannel fáceis de utilizar e que simplificam todo o processo de gestão.

Incubadora Taguspark abre portas a empreendedores estrangeiros

Por: Joana Mendes

O Taguspark Cidade do Conhecimento, a incubadora do maior ecossistema de ciência e tecnologia da Península Ibérica, acaba de receber certificação no âmbito do Programa StartUP Visa. 

Através desta certificação, operacionalizada pelo IAPMEI, a Incubadora Taguspark passa a ter condições para acolhimento de empreendedores estrangeiros que pretendam desenvolver um projeto de empreendedorismo e/ou inovação em Portugal, com vista à concessão de visto de residência ou autorização de residência para imigrantes empreendedores que se rege por regulamento próprio.

Deste modo, os empreendedores estrangeiros, sem residência permanente no Espaço Schengen, que pretendam desenvolver o seu projeto em Portugal, ainda que não tenham constituído empresa, ou os empreendedores que já detenham projetos empresariais nos países de origem e que pretendam exercer a sua atividade em Portugal, ganham uma via de oportunidade de se instalarem na Cidade do Conhecimento e entrarem no programa de incubação da Incubadora Taguspark.

“Este é mais um passo feliz e muito importante para o crescimento da nossa incubadora na Cidade do Conhecimento. O StartUP Visa é um programa que nos assenta muito naturalmente porque reforçamos a diversidade e multiculturalidade que fazem pulsar a nossa comunidade inovadora e empreendedora’’, diz Eduardo Baptista Correia, CEO do Taguspark.

Através das empresas inseridas neste ecossistema, foi possível verificar que a atração e fixação de talento jovem e empreendedor tem sido bastante significativa.

Startup portuguesa sheerME conquista mercado brasileiro

Por: Filipa Ribeiro

A sheerME, uma plataforma portuguesa de marcação de serviços de bem-estar, beleza e fitness prepara-se para rumar ao Brasil com o apoio da M4 Ventures, oficializando o seu lançamento na Web Summit que irá acontecer no Rio de Janeiro, em maio.

Com mais de 100.000 serviços de bem-estar, beleza e fitness por todo o país – incluindo consultas com nutricionistas, psicólogos, personal trainers, spas, cabeleireiros, barbeiros, serviços de estética, estúdios de yoga -, a plataforma será lançada no Brasil entre os dias 1 e 4 de maio, na primeira edição da Web Summit, no Rio de Janeiro.

Uma expansão que se tornou possível com a entrada da M4 Ventures, uma capital de risco especializada em ajudar startups portuguesas a expandir o seu negócio na América Latina. Perante um mercado “competitivo, complexo e arriscado”, Luis Gutman, managing partner do novo investidor, “encontra na sheerME um mix de experiência, paixão pelo negócio e resiliência; e, para além disso, uma grande capacidade de execução”.

A startup portuguesa tem estado, desde novembro, a adaptar a sua aplicação ao mercado brasileiro, de onde surgiu a criação de uma “Earning Economy” e de um feed onde será possível partilhar experiências, dando a todos os utilizadores a oportunidade de se tornarem promotores dos serviços da sheerME.

O objetivo é que quando um utilizador partilhe as suas experiências ou sugira novos espaços, possa com isso ganhar valor na carteira da aplicação, que poderá utilizar posteriormente para descontar em marcações futuras.

Atualmente, a plataforma está a operar em Portugal, Alemanha e Angola, e encontra-se em fase de testes em Espanha, com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2023.

“Queremos continuar a consolidar o EcoGreen Power como um fuel sustentável” – Nuno Matos

Por: Marta Godinho e João Carreira

A Eco-Oil é uma empresa portuguesa que tem como propósito tratar as águas contaminadas dos navios-tanque que entram no estaleiro da Lisnave, em Setúbal, para garantir que à entrada no estaleiro para reparação, os navios estão limpos de resíduos inflamáveis e explosivos.

Em conversa com a PME Magazine, Nuno Matos, diretor-geral da Eco-Oil fala-nos sobre a empresa e sobre a criação do fuel EcoGreen Power.

PME Magazine (PME Mag.) – Como carateriza a empresa?

Nuno Matos (N. M.) – A Eco-Oil é uma empresa portuguesa que nasceu em 2001, integrada no Grupo José de Mello. À época, viemos responder a uma necessidade muito específica do estaleiro da Lisnave. Com a mudança do estaleiro de Lisboa para Setúbal, foi necessário criar uma infraestrutura com capacidade de receber as águas contaminadas dos navios-tanque, para garantir que à entrada no estaleiro para reparação, os navios estão limpos de resíduos inflamáveis e explosivos. Os resíduos processados na Eco-Oil resultam da operação de lavagem dos navios e são, essencialmente, o remanescente do produto transportado, água salgada usada na lavagem e sedimentos. Estes navios transportam combustíveis fósseis, que, depois do último percurso, acabam por deixar pequenas quantidades em depósito e são depois lavadas com água (muitas vezes, em alto mar).

Assim, a Eco-Oil é uma peça fundamental na segurança do porto e das pessoas que aí operam, retirando estas águas contaminadas dos navios e processando-as para depois as devolver ao mar, já livres de quaisquer elementos poluentes. A partir de 2012, o combustível recuperado foi aprovado como novo produto: o EcoGreen Power passa a valorizar esses resíduos como matéria-prima e a reintroduzi-la na cadeia de valor como um novo produto.

Hoje, a Eco-Oil tem a capacidade de reciclar 99% da matéria que recolhe dos navios, tratando a água para voltar ao ecossistema marinho, recuperando os hidrocarbonetos como fonte de energia sustentável e encaminhando para aterro especializado os restantes 1%, sob forma de resíduo desidratado não passível de uso (como sedimentos, areias, lamas).

PME Mag. – Quais são os principais processos para produzir um fuel tão sustentável como o vosso?

N. M. – Em 2021, submetemo-nos ao sistema de certificação internacional ISCC, o qual nos valeu o selo ISCC Plus para o fuelque produzimos. Através desta auditoria, foi possível analisar as emissões de gases de efeito de estufa (GEE) da produção de EcoGreen Power e ficou comprovado que este processo emite menos 99,75% de CO2 para a atmosfera, em comparação com um fuel produzido em refinaria, o que faz deste um combustível sustentável para utilização a nível industrial.

Toda a produção de EcoGreen Power é feita no mesmo local, desde a recolha dos resíduos passando pelo seu processamento e disponibilização ao cliente. Através de diferentes etapas e processos físico-químicos conseguimos reduzir de forma significativa as emissões poluentes na produção do nosso fuel, o que contribui para diminuir também a pegada carbónica das indústrias que utilizam o EcoGreen Power como fonte primordial de energia.

PME Mag. – 96 mil toneladas de CO2 foram evitadas graças à Eco-Oil. Fale-nos um pouco sobre esta meta e como foi possível de alcançar…

N. M. – A Eco-Oil tem uma capacidade de processamento de resíduos de 370 mil toneladas, processando anualmente entre 60 e 70 mil. Vendemos todo o fuel que produzimos para o mercado final, o que significa que existe um interesse crescente por parte da indústria em encontrar alternativas energéticas sustentáveis para continuar a sua operação.

As 96 mil toneladas, referentes ao ano de 2021, foram estimadas tendo como pressuposto a redução de 99,75% de CO2 emitido para a atmosfera pelo consumo de EcoGreen Power em substituição do fuel fóssil. As indústrias que optaram pelo EcoGreen Power diminuíram a sua pegada de carbono reduzindo o impacto ambiental do seu negócio, fazendo do EcoGreen Power uma fonte de energia sustentável.

PME Mag. – De que formas pretende continuar a reduzir as emissões de CO2?

N. M. – O processo de produção de EcoGreen Power está em constante inovação e na Eco-Oil mantemos uma estreita relação com a academia para continuar a otimizar tecnologias, métodos e processos, de modo a contribuir para um futuro energeticamente sustentável e com menor impacto carbónico.

Além da produção emitir menos 99,75% de CO2, sabemos que, aquando da queima para geração de energia na indústria, o EcoGreen Power produz menos gases poluentes, como dióxido de enxofre e de azoto.

PME Mag. – Quais foram os principais objetivos alcançados em 2022?

N. M. – A maior conquista foi, sem dúvida, a certificação ISCC Plus, que torna o EcoGreen Power o único fuel do mundo a obter o selo que comprova também as menores emissões de CO2 na atmosfera.

Devo ainda referir a atribuição do nível platina pelo sistema de avaliação de responsabilidade social EcoVadis, que avalia cerca de 100 mil empresas em todo o mundo e que colocou a Eco-Oil na faixa de 1% daquelas com melhor resultado – em Portugal só existem mais duas empresas a alcançar o mesmo desempenho.

PME Mag. – O que se pode esperar para o ano de 2023?

N. M. – Queremos continuar a consolidar o EcoGreen Power como umfuelsustentável para a indústria, auxiliando os clientes neste setor na sua transição energética rumo a um futuro melhor. As metas de descarbonização europeias são ambiciosas e necessárias para protegermos o ambiente, e cabe a cada um de nós fazer o seu papel e contribuir para as alcançar.

Estamos igualmente atentos à evolução do enquadramento legal e ao estímulo à circularidade. O roteiro para a neutralidade carbónica deverá enquadrar combustíveis alternativos, como o EcoGreen Power, permitindo a sua diferenciação positiva e a atribuição de vantagens reais a quem o utiliza em detrimento da opção fóssil.

Percentagem de criação de novas empresas cresce 3,4% até final de fevereiro

Por: Joana Mendes

Desde o início do ano, foram constituídas 9561 novas empresas em Portugal, o que originou um aumento de 3,4% face a fevereiro de 2022.

O crescimento na criação de empresas está a registar diferenças significativas entre os diversos setores de atividade. O setor dos transportes continua a ser o que regista a maior subida na constituição de empresas, com 1121 novas empresas. Este aumento é sustentado pela constituição de empresas no “transporte ocasional de passageiros em veículos ligeiros”, especialmente nos distritos de Lisboa, Porto, Setúbal e Faro.

A nível geográfico, a única região que regista uma queda na criação de novas empresas é a região do norte, face a 2022, tendo recuado 2,1% nas constituições.

Os serviços gerais, serviços empresariais, energias e ambiente e tecnologias de informação e comunicação são os serviços que mais contribuíram para o aumento da criação de novas empresas até ao final do mês de fevereiro deste ano.

Entre os setores que registam um recuo na constituição de empresas face ao período homólogo destacam-se as atividades imobiliárias (-19%), o retalho -11%), as indústrias (-18%), e a agricultura e outros recursos naturais -24%).

Através do Barómetro Informa D&B, foi possível verificar que 1696 empresas encerraram em Portugal e registaram-se 310 novos processos de insolvência, um aumento de 17% face aos dois primeiros meses do ano passado.

Growth Forum da CCIP reúne protagonistas empresariais e políticos nacionais

Por: Joana Mendes

O Growth Forum da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP) discute o papel das empresas no mundo, juntando os empresários e políticos nacionais mais influentes. O encontro realiza-se dia 18 de abril, na Universidade Nova – SBE, em Carcavelos.

O evento é focado na internacionalização das empresas e da economia nacional. Neste sentido, os temas abordados serão essencialmente a internacionalização e novos mercados, os desafios na era digital, a construção de marcas globais, o financiamento da internacionalização e os desafios da exportação.

“A internacionalização é um dos pilares da nossa atividade. A CCIP deve ser de plataforma para que as nossas empresas possam crescer e, com isso, contribuir para o desenvolvimento económico nacional”, esclarece, Rui Miguel Nabeiro, presidente da CCIP.

“O Growth Forum será uma oportunidade para reunir alguns dos principais especialistas do país, que iráo partilhar a sua experiência e visão, num momento especialmente desafiante para os nossos empresários e gestores”, finaliza.

Entre os oradores já confirmados no evento encontram-se o primeiro ministro António Costa, Rui Miguel Nabeiro, CEO da Delta Cafés e presidente da CCIP, Francisco Pedro Balsemão, CEO do Grupo Impresa e Filipe de Botton, CEO da Science4you, entre outros.

Termos, Condições e Política de Privacidade
PME Magazine

Termos, Condições e Política de Privacidade

Portal editado por Massive Media, Lda. desde 2016

I) Termos de utilização

Conteúdo e Propriedade Intelectual

Entende-se por “conteúdo do site“, toda a informação presente neste portal, nomeadamente texto, imagens, ilustrações, design gráfico, webdesign e software.

Os direitos de propriedade intelectual sobre todos os conteúdos da revista online que não sejam de fornecimento externo e como tal devidamente identificados, são da titularidade da Massive Media, Lda. ,encontrando-se, como tal, protegidos nos termos gerais de direito e pela legislação nacional e internacional existente relativa à proteção da propriedade industrial, dos direitos de autor e direitos conexos, bem como pela lei da criminalidade informática.

Este website contém ainda textos, ilustrações e fotografias que não podem ser copiados, alterados ou distribuídos sem a autorização expressa dos seus autores.

É expressamente proibida a cópia, alteração, reprodução, exibição, difusão, distribuição, armazenamento, transmissão ou utilização dos conteúdos deste website, por qualquer forma ou para qualquer propósito, sem a prévia autorização expressa da Massive Media, Lda. ou dos seus autores relativamente ao conteúdo que se encontra licenciado e devidamente identificado.

A Massive Media, Lda. e/ou seus diretores e funcionários rejeitam qualquer responsabilidade pela usurpação e uso indevido de qualquer conteúdo do presente website.

A Massive Media, Lda. reserva-se o direito de atuar judicialmente contra os autores de qualquer cópia, reprodução, difusão, exploração comercial não autorizadas ou qualquer outro uso indevido do conteúdo deste website, rejeitando qualquer responsabilidade por qualquer uso indevido do mesmo, por terceiros.

Condições de utilização
O Utilizador poderá descarregar ou copiar material estritamente para uso pessoal, mantendo-se a Massive Media, Lda., titular dos respetivos direitos de autor.

O Utilizador obriga-se a não atacar ou usar ilicitamente os sistemas ou websites da Massive Media, Lda., sendo responsabilizado e suportando todos os custos associados a ações ilícitas que lhe sejam atribuídas.

Entre outras, consideram-se como ações ilícitas:

a) Aceder a uma área/conta não autorizada e respetiva informação;
b) Testar e avaliar a vulnerabilidade do sistema e quebrar a segurança instalada;
c) Instalar ou tentar instalar um vírus no portal;
d) Envio de e-mails não solicitados que incluam promoções ou publicidade a produtos ou serviços;
e) Desencadear ou tentar desencadear ataques tipo “denial of service” (tentativa de tornar os recursos de um sistema indisponíveis para seus Utilizadores).

A Massive Media, Lda. reserva-se o direito de interromper ou suspender o acesso a este website, pelo período que entenda necessário, por quaisquer razões de ordem técnica, administrativa, de força maior ou outras. Sem prejuízo do disposto no número anterior, a Massive Media, Lda. não poderá ainda ser responsabilizada por qualquer suspensão ou interrupção de acesso que venha porventura a ocorrer por causa que não lhe seja imputável ou que seja imputável a título de mera negligência.

Os Utilizadores deste website declaram e garantem que conhecem perfeitamente as características e os constrangimentos, limitações e defeitos da Internet, e nomeadamente que as transmissões de dados e de informações via Internet beneficiam apenas duma fiabilidade técnica relativa, circulando em redes heterogéneas de características e capacidades técnicas diversas, que perturbam o acesso ou que o tornam impossível em certos períodos. Os Utilizadores reconhecem que qualquer site/portal está sujeito a intromissões de terceiros não autorizados e que pode consequentemente ficar interrompido, e que as informações que circulam na Internet não estão protegidas contra eventuais desvios (acesso livre), contra eventuais vírus, e que qualquer pessoa é susceptível de criar uma ligação com acesso ao site/portal e/ou a elementos lá contidos, aceitando correr os riscos inerentes.

A Massive Media, Lda. não pode, em caso algum, ser responsabilizada por danos acidentais ou voluntários sofridos pelos Utilizadores e provocados ou não por terceiros no âmbito da utilização dos serviços fornecidos nos sites ou em outros lugares na Internet a que tenham tido acesso através dele.

A Massive Media, Lda. não é responsável por quaisquer danos que possam ser causados pela utilização do serviço, incluindo a contaminação de vírus.

Sem prejuízo do compromisso de confidencialidade (que se deve ter como uma obrigação de meios) referente à utilização de dados pessoais (ver política de privacidade infra), a Massive Media, Lda. alerta que existem riscos relacionados com a Internet e bases de dados, sendo possível que os dados pessoais constantes do portal possam ser captados e/ou transferidos por terceiros, nomeadamente em países onde os sistemas de proteção de bases de dados pessoais encontrem-se ainda em fases pouco desenvolvidas e onde a proteção é escassa e ineficaz.

Os Utilizadores ao acederem a este website deverão aceitar correr os riscos inerentes à sua atividade como internauta, nomeadamente o risco de eventual transferência de dados em aberto.

II) Política de privacidade

O que são dados pessoais?

Dados pessoais são qualquer informação, de qualquer natureza e independentemente do respetivo suporte, incluindo som e imagem, relativa a uma pessoa singular identificada ou identificável.

É considerada identificável a pessoa singular que possa ser identificada, direta ou indiretamente, designadamente por referência a um nome, número de identificação, dados de localização, identificadores por via eletrónica ou a um ou mais elementos específicos da sua identidade física, fisiológica, genética, mental, económica, cultural ou social.

Em que consiste o tratamento de dados pessoais?

O tratamento de dados pessoais consiste numa operação ou conjunto de operações efetuadas sobre dados pessoais ou conjuntos de dados pessoais, através de meios automatizados, ou não, nomeadamente a recolha, o registo, a organização, a estruturação, a conservação, a adaptação ou alteração, a recuperação, a consulta, a utilização, a divulgação, difusão, comparação, interconexão, a limitação, o apagamento ou a destruição.

Quais são os tipos de dados pessoais que tratamos e qual a finalidade do respetivo tratamento?

Para podermos prestar-lhe os nossos serviços ou enviar-lhe as nossas comunicações, necessitamos de tratar os seus dados pessoais. Para facilidade de compreensão do fundamento e das condições do tratamento dos seus dados pessoais, optamos por enunciar as formas que os disponibilizemos:

1  Envio de newsletters electrónicas com conteúdos e participação de marcas, produtos, serviços e empresas terceiras (anunciantes) através de email: recolha dos dados pessoais nome, email, empresa e consentimento de política de privacidade;

2  Marketing direto e envio de informação sobre os produtos e campanhas da empresa e marcas associadas através de email: recolha dos dados pessoais de nome, email, contacto telefónico e consentimento de política de privacidade;

3  Perfilagem, segmentação comercial e análise de perfis de consumo de utilizadores, subscritores e assinantes: recolha dos dados pessoais de nome, morada, género (sexo), data de nascimento, profissão, habilitações literárias, país, localidade, número de telefone, email, hábitos de consumo nas plataformas digitais (site e app), histórico de subscrições ou remissões de vouchers, frequência de visita, com consentimento e prazo de retenção até retirada do consentimento;

4  Processamento de encomendas efetuadas no presente website: recolha de dados pessoais como nome, morada, número de telefone, email e dados bancários para fins de execução contratual e prazo de retenção até à retirada do consentimento;

5  Faturação de compras efetuadas no presente website:  recolha de dados pessoais como nome, morada e número de identificação fiscal, para efeitos da obrigação legal designadamente no artigo 29º, número 1, alínea b) do código do IVA, com prazo de retenção de 10 (dez) dias após a emissão de fatura nos termos do artigo 52º , número 1 do código do Iva;

6  Processamento de pedidos de informação e gestão de eventuais reclamações apresentadas pelo utilizador relativamente a produtos disponíveis no presente website: recolha de dados pessoais como nome, morada, número de telefone e email, com a finalidade legítima do responsável do tratamento de dados dar resposta às solicitações dos interessados em melhorar a qualidade de serviço, com prazo de retenção de seis meses após o envio da resposta.

Quais são os seus direitos enquanto titular de dados pessoais?

Qualquer utilizador, enquanto titular de dados pessoais goza dos seguintes direitos no que respeita ao tratamento dos seus dados pessoais:

1  Direito de acesso: sempre que o solicitar, pode obter confirmação sobre se os seus dados pessoais são tratados pela Empresa e aceder a informação sobre os mesmos, como por exemplo, quais as finalidades do tratamento, quais os prazos de conservação, entre outros;

2  Direito de retificação: sempre que considerar que os seus dados pessoais estão incompletos ou inexatos, pode requerer a sua retificação ou que os mesmos sejam completados;

3  Direito a retirar o seu consentimento: Nos casos em que o tratamento dos dados seja feito com base no seu consentimento, poderá retirar o consentimento a qualquer momento.

4  Direito ao apagamento pode solicitar que os seus dados pessoais sejam apagados quando se verifique uma das seguintes situações: (i) os dados pessoais deixem de ser necessários para a finalidade que motivou a sua recolha ou tratamento; (ii) retire o consentimento em que se baseia o tratamento de dados e não exista outro fundamento jurídico para o mesmo; (iii) apresente oposição ao tratamento dos dados e não existam interesses legítimos prevalecentes, a avaliar caso a caso, que justifiquem o tratamento; (iv) os dados pessoais tenham sido tratados ilicitamente; (v) os dados pessoais tenham que ser apagados ao abrigo de uma obrigação jurídica; ou (v) os dados pessoais tenham sido recolhidos no contexto da oferta de serviços da sociedade de informação;

5  Direito à limitação do tratamento: pode requerer a limitação do tratamento dos seus dados pessoais nos seguintes casos: (i) se contestar a exatidão dos seus dados pessoais durante um período de tempo que permita à Empresa verificar a sua exatidão; (ii) se considerar que o tratamento é ilícito; (iii) se a Empresa já não precisar dos dados pessoais para fins de tratamento, mas esses dados forem necessários para efeitos de declaração, exercício ou defesa de um direito num processo judicia; ou (iii) se tiver apresentado oposição ao tratamento e não exista um interesse legítimo prevalecente da Empresa;

6  Direito de portabilidade: poderá solicitar à Empresa a entrega, num formato estruturado, de uso corrente e de leitura automática, os dados pessoais por si fornecidos. Tem ainda o direito de pedir que a Empresa transmita esses dados a outro responsável pelo tratamento, desde que tal seja tecnicamente possível. Note que o direito de portabilidade apenas se aplica nos seguintes casos: (i) quando o tratamento se basear no consentimento expresso ou na execução de um contrato; e (ii) quando o tratamento em causa for realizado por meios automatizados;

7  Direito de não ficar sujeito a decisões individuais exclusivamente automatizadas: apesar de podermos traçar o seu perfil de modo a realizar campanhas de marketing direcionadas, em princípio, não tomaremos decisões que o afetem com base em processos exclusivamente automatizados;

8  Direito de apresentar reclamações junto da autoridade de controlo: Caso pretenda apresentar alguma reclamação relativamente a matérias relacionadas com o tratamento dos seus dados pessoais poderá fazê-lo junto da Comissão Nacional de Proteção de Dados, a autoridade de controlo competente em Portugal. Para mais informações, aceda a www.cnpd.pt.


Como pode exercer os seus direitos?

Pode exercer os seus direitos através dos seguintes canais:

-  E-mail: pode exercer os seus direitos através de e-mail, para o endereço info@pmemagazine.com

-  Carta: pode exercer os seus direitos através de carta, dirigida a e enviada para a Massive Media, Lda., morada: Lisboa Biz - Av. Eng. Arantes e Oliveira, 3, r/c , código postal 1900-221 Lisboa.

Quais as medidas adotadas pela empresa para assegurar a segurança dos seus dados pessoais?

A Massive Media Lda assume o compromisso de garantir a proteção da segurança dos dados pessoais que lhe são disponibilizados, tendo aprovado e implementado rigorosas regras nesta matéria. O cumprimento destas regras constitui uma obrigação de todos aqueles que legalmente aos mesmos acedem.

Tendo presente a preocupação e empenho  na defesa dos dados pessoais, foram adotadas diversas medidas de segurança, de carácter técnico e organizativo, de forma a proteger os dados pessoais que lhe são disponibilizados contra a sua difusão, perda, uso indevido, alteração, tratamento ou acesso não autorizado, bem como contra qualquer outra forma de tratamento ilícito.

Adicionalmente, as entidades terceiras que, no âmbito de prestações de serviços, procedam ao tratamento de dados pessoais em nome e por conta da Massive Media Lda., estão obrigadas a executar medidas técnicas e de segurança adequadas que, em cada momento, satisfaçam os requisitos previstos na legislação em vigor e assegurem a defesa dos direitos do titular dos dados.

Em que circunstâncias existe comunicação dos seus dados pessoais a outras entidades, subcontratantes ou terceiros?

Os seus dados pessoais podem ser utilizados por subcontratantes para que estes os tratem, de forma automática, em nome e por conta da Massive Media Lda. Neste caso tomaremos as medidas contratuais necessárias para garantir que os subcontratantes respeitam e protegem os dados pessoais do titular.

-  Empresas dentro do grupo Massive Media Portugal (poderá encontrar as marcas em www.massivemediaportugal.com)

-  Empresas com quem a Empresa desenvolva parcerias, nomeadamente Dinamize, Mailchimp, E-goi, entre outras a designar;

-  Entidades a quem os dados tenham de ser comunicados por força da lei, como a autoridade tributária.

Em que circunstâncias transferimos os seus dados pessoais para um país terceiro?

A prestação de determinados serviços pela Empresa pode implicar a transferência dos seus dados para fora de Portugal, incluindo para fora da União Europeia ou para Organizações Internacionais.

Em tal caso, a Empresa cumprirá rigorosamente as disposições legais aplicáveis, nomeadamente quanto à determinação da adequabilidade do(s) país(es) de destino no que respeita a proteção de dados pessoais e aos requisitos aplicáveis a tais transferências, incluindo, sempre que aplicável, a celebração dos instrumentos contratuais adequados e que garantem e respeitam as exigências legais em vigor.


Proteção de dados
A Massive Media, Lda. não recolherá automaticamente qualquer tipo de informação pessoal dos seus Utilizadores, os quais poderão navegar no site sem fornecer qualquer género de informação pessoal, permanecendo no anonimato durante a sua visita. No entanto, a Massive Media, Lda. poderá recolher informações que não sejam de carácter pessoal e que se destinem a otimizar a navegação no site.

A informação pessoal voluntariamente fornecida pelo próprio Utilizador ao proceder à compra de produtos/serviços ou ao preencher os formulários do site é para uso exclusivo da Massive Media, Lda. que poderá disponibilizá-los em representação de terceiros (anunciantes e/ou parceiros) sem o prévio consentimento do seu titular. A informação será guardada por um período de dez anos, findo o qual será pedido novo consentimento ao Utilizador.

Este website pode conter acesso a links para outros sites externos cujos conteúdos e políticas de privacidade não são de responsabilidade da Massive Media, Lda.. Assim recomendamos que, ao serem redirecionados para sites externos, os Utilizadores consultem sempre as respetivas políticas de privacidade antes de fornecerem seus dados ou informações.

 

Cookies
Para poder prestar um serviço mais personalizado, este website utiliza cookies para recolher e guardar informação.

Um cookie é um ficheiro informativo que é enviado do servidor do website para o browser do Utilizador e armazenado no respetivo computador.

Estes cookies serão apenas utilizados pela Massive Media, Lda. e a sua utilização limita-se às seguintes finalidades:

-  Permitir saber quem é o Utilizador e, dessa forma, prestar um serviço melhor, mais seguro e personalizado;

-  Estimar os níveis de utilização dos serviços, garantindo a privacidade e a segurança dos dados.

III) Conteúdos e Responsabilidades

A informação presente neste site foi incluída de boa fé e serve exclusivamente para informação direta do utente, sendo a sua utilização de sua exclusiva responsabilidade.

A Massive Media, Lda., sem prejuízo do cumprimento das regras de proteção de dados pessoais, reserva-se ao direito de realizar alterações e correções, suspender, interromper ou encerrar o site quando o considerar apropriado, sem necessidade de pré-aviso e pelo período que entender necessário, por quaisquer razões de ordem técnica, administrativa, de força maior ou outra, não podendo por tal ser responsabilizada.

A Massive Media, Lda. e/ou seus diretores e funcionários, não se responsabilizam nem poderão vir a ser responsabilizados pelas hiperligações existentes no seu serviço para sites de terceiros. Estas hiperligações são fornecidas unicamente para a conveniência e acessibilidade do utilizador, não sendo a Massive Media, Lda., e/ou seus diretores e funcionários responsáveis pelo conteúdo desses sites de terceiros, sendo o seu acesso e visita da inteira responsabilidade do utilizador.

A Massive Media, Lda. e/ou seus diretores e funcionários não se responsabilizam ainda pelas políticas de privacidade dos sites de terceiros, sendo que as hiperligações eventualmente existentes não implicam a aceitação dos respetivos conteúdos nem uma associação com os seus proprietários por parte da Massive Media, Lda..

A Massive Media, Lda., pode atualizar os termos de utilização e a política de privacidade, acompanhando as alterações decorrentes do desenvolvimento e avanços tecnológicos da própria Internet, bem como as alterações legislativas nesta área.

A Massive Media, Lda. e/ou seus diretores e funcionários não assumem responsabilidade ou obrigação por qualquer ação ou conteúdo transmitidos por ou entre o utilizador e ou quaisquer terceiros dentro ou fora deste site e apesar de atenta ao conteúdo editorial, não exerce nem pode exercer controlo sobre todas as mensagens.

A Massive Media, Lda., e/ou seus diretores e funcionários não se responsabilizam nem poderão ser responsabilizados pela veracidade e exatidão dos dados ou conteúdos colocados diretamente pelo utilizador ao qual caberá a inteira responsabilidade.

O utilizador concorda em não transmitir a este site qualquer conteúdo ilícito, ameaçador, insultuoso, racista, discriminatório, acusatório, difamatório, ofensivo, obsceno, escandaloso ou pornográfico, ou qualquer outro conteúdo que possa constituir ou encorajar conduta que apele à violência e a atos ilícitos, reservando-se a o direito de apagar qualquer mensagem com esse conteúdo.

O utilizador compromete-se também a não fazer quaisquer operações que possam prejudicar o funcionamento das áreas de debate do site ou a aceder a uma área/conta e respetivos conteúdos sem a respetiva autorização, testar, avaliar ou quebrar a vulnerabilidade das seguranças instaladas, instalar ou tentar instalar vírus ou programas que o danifiquem e/ou contaminem, desencadear ou tentar desencadear ataques do tipo “denial of service” ou aconselhar terceiros a fazê-lo.

O utilizador compromete-se a não inserir mensagens de teor publicitário (salvo nos casos expressamente autorizados pela Massive Media, Lda., caso em que o utilizador se obriga a cumprir a legislação em vigor, nomeadamente o Código da Publicidade) ou de sua própria promoção. É expressamente proibida a utilização do site para fins ilegais ou quaisquer outros fins que possam ser considerados prejudiciais à imagem da Massive Media, LDA.

O desrespeito pelas regras éticas de utilização e de boa educação implicam a desvinculação do utilizador dos referidos serviços, sendo a usurpação, a contrafação, o aproveitamento do conteúdo usurpado ou contrafeito, a identificação ilegítima e a concorrência desleal punidos nos termos da legislação em vigor.

A Massive Media, Lda., cooperará plenamente com quaisquer autoridades competentes para aplicação da lei ou decisão de tribunal que solicite ou ordene a revelação da identidade ou ajuda na identificação ou localização de qualquer pessoa que transmita tal conteúdo.

O utilizador será responsabilizado pelo não cumprimento dos Termos de Utilização do presente site de acordo com a legislação civil e penal aplicável. A Massive Media, Lda., poderá, com base numa participação ou comunicação, averiguar se o conteúdo transmitido a este site por qualquer utilizador está a violar os termos e condições e determinar a sua remoção.

O utilizador deste site concorda em defender, indemnizar e isentar de responsabilidade a Massive Media, Lda., e/ou seus diretores e funcionários de e contra qualquer reivindicação ou demanda apresentada por quaisquer terceiros, bem como de todas as obrigações, danos, custos e despesas associados (incluindo, sem limitação, honorários razoáveis de advogados) decorrentes e/ou relacionados com a utilização deste site por parte do utilizador, conteúdos por este transmitidos a este site, violação pelo utilizador de quaisquer direitos de terceiros e/ou violação por parte do utilizador dos Termos de Utilização.

 

Assinaturas

As publicações da Massive Media, Lda. podem ter condições de Assinatura diferentes ou estar disponíveis em apenas algumas das plataformas, pelo que o aconselhamos a ler atentamente as concretas condições da publicação que está a assinar e que lhe serão apresentadas no decurso do processo de assinatura.

Caso necessite de qualquer esclarecimento relacionado com qualquer uma das suas Assinaturas, poderá contactar-nos pelo e-mail info@pmemagazine.com ou pelo telefone para o 211 934 140 (dias úteis entre as 9h30 e as 18h30). Mais se informa que os contratos referentes às Assinaturas das publicações são celebrados com a Massive Media, Lda..

Registo e pagamento de assinatura

Caso o pagamento não seja integralmente recepcionado ou caso o pagamento seja cancelado, a Massive Media, Lda.. poderá suspender ou cancelar a sua Assinatura. A Massive Media, Lda. poderá, igualmente, entrar em contacto com o banco/entidade responsável pelo pagamento, bem como com as autoridades competentes, caso suspeite da existência de fraude ou de outro comportamento ilícito ou abusivo por parte do Utilizador. Os pagamentos efectuados não são reembolsáveis, excepto quando seja indicado expressamente o contrário e para as condições indicadas.

Caso deseje alterar o método de pagamento da sua assinatura poderá contactar-nos pelo e-mail info@pmemagazine.com

 

Cancelamento de assinaturas

Pode cancelar a sua assinatura a qualquer momento através do e-mail info@pmemagazine.com. Não procedemos a reembolsos de valores de assinaturas correspondentes a períodos já pagos, salvo questões específicas protegidas pela lei Portuguesa. A Massive Media, Lda. poderá suspender a sua Assinatura em caso de incumprimento dos presentes termos e condições.

 

IV) Jurisdição

Os Termos de Utilização (ponto I) e a Política de Privacidade (ponto II) acima enunciados foram regidos e serão interpretados de acordo com a lei portuguesa.
O utilizador aceita, irrevogavelmente, a jurisdição dos tribunais portugueses para dirimir qualquer conflito decorrente e/ou relacionado com os Termos e Condições, com a Política de Privacidade abaixo enunciada e/ou com a utilização deste website.

 

Litígios

Aos presentes Termos e Condições, bem como qualquer litígio inerente aplica-se a lei portuguesa. Para a resolução de quaisquer litígios, as partes elegem o foro do Tribunal da Comarca de Lisboa, com expressa renúncia a qualquer outro. Adicionalmente, em caso de litígio, o Utilizador, enquanto pessoa singular tem à sua disposição qualquer uma das seguintes entidades de resolução alternativa de litígios, sem prejuízo do recurso ao Tribunal da Comarca de Lisboa:

a) CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo http://www.arbitragemdeconsumo.org/
b) Centro de Arbitragem da Universidade Autónoma de Lisboa (CAUAL) http://arbitragem.autonoma.pt/home.asp
c) Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa http://www.centroarbitragemlisboa.pt/

Mais informações no Portal do Consumidor http://www.consumidor.pt/ e na plataforma europeia de resolução de litígios em linha em http://ec.europa.eu/consumers/odr/

V) Contacto

Para o esclarecimento de qualquer questão relacionada com os presentes termos e condições de utilização do site, o utilizador deverá contactar a Massive Media, Lda., para o seguinte endereço eletrónico: info@pmemagazine.com.

 

Política de Cookies

O site da PME Magazine usa cookies para melhorar o desempenho e a sua experiência como utilizador.

O que são Cookies?

Cookies são pequenos ficheiros de texto que o Site coloca no seu computador, smartphone ou tablet, ao aceder.

Estes ficheiros recolhem um conjunto de informações sobre a sua navegação no site e são utilizados para facilitar a sua experiência de utilização e torná-la mais simples, e não danificam o seu computador.

 

Para que se utilizam os cookies?

A informação recolhida pelos nossos cookies ou cookies de terceiros traduz-se em variáveis de sessão e padrões de utilização e tem como principal objetivo a adaptação do site aos interesses dos nossos utilizadores e identificar o utilizador durante a sessão.

Esta informação tem como única finalidade viabilizar e melhorar o desempenho técnico do Site e a sua experiência de utilização.

 

Que tipo de cookies estão a ser utilizados?

Os cookies neste Site são utilizados para, nomeadamente:

- Cookies analíticos - para fornecer dados estatísticos anónimos relativos à utilização dos sites, como por exemplo, os sites de onde provêm, as páginas visitadas, o número de visitantes e o software utilizado pelo cliente.

- Cookies de funcionalidade - guardam as preferências do utilizador relativamente à utilização do site, para que não seja necessário voltar a configurar o site cada vez que o visita.

- Cookies de sessão - são "cookies" temporários que permanecem na pasta de "cookies" do seu browser até que abandone a página Web, sendo que nenhum fica registado na unidade de disco do utilizador. As informações obtidas por meio destes "cookies" servem para analisar tipos de tráfego no site, oferecendo assim uma melhor experiência de navegação, melhoria de conteúdos disponibilizados e maior facilidade de utilização.

 

Este Site utiliza cookies para outras finalidades?

Não. Os cookies utilizados não armazenam qualquer informação pessoal dos utilizadores, considerada sensível. Da mesma forma, também não utilizamos cookies para encaminhar publicidade aos nossos utilizadores, seja para fins publicitários próprios ou de terceiros.

No entanto utilizamos cookies de terceiros, nomeadamente do google que permitem analisar estatisticamente a utilização do site e armazenam informações relativas ao comportamento do usuário com o objetivo de conhecer hábitos de navegação e por eventualmente mostrar-lhe publicidade relacionada com o seu perfil de navegação.

 

Quem tem acesso à informação armazenada nos cookies?

A informação armazenada pelos nossos cookies é utilizada exclusivamente pelo próprio utilizador enquanto navega no site, sendo eliminada quando este termina a sua sessão no browser de Internet.

A informação armazenada por cookies de terceiros, nomeadamente pelo Google é transmitida e armazenada pela Google Inc. (uma empresa dos Estados Unidos da América), pelo que sugerimos uma consulta à página de privacidade da Google Analytics, https://developers.google.com/analytics/devguides/collection/analyticsjs/cookie-usage.

 

É possível desactivar a utilização de cookies?

Sim, os cookies podem ser desactivados no seu browser. No entanto, ao realizar esta acção, deixa de contribuir para a melhoria contínua que pretendemos oferecer sempre aos nossos clientes e algumas funcionalidades poderão deixar de estar acessiveis.

Para bloquear ou apagar os cookies, pode fazê-lo modificando a configuração do seu browser no menu “Preferências” ou “Ferramentas”. Para mais detalhes sobre a configuração dos cookies, consulte o menu “Ajuda” do seu browser.

Nos links seguintes poderá encontrar informação mais detalhada de como configurar ou desactivar "cookies" em cada browser: