Segunda-feira, Julho 14, 2025
Início Site Página 146

Programa Transformar Comércio abre candidaturas

Por: Marta Godinho

O Programa Transformar Comércio abriu as candidaturas com o objetivo de apoiar a requalificação das micro e pequenas empresas do comércio a retalho e promover o comércio localizado nos concelhos de Celorico da Beira, Covilhã, Gouveia, Guarda, Manteigas e Seia (no Parque Natural da Serra da Estrela), na sequência dos incêndios rurais registados em agosto do ano passado. Esta situação justifica as medidas de apoio extraordinárias destinadas à estabilização e ao aumento da resiliência e competitividade dos territórios afetados.

Os principais objetivos do programa são, essencialmente, incentivar o desenvolvimento de projetos de comércio que impulsionem a digitalização dos territórios e consigam assegurar um panorama mais sustentável para a atividade comercial e para a geração de valor, bem como oferecer respostas imediatas às necessidades dos consumidores. Ademais, apoiar projetos baseados em modelos de desenvolvimento sustentável assentes na criatividade e na inovação e que combinem elementos âncora materiais e imateriais de caráter distintivo através da dinamização e mobilização de ação coletiva de promoção de produtos endógenos, reforçando a especialização e atratividade comercial dos territórios.

No âmbito deste Programa podem aceder à Linha de Apoio à Valorização do Comércio as microempresas, de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica, cuja atividade principal se insira na divisão 47 da Classificação Portuguesa das Atividades Económicas (CAE). Tudo isto para desenvolver projetos individuais de modernização comercial, que priorizem a modernização e valorização da oferta dos estabelecimentos abertos ao público através da aposta na inovação e utilização de formas avançadas de comercialização.

Estes apoios são distribuídos em forma de subvenção não reembolsável, sendo que é aplicada uma taxa de apoio de 80% sobre o total das despesas elegíveis até ao valor de 7,500 euros por estabelecimento.

As candidaturas ao programa já estão abertas e assim permanecerão até atingir a dotação orçamental definida no despacho. A data limite é dia 10 de fevereiro pelas 18h.

WTW planeia criar 300 novos postos de emprego no´hub´de Lisboa

Por: Marta Godinho

A Willis Towers Watson (WTW), empresa de consultoria, corretagem e soluções empresariais, anunciou esta segunda-feira, dia 16 de janeiro, a expansão do ´hub´ de Lisboa já existente. Está previsto a contratação de, até, 300 novos empregos nos próximos dois anos. O investimento feito ascende a 13,9 milhões de euros.

“O investimento, estimado em cerca de 15 milhões de dólares [13,9 milhões de euros], surge com base no sucesso do já existente centro de serviços da WTW em Lisboa, posicionando esta equipa como um Regional Delivery Hub que apoiará as necessidades operacionais e de negócio por toda a Europa”, pode ler-se num comunicado enviado às redações. 

A WTW explicou que a decisão de escolher a capital lisboeta relativamente a outras grandes cidades europeias foi graças à “existência de talento qualificado e diversificado, à cultura e sucesso do centro de serviços já existente, bem como a uma série de outros fatores – incluindo a forte economia, qualidade de vida e as acessibilidades da cidade de Lisboa”.

“Não podíamos estar mais entusiasmados com a escolha de Lisboa. A WTW tem grandes ambições de crescimento na Europa, e Lisboa é o local perfeito para expandir uma parte crucial das nossas operações”, diz Chad Daugherty, Global Service Delivery Strategy Leader da WTW, referido no comunicado. 

O atual centro de serviços em Lisboa tem “cerca de 170 colaboradores, dedicados principalmente a projetos na área dos planos de pensões e de reforma”.

Abertura do novo´hub´de engenharia da Five9 no Porto

Por: Marta Godinho

A empresa Five9, fornecedor de mercado de soluções em ‘Intelligent Cloud Contact Center’, anunciou esta terça-feira, dia 17 de janeiro, a abertura do seu novo ´hub´ europeu de engenharia, investigação e desenvolvimento no Porto. Pretendem atingir a marca dos 300 colaboradores nos próximos anos, sendo que já contam com o apoio de 100 colaboradores.

“As instalações contam atualmente com mais de 100 colaboradores (novos e vindos de outras localizações da empresa), e o plano é crescer este número para 300 nos próximos anos. As novas instalações vão ajudar a escalar a crescente presença internacional da Five9, que continua a expandir as suas capacidades para oferecer as inovações mais recentes em termos de Cloud Contact Center e experiência de cliente, tanto a clientes europeus como a empresas multinacionais com presença nos EUA e na EMEA”, pode ler-se em comunicado enviado às redações.

O novo escritório na cidade do Porto vai ser a sede de engenharia da empresa na Europa, de forma a abranger “trabalhos nas áreas de inteligência artificial, engenharia de software e operações Cloud”, explica a empresa.

“Quando analisámos opções para as nossas próximas instalações na EMEA, o Porto foi a escolha clara (…) a cidade é um centro tecnológico emergente, bem conectado e com uma grande base de talentos de engenharia, e permitir-nos-á continuar a nossa missão de trazer inovação em experiência de cliente e transformação de negócios a empresas em todo o mundo”, explica Mike Burkland, CEO e Chairman da Five9.

Novas rotas de verão anunciadas pela easyJet

0

Por: Marta Godinho

A partir desta terça-feira, dia 17 de janeiro, já é possível adquirir os voos das novas rotas de verão da companhia aérea da easyJet a partir de Lisboa, Porto e Faro e com um total de 25 novos destinos.

“A easyJet coloca hoje à venda os voos para as novas rotas de verão, a partir de aeroportos em Portugal: de Lisboa para Glasgow, do Porto para Nápoles e Palermo e de Faro para Barcelona e Toulouse. Estas cinco novas rotas vêm reforçar a oferta da companhia para o verão 2023, totalizando assim um conjunto de 25 novos destinos”, pode ler-se em comunicado.

As ofertas da easyJet passam a ser de 89 rotas operadas em Portugal, devidamente distribuídas pelos aeroportos de Lisboa, que conta agora com 35 rotas (17 novas), o Porto com 26 destinos (três novas) e Faro com 21 trajetos (dois novos). No Funchal, a companhia aérea conta com um total de nove rotas (três novas) e mantém duas rotas no Porto Santo.

“O aumento de número de rotas em Portugal faz crescer também a capacidade de lugares disponíveis. Para 2023 estão previstos 11,2 milhões de lugares, que em comparação com o ano anterior representa um aumento de 36% – 8,2 milhões de lugares disponibilizados em 2022 -, o que realça o forte investimento da companhia no país”, é acrescentado.

“As nossas pessoas são uma das principais fontes de recrutamento de novos colaboradores” – Nuno Neves

0

Por: Marta Godinho

A Precise é uma empresa portuguesa de gestão de recursos humanos especializada em recrutamento, seleção e outsourcing nas áreas da saúde e tecnologias de informação (TI) com atuação a nível nacional e internacional. Em entrevista à PME Magazine, Nuno Neves, CEO e partner da Precise, conta-nos um pouco sobre a empresa, os principais desafios de liderar uma empresa global e focada em duas áreas de negócio distintas e os planos para o ano de 2023 que agora começou.

PME Magazine (PME Mag.) – Como carateriza a empresa?

Nuno Neves (N. N.) – A Precise é uma empresa com um ADN jovem, dinâmico e bastante ambicioso que se dedica à gestão e consultoria na área de recursos humanos, com especial foco na área da saúde e nas tecnologias de informação.

PME Mag. – Que desafios surgiram no início?

N.N. – Tendo em conta que somos uma empresa com seis anos de existência, os resultados e a presença que temos atualmente no mercado de recursos humanos fez de nós uma empresa de rápido crescimento. Isto trouxe-nos vários obstáculos ou, se preferir, dores de crescimento. Nesse capítulo, destacaria as dificuldades que sentimos na adaptação necessária da nossa estrutura interna de recursos humanos à realidade do volume de negócios, enquanto nos confrontámos com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo no que respeita à atração e retenção de talento. Assim, claramente, o caminho tinha de passar por tornar a Precise uma empresa mais atrativa com benefícios que contribuíssem para a existência de uma cultura de work-life balance na empresa. Hoje, concluo que foi uma decisão acertada, pois atualmente as nossas pessoas são uma das principais fontes de recrutamento de novos colaboradores.

PME Mag. – Como traduz o conceito de Blue Friday? E de que forma é que este sistema ajudou a empresa?

N. N. – O conceito da Blue Friday não é mais do que tentar retribuir aos nossos colaboradores todo o tempo e dedicação que nos dão diariamente. Tentamos equilibrar a balança entre a vida profissional e pessoal. Rapidamente percebemos que o conceito foi muito bem recebido e isso foi bem visível nos níveis de motivação em todos os nossos colaboradores. Os objetivos traçados continuaram a ser cumpridos, enquanto a taxa de absentismo e turnover foi reduzida.

PME Mag. – Que estratégias adotam para clientes nacionais e internacionais?

N.N. – A estratégia não passa tanto pelo facto de o cliente ser nacional ou internacional, mas pela área de negócio em si. Na área da saúde, a esmagadora maioria dos clientes são nacionais, enquanto na área das TI acontece exatamente o oposto, tendo aqui os clientes internacionais uma expressão maioritária. Uma vez que na área da saúde a estratégia adotada é mais convencional e passa muito por procedimentos de contratação pública, eu destacaria a estratégia adotada para clientes internacionais na área das TI. Aqui posicionamo-nos não apenas como um parceiro de recrutamento, mas também como parceiro na área da consultoria estratégica de recursos humanos. Muitos destes clientes pretendem implementar os seus hubs tecnológicos no nosso país e para tal, precisam de um parceiro que conheça a realidade do mercado e os possa ajudar a construir uma política de atração e retenção desses mesmo recursos.

PME Mag. – Como é ser parceiro de hospitais e instituições de saúde através de outsourcing de profissionais de saúde?

N. N. – Bastante desafiante, mas, ao mesmo tempo, muito recompensador. Existe um sentimento profundo junto de todos os elementos da equipa de que estamos, indiretamente, a prestar um serviço público numa área tão sensível e precisa como é a área da saúde. Isso é algo, como deve imaginar, que tem as suas adversidades, mas que ao mesmo tempo nos enche de orgulho, pois contribuímos, com a ajuda dos nossos muito estimados e incansáveis profissionais de saúde para que os cuidados de saúde cheguem a quem mais precisa.

PME Mag. – As empresas apresentaram muitas dificuldades aquando da pandemia Covid-19, mas a Precise apresentou outro panorama. Fale-nos um pouco disso.

N. N. – Sendo as duas principais áreas de atuação da Precise no mercado de recursos humanos, a área da saúde e a área das tecnologias de informação, acabámos por estar no olho do furacão no que toca à pandemia. Contribuímos, e muito, para todo o processo de internamento e vacinação da Covid-19. Ao mesmo tempo, também assistimos a um crescimento no mercado de tecnológico devido à adaptação das empresas à realidade do confinamento, o que fez com que a procura destes mesmos profissionais não abrandasse, muito pelo contrário, acelerasse.

PME Mag. – Também dispõem do sistema da semana de quatro dias. Como tem corrido e de que forma é que tem melhorado a performance da empresa e dos seus colaboradores?

N. N. – O conceito da Blue Friday está a ser, sem dúvida, bastante positivo. Se queremos reter o talento nas nossas empresas, temos de estar próximos das nossas pessoas e perceber se efetivamente vêm trabalhar a vestir a camisola ou apenas por obrigação. Para tal, temos de entender se o volume de trabalho e a carga de stress não estão a contribuir para um desequilíbrio nesta balança. Este tipo de iniciativas e benefícios são a nossa tentativa para equilibrar essa mesma balança, dando-lhes mais tempo para a sua vida pessoal.

PME Mag. – Como define o ano de 2022 para a Precise?

N. N. – O ano de 2022 foi, sobretudo, um ano de afirmação do brand awareness da Precise no mercado de recursos humanos em Portugal, mas também um ano de confirmação no que respeita aos resultados obtidos, existindo uma continuidade no crescimento dos números dos anos anteriores.

PME Mag. – Quais são os planos da Precise para 2023?

N. N. – Queremos estabelecer o nome da Precise no mercado como uma referência, continuando a apostar e expandir a nossa presença em clientes internacionais na área das TI, e, simultaneamente, consolidar e diversificar o nosso negócio na área da saúde. Durante 2023, esperamos também apostar em novas ideias para oportunidades de negócio, mas para já não posso revelar mais. Nestas coisas, como diz o ditado, o segredo é a alma do negócio.

Gestão financeira dos condomínios poderá agravar-se, segundo APEGAC

Por: Marta Godinho

Segundo um estudo realizado pela Associação Lisbonense de Proprietários, a Associação Portuguesa de Empresas de Gestão e Administração de Condomínios (APEGAC) informa que poderá haver um agravamento da gestão corrente e financeira dos condomínios nos meses que se avizinham.

Neste estudo foi concluído que “três em cada dez proprietários têm rendas em atraso” e que “84% dos participantes estão seguros de que os níveis de incumprimento do pagamento de renda pelos inquilinos vão aumentar durante o próximo ano”.

Diversos inquilinos pagam as despesas do condomínio aos proprietários das frações (independentemente das obrigações que constem do contrato de arrendamento que apenas vincula as partes) diretamente à administração do condomínio. Os inquilinos que deixem de pagar as rendas, também deixarão de pagar as despesas do condomínio levando, a curto ou médio prazo, ao agravamento da gestão corrente e financeira dos condomínios.

Nos resultados do inquérito, 40% dos entrevistados afirma que vai manter inalterada a forma como pratica o arrendamento, sendo que “um terço dos respondentes refere que este ano irá apenas celebrar novos contratos de arrendamento com a duração mínima e não renováveis”.

Assim, a direção da APEGAC reforça que as administrações devem estar atentas a estas eventualidades e dar imediato conhecimento aos proprietários das frações arrendadas. Isto tudo de forma que estes procedam ao pagamento e possam proceder contra os seus arrendatários, se necessário.

“Este é um setor de atividade que é imediatamente atingido em qualquer crise, razão pela qual a associação está preocupada, face à realidade que já vivemos e que poderá agravar-se, o que levou a recomendar aos seus associados que tomem medidas que possibilitem ultrapassar a crise sem prejudicar a qualidade do serviço, como o aumento dos seus honorários; recurso às novas tecnologias; substituição do papel pela digitalização de documentos; medidas para redução do consumo de energia; renegociação dos contratos de prestação de serviços, entre outros”, afirma Vítor Amaral, presidente da APEGAC.

Stratesys e Universidade Lusófona celebram protocolo para criar academias de formação em tecnologia

Por: Marta Godinho

A Universidade Lusófona e a multinacional tecnológica Stratesys, um hub digital entre a Europa e a América, avançaram com um protocolo que concretiza a criação de academias para a formação, programas de estágio e projetos de integração de jovens licenciados de diversas áreas de tecnologia no mercado de trabalho.

O principal objetivo deste protocolo é a aproximação da formação académica com a experiência profissional, colaborando com equipas especialistas em desafios e projetos reais do mercado de trabalho. De acordo com o comunicado enviado às redações, “esta parceria reflete a aposta da Stratesys em Portugal para acelerar as habilidades digitais de jovens licenciados e recrutar novos talentos para alocar a projetos internacionais”.

As academias apresentam um foco de partilha bidirecional, onde a Universidade Lusófona dispõe o acesso a formação e apoio académico em projetos de investigação e formação de equipas Stratesys e onde a mesma desenvolverá programas de estágio e academias de formação para os alunos de áreas como Engenharia Informática, Informática de Gestão entre outras. Os alunos serão acompanhados nos modelos de laboratório para a resolução teórica de desafios em cibersegurança e inteligência artificial.

“Com esta iniciativa, a Stratesys integra Portugal numa estratégia de aposta na formação e criação de emprego jovem de qualidade. Temos verificado que em Portugal os jovens têm uma formação técnica elevada e, por uma questão cultural, têm bastante facilidade para trabalhar com outros idiomas, assim como um enorme sentido de responsabilidade e compromisso com os desafios que lhes são propostos”, afirma Tiago Duarte, diretor da Stratesys em Portugal.

“Este é um modelo de colaboração fundamental para o crescimento dos nossos alunos que alicerçam conhecimento prático da Stratesys, com o conhecimento científico da Universidade e uma das formas que a mesma tem investido na fundamental ligação ao mercado empresarial, capaz de garantir uma realidade do presente e do futuro também na academia”, sublinha Rui Ribeiro, diretor da licenciatura em Informática de Gestão da Universidade Lusófona.

A primeira academia deste protocolo arranca já em fevereiro no âmbito da Semana Informática TecWeb da Universidade Lusófona com a participação de uma dezena de alunos.

Ronda de investimento de dois milhões de euros impulsiona expansão internacional da Goparity

Por: Marta Godinho

A Goparity, plataforma de investimento e finanças éticas, anunciou uma ronda de investimento de dois milhões de euros liderada pela Mustard Seed MAZE (MSM), em conjunto com a Schneider Electric Energy Access (SEEA) e com o apoio de uma campanha de crowdfunding. A plataforma já está a entrar em diferentes mercados na Europa e o Canadá será o local do seu próximo lançamento.

O capital adquirido será utilizado para impulsionar o seu crescimento e expansão internacional, tal como desenvolver novas funcionalidades financeiras, sempre com especial atenção à sustentabilidade.

A Goparity angariou mais de 600 mil euros de investidores da plataforma com idades compreendidas entre os 18 e os 40 anos (69%), homens (70%) e quatro mulheres no top 10 de maiores investidores com a missão de capacitar pessoas e empresas a contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas através de investimentos com impacto.

O dinheiro angariado irá para contribuir para o fomento da expansão geográfica na Europa e na América, em particular para as zonas de Espanha e Canadá. Ademais, a empresa espera contratar até 15 pessoas nos próximos anos, uma vez que tem observado o investimento através da sua plataforma em 2022, como desde o seu início entre 2018 e 2021.

“Estamos muito satisfeitos com este feito numa altura em que a angariação de capital tem sido difícil para tantas empresas em todo o mundo. Com esta ronda, queremos levar a Goparity para o próximo nível: trazer o financiamento de impacto à vida diária dos nossos utilizadores para que possam, em cada investimento, conta, ou transação, ter a certeza de que o seu dinheiro está a ser utilizado de acordo com os seus valores”, afirma Nuno Brito Jorge, fundador e CEO da Goparity.

Sobre a campanha de crowdfunding ainda acrescenta que “uma empresa como a nossa, centrada em investimentos coletivos para o impacto ambiental e social, beneficiará de ser parcialmente detida pela comunidade que serve. Portanto, para além dos investidores institucionais, decidimos liderar pelo exemplo e dar à nossa comunidade a oportunidade de ser também acionista da empresa.”

“A Goparity é uma das principais preferências dos consumidores no que diz respeito à utilização dos seus recursos financeiros, poupanças e planos para projetos de investimento com impacto, o que é comprovado pelo crescimento do impacto e da utilização ao longo do ano passado”, sublinha António Miguel, da MSM.

Marta Carneiro Enes, da SEEA, finalizou, dizendo que “a Goparity proporciona uma forma alternativa e facilmente acessível às empresas de impacto para financiar os seus projetos sustentáveis através da democratização do investimento de impacto. A SEEA é particularmente sensível ao financiamento de iniciativas de energia sustentável e economia social, bem como à contribuição da Goparity para projetos europeus dedicados à justiça e à luta contra a pobreza energética.”

O objetivo primordial da Goparity é democratizar o acesso ao financiamento sustentável, juntando empresas e pessoas que procuram investir em projetos com repercussões positivas nas pessoas e, acima de tudo, no planeta. Os projetos financiados com recurso à plataforma já conseguiram apoiar 200 mil pessoas em situações vulneráveis, criar sete mil postos de trabalho e contribuir para evitar a emissão de 23,8 mil toneladas de emissões de CO2 para a atmosfera todos os anos.

Em 2022, a Goparity duplicou o seu volume de negócios com uma angariação de 10,4 milhões de euros de investimento e com 30 mil utilizadores de mais de 70 países.

AEP cria apoio à descarbonização da indústria para as empresas nacionais

Por: Marta Godinho 

A Associação Empresarial Portuguesa (AEP) criou um serviço de apoio à elaboração de candidatura no âmbito do Aviso do PRR N.º3/C11-i01/2022 – “Apoio à Descarbonização da Indústria”.

Este aviso está enquadrado no conjunto de medidas que têm como objetivo contribuir para a neutralidade carbónica, através da promoção da transição energética por via da eficiência energética, do apoio às energias renováveis com especial atenção na adoção de processos e tecnologias de baixo carbono na indústria, na adoção de medidas de eficiência energética na indústria e na incorporação de energia de fonte renovável e armazenamento de energia.

Esta medida pretende apoiar o investimento necessário à transição para uma economia neutra em carbono e circular, criando valor e prosseguindo os objetivos assumidos por Portugal. Estes estão em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas, o Acordo de Paris, o Pacto Ecológico Europeu e o Roteiro para a Neutralidade Carbónica aprovado por Portugal, de forma a dar resposta aos desafios da transição climática.

Os beneficiários dos apoios previstos neste aviso são empresas, de qualquer dimensão ou forma jurídica, do setor da indústria, categorias B (Indústrias extrativas) e C (Indústrias transformadoras) da classificação portuguesa das atividades económicas.

A submissão das candidaturas pode ser realizada até dia 17 de fevereiro.

“A Paynest pode evitar o recurso ao crédito com juros acima de 20%.” – Nuno Pereira

0

Por: Marta Godinho

A Paynest é uma plataforma exclusivamente online que se destina a empresas que permitem que os seus colaboradores sejam pagos de forma flexível e que recebam uma parcela do seu salário de forma simples, sem juros e pragmática. Em entrevista à PME Magazine, Nuno Pereira, cofundador & CEO da Paynest, conta-nos um pouco sobre o funcionamento da empresa, a sua aplicação, o apoio financeiro individual que é prestado e os planos para 2023.

PME Magazine (PME Mag.) – Como caracteriza a plataforma?

Nuno Pereira (N. P.) – A Paynest é uma plataforma online destinada a empresas que permite que os seus colaboradores sejam pagos de forma flexível e recebam uma parcela do salário pela qual já trabalharam, de forma simples, rápida, transparente e, o mais importante, sem juros. A par da funcionalidade de remuneração, a Paynest tem um mecanismo de prevenção ao endividamento baseado na promoção da literacia financeira, através de conteúdos personalizados e do acesso individual e confidencial a uma equipa de coaches financeiros.

PME Mag. – Como funcionam os métodos de pagamento?

N. P. – Disponibilizar o serviço da Paynest numa determinada organização é simples e rápido. As empresas definem as condições que querem oferecer aos seus colaboradores e criam o fundo de onde saem os adiantamentos, e integramos a solução com o seu sistema de processamento de salários, sem necessidade de interrupções ou mudanças nos seus processos. Ao longo do tempo, os empregadores podem ajustar e personalizar as suas definições em qualquer altura, através da plataforma de gestão, assim como acompanhar os movimentos e obter uma visão geral da situação económica e da literacia financeira dos seus colaboradores. Do lado dos trabalhadores, basta que instalem a app da Paynest e ficam, instantaneamente, com acesso ao valor pelo qual já trabalharam e às ferramentas de literacia financeira gratuitas. Caso tenham questões, podem sempre contar com o acompanhamento individual, personalizado e confidencial de um coach financeiro, através de um chat.

PME Mag. – Como é que se diferenciam de todas as outras plataformas de apoio salarial?

N. P. – A Paynest é a solução neste segmento de benefícios mais completa para as empresas por agrupar os dois tipos de serviços: por um lado, os adiantamentos salariais e, por outro, a promoção da educação financeira. A nível nacional, a Paynest não tem um concorrente que disponibilize um produto que integre estas duas componentes.

PME Mag. – O que podem dizer aos vossos utilizadores sobre a dinâmica e pragmatismo da vossa aplicação?

N. P. – A Paynest é uma alternativa segura, transparente e muito eficiente para os trabalhadores portugueses que se veem com dificuldades económicas em alguns momentos da sua vida. Um estudo da Pordata mostrou recentemente que seis em cada dez portugueses com rendimentos abaixo do limiar da pobreza não conseguem fazer face a uma despesa inesperada. Com esta solução, em vez de escolherem o caminho do endividamento, com empréstimos com taxas de juro pesadas, podem levantar aquilo que já é seu por direito, uma parcela do salário pelo qual já trabalharam, enquanto têm apoio no desenvolvimento da sua literacia financeira e na gestão das suas finanças pessoais.

PME Mag. – De que forma é que reduzem as possibilidades de endividamento dos vossos utilizadores?

N. P. – A missão da Paynest é acabar com os microcréditos a que se recorre quando há imprevistos ou despesas de última hora que não podem esperar pelo fim do mês para serem cobertas. Tomemos o exemplo de um colaborador que receba 1000€ líquidos mensais e não tenha grandes poupanças. Se tiver problemas com o carro e necessitar de cobrir a despesa do seu arranjo, uma solução como a Paynest pode evitar o recurso ao crédito com juros acima de 20%. Para além disso, a Paynest dispõe de serviço de apoio e desenvolvimento de literacia financeira com diversos conteúdos e coaches especializados que ajudam a entender como se pode evitar estas situações e poupar para o futuro.

PME Mag. – Sentem que o apoio financeiro individual é uma caraterística iminente da vossa plataforma? Se sim, quais são as suas vantagens?

N. P. – A Paynest ainda está a arrancar a sua operação, mas outras empresas deste segmento presentes noutros mercados comprovam que 78% dos colaboradores que já usufrui desta solução afirmam gostar de conseguir pagar um custo extra inesperado, 86% sente-se menos stressado e considera que tem mais controlo sobre as suas finanças e 88% consegue antever a redução de dependência de créditos. Do ponto de vista das empresas, a oferta de serviços da Paynest é uma mais-valia, que será vista como uma pioneira na oferta deste tipo de benefício e, portanto, mais atrativa aos olhos de quem procura emprego. Além disso, esta solução poderá também melhorar os níveis de retenção, já que permite dar resposta aos 78% de colaboradores que demonstram estar dispostos a trocar de empresa em troca de mais benefícios monetários. Afeta também a produtividade, pois há um alívio da preocupação com as questões financeiras, que cria barreiras na performance do profissional. Para quem trabalha por turnos, também será previsível um aumento do número de turnos por colaborador, uma vez que este modelo salarial mais flexível lhes dá maior controlo sobre o que podem receber.

PME Mag. – Acredita que “carteira organizada” corresponde a “vida organizada”?

N. P. – Sim, um colaborador que tenha maior controle sobre as suas finanças, terá maior liberdade e uma vida mais estável e organizada. Ao trabalhar a literacia financeira e proporcionar aos colaboradores o benefício de resgatar uma parte do seu salário, a empresa está a aumentar a resiliência financeira dos seus colaboradores. Para o colaborador, um sistema como o da Paynest é benéfico porque pode gerir o seu trabalho de forma a maximizar os seus rendimentos e sentir um maior controlo sobre as suas finanças de forma transparente – tem visibilidade sobre os critérios de adiantamento do salário – e instantânea – pode receber o valor no momento, evitando passar pelo processo, por vezes incómodo, de apresentar o pedido ao empregador. Esta liberdade financeira reduz o stress associado às preocupações financeiras dos colaboradores, aumenta a sua produtividade e contribui para a sua retenção na empresa. Dados de empresas que operam neste segmento em mercados internacionais comprovam que 78% dos colaboradores que já usufruem desta solução afirmam gostar de conseguir pagar um custo extra inesperado, 86% sentem-se menos stressados e consideram que têm mais controlo sobre as suas finanças e 88% conseguem antever a redução de dependência de créditos. Para a empresa, esta solução poderá também melhorar entre 20 e 30% os níveis de retenção, já que permite dar resposta aos 78% de colaboradores que demonstram estar dispostos a trocar de empresa em troca de mais benefícios monetários, e para a produtividade, pois há um alívio da preocupação com as questões financeiras, que cria barreiras na performance do profissional. Para quem trabalha por turnos, também será previsível um aumento do número de turnos por colaborador, uma vez que este modelo salarial mais flexível lhes dá maior controlo sobre o que podem receber.

PME Mag. – Que novidades e novos planos tem para 2023?

N. P. – De momento, estamos em fase de arranque em Portugal e na Grécia, e estamos confiantes de que teremos novidades muito em breve do impacto na vida de centenas de colaboradores que conseguirão dar resposta a imprevistos e despesas urgentes, sem a necessidade de recorrer a créditos pessoais, enquanto aumentamos a sua literacia e resiliência financeira. Atualmente, contamos com 11 colaboradores em Portugal e Grécia e esperamos fazer crescer a equipa até às 30 pessoas até ao fim de 2023.

Termos, Condições e Política de Privacidade
PME Magazine

Termos, Condições e Política de Privacidade

Portal editado por Massive Media, Lda. desde 2016

I) Termos de utilização

Conteúdo e Propriedade Intelectual

Entende-se por “conteúdo do site“, toda a informação presente neste portal, nomeadamente texto, imagens, ilustrações, design gráfico, webdesign e software.

Os direitos de propriedade intelectual sobre todos os conteúdos da revista online que não sejam de fornecimento externo e como tal devidamente identificados, são da titularidade da Massive Media, Lda. ,encontrando-se, como tal, protegidos nos termos gerais de direito e pela legislação nacional e internacional existente relativa à proteção da propriedade industrial, dos direitos de autor e direitos conexos, bem como pela lei da criminalidade informática.

Este website contém ainda textos, ilustrações e fotografias que não podem ser copiados, alterados ou distribuídos sem a autorização expressa dos seus autores.

É expressamente proibida a cópia, alteração, reprodução, exibição, difusão, distribuição, armazenamento, transmissão ou utilização dos conteúdos deste website, por qualquer forma ou para qualquer propósito, sem a prévia autorização expressa da Massive Media, Lda. ou dos seus autores relativamente ao conteúdo que se encontra licenciado e devidamente identificado.

A Massive Media, Lda. e/ou seus diretores e funcionários rejeitam qualquer responsabilidade pela usurpação e uso indevido de qualquer conteúdo do presente website.

A Massive Media, Lda. reserva-se o direito de atuar judicialmente contra os autores de qualquer cópia, reprodução, difusão, exploração comercial não autorizadas ou qualquer outro uso indevido do conteúdo deste website, rejeitando qualquer responsabilidade por qualquer uso indevido do mesmo, por terceiros.

Condições de utilização
O Utilizador poderá descarregar ou copiar material estritamente para uso pessoal, mantendo-se a Massive Media, Lda., titular dos respetivos direitos de autor.

O Utilizador obriga-se a não atacar ou usar ilicitamente os sistemas ou websites da Massive Media, Lda., sendo responsabilizado e suportando todos os custos associados a ações ilícitas que lhe sejam atribuídas.

Entre outras, consideram-se como ações ilícitas:

a) Aceder a uma área/conta não autorizada e respetiva informação;
b) Testar e avaliar a vulnerabilidade do sistema e quebrar a segurança instalada;
c) Instalar ou tentar instalar um vírus no portal;
d) Envio de e-mails não solicitados que incluam promoções ou publicidade a produtos ou serviços;
e) Desencadear ou tentar desencadear ataques tipo “denial of service” (tentativa de tornar os recursos de um sistema indisponíveis para seus Utilizadores).

A Massive Media, Lda. reserva-se o direito de interromper ou suspender o acesso a este website, pelo período que entenda necessário, por quaisquer razões de ordem técnica, administrativa, de força maior ou outras. Sem prejuízo do disposto no número anterior, a Massive Media, Lda. não poderá ainda ser responsabilizada por qualquer suspensão ou interrupção de acesso que venha porventura a ocorrer por causa que não lhe seja imputável ou que seja imputável a título de mera negligência.

Os Utilizadores deste website declaram e garantem que conhecem perfeitamente as características e os constrangimentos, limitações e defeitos da Internet, e nomeadamente que as transmissões de dados e de informações via Internet beneficiam apenas duma fiabilidade técnica relativa, circulando em redes heterogéneas de características e capacidades técnicas diversas, que perturbam o acesso ou que o tornam impossível em certos períodos. Os Utilizadores reconhecem que qualquer site/portal está sujeito a intromissões de terceiros não autorizados e que pode consequentemente ficar interrompido, e que as informações que circulam na Internet não estão protegidas contra eventuais desvios (acesso livre), contra eventuais vírus, e que qualquer pessoa é susceptível de criar uma ligação com acesso ao site/portal e/ou a elementos lá contidos, aceitando correr os riscos inerentes.

A Massive Media, Lda. não pode, em caso algum, ser responsabilizada por danos acidentais ou voluntários sofridos pelos Utilizadores e provocados ou não por terceiros no âmbito da utilização dos serviços fornecidos nos sites ou em outros lugares na Internet a que tenham tido acesso através dele.

A Massive Media, Lda. não é responsável por quaisquer danos que possam ser causados pela utilização do serviço, incluindo a contaminação de vírus.

Sem prejuízo do compromisso de confidencialidade (que se deve ter como uma obrigação de meios) referente à utilização de dados pessoais (ver política de privacidade infra), a Massive Media, Lda. alerta que existem riscos relacionados com a Internet e bases de dados, sendo possível que os dados pessoais constantes do portal possam ser captados e/ou transferidos por terceiros, nomeadamente em países onde os sistemas de proteção de bases de dados pessoais encontrem-se ainda em fases pouco desenvolvidas e onde a proteção é escassa e ineficaz.

Os Utilizadores ao acederem a este website deverão aceitar correr os riscos inerentes à sua atividade como internauta, nomeadamente o risco de eventual transferência de dados em aberto.

II) Política de privacidade

O que são dados pessoais?

Dados pessoais são qualquer informação, de qualquer natureza e independentemente do respetivo suporte, incluindo som e imagem, relativa a uma pessoa singular identificada ou identificável.

É considerada identificável a pessoa singular que possa ser identificada, direta ou indiretamente, designadamente por referência a um nome, número de identificação, dados de localização, identificadores por via eletrónica ou a um ou mais elementos específicos da sua identidade física, fisiológica, genética, mental, económica, cultural ou social.

Em que consiste o tratamento de dados pessoais?

O tratamento de dados pessoais consiste numa operação ou conjunto de operações efetuadas sobre dados pessoais ou conjuntos de dados pessoais, através de meios automatizados, ou não, nomeadamente a recolha, o registo, a organização, a estruturação, a conservação, a adaptação ou alteração, a recuperação, a consulta, a utilização, a divulgação, difusão, comparação, interconexão, a limitação, o apagamento ou a destruição.

Quais são os tipos de dados pessoais que tratamos e qual a finalidade do respetivo tratamento?

Para podermos prestar-lhe os nossos serviços ou enviar-lhe as nossas comunicações, necessitamos de tratar os seus dados pessoais. Para facilidade de compreensão do fundamento e das condições do tratamento dos seus dados pessoais, optamos por enunciar as formas que os disponibilizemos:

1  Envio de newsletters electrónicas com conteúdos e participação de marcas, produtos, serviços e empresas terceiras (anunciantes) através de email: recolha dos dados pessoais nome, email, empresa e consentimento de política de privacidade;

2  Marketing direto e envio de informação sobre os produtos e campanhas da empresa e marcas associadas através de email: recolha dos dados pessoais de nome, email, contacto telefónico e consentimento de política de privacidade;

3  Perfilagem, segmentação comercial e análise de perfis de consumo de utilizadores, subscritores e assinantes: recolha dos dados pessoais de nome, morada, género (sexo), data de nascimento, profissão, habilitações literárias, país, localidade, número de telefone, email, hábitos de consumo nas plataformas digitais (site e app), histórico de subscrições ou remissões de vouchers, frequência de visita, com consentimento e prazo de retenção até retirada do consentimento;

4  Processamento de encomendas efetuadas no presente website: recolha de dados pessoais como nome, morada, número de telefone, email e dados bancários para fins de execução contratual e prazo de retenção até à retirada do consentimento;

5  Faturação de compras efetuadas no presente website:  recolha de dados pessoais como nome, morada e número de identificação fiscal, para efeitos da obrigação legal designadamente no artigo 29º, número 1, alínea b) do código do IVA, com prazo de retenção de 10 (dez) dias após a emissão de fatura nos termos do artigo 52º , número 1 do código do Iva;

6  Processamento de pedidos de informação e gestão de eventuais reclamações apresentadas pelo utilizador relativamente a produtos disponíveis no presente website: recolha de dados pessoais como nome, morada, número de telefone e email, com a finalidade legítima do responsável do tratamento de dados dar resposta às solicitações dos interessados em melhorar a qualidade de serviço, com prazo de retenção de seis meses após o envio da resposta.

Quais são os seus direitos enquanto titular de dados pessoais?

Qualquer utilizador, enquanto titular de dados pessoais goza dos seguintes direitos no que respeita ao tratamento dos seus dados pessoais:

1  Direito de acesso: sempre que o solicitar, pode obter confirmação sobre se os seus dados pessoais são tratados pela Empresa e aceder a informação sobre os mesmos, como por exemplo, quais as finalidades do tratamento, quais os prazos de conservação, entre outros;

2  Direito de retificação: sempre que considerar que os seus dados pessoais estão incompletos ou inexatos, pode requerer a sua retificação ou que os mesmos sejam completados;

3  Direito a retirar o seu consentimento: Nos casos em que o tratamento dos dados seja feito com base no seu consentimento, poderá retirar o consentimento a qualquer momento.

4  Direito ao apagamento pode solicitar que os seus dados pessoais sejam apagados quando se verifique uma das seguintes situações: (i) os dados pessoais deixem de ser necessários para a finalidade que motivou a sua recolha ou tratamento; (ii) retire o consentimento em que se baseia o tratamento de dados e não exista outro fundamento jurídico para o mesmo; (iii) apresente oposição ao tratamento dos dados e não existam interesses legítimos prevalecentes, a avaliar caso a caso, que justifiquem o tratamento; (iv) os dados pessoais tenham sido tratados ilicitamente; (v) os dados pessoais tenham que ser apagados ao abrigo de uma obrigação jurídica; ou (v) os dados pessoais tenham sido recolhidos no contexto da oferta de serviços da sociedade de informação;

5  Direito à limitação do tratamento: pode requerer a limitação do tratamento dos seus dados pessoais nos seguintes casos: (i) se contestar a exatidão dos seus dados pessoais durante um período de tempo que permita à Empresa verificar a sua exatidão; (ii) se considerar que o tratamento é ilícito; (iii) se a Empresa já não precisar dos dados pessoais para fins de tratamento, mas esses dados forem necessários para efeitos de declaração, exercício ou defesa de um direito num processo judicia; ou (iii) se tiver apresentado oposição ao tratamento e não exista um interesse legítimo prevalecente da Empresa;

6  Direito de portabilidade: poderá solicitar à Empresa a entrega, num formato estruturado, de uso corrente e de leitura automática, os dados pessoais por si fornecidos. Tem ainda o direito de pedir que a Empresa transmita esses dados a outro responsável pelo tratamento, desde que tal seja tecnicamente possível. Note que o direito de portabilidade apenas se aplica nos seguintes casos: (i) quando o tratamento se basear no consentimento expresso ou na execução de um contrato; e (ii) quando o tratamento em causa for realizado por meios automatizados;

7  Direito de não ficar sujeito a decisões individuais exclusivamente automatizadas: apesar de podermos traçar o seu perfil de modo a realizar campanhas de marketing direcionadas, em princípio, não tomaremos decisões que o afetem com base em processos exclusivamente automatizados;

8  Direito de apresentar reclamações junto da autoridade de controlo: Caso pretenda apresentar alguma reclamação relativamente a matérias relacionadas com o tratamento dos seus dados pessoais poderá fazê-lo junto da Comissão Nacional de Proteção de Dados, a autoridade de controlo competente em Portugal. Para mais informações, aceda a www.cnpd.pt.


Como pode exercer os seus direitos?

Pode exercer os seus direitos através dos seguintes canais:

-  E-mail: pode exercer os seus direitos através de e-mail, para o endereço info@pmemagazine.com

-  Carta: pode exercer os seus direitos através de carta, dirigida a e enviada para a Massive Media, Lda., morada: Lisboa Biz - Av. Eng. Arantes e Oliveira, 3, r/c , código postal 1900-221 Lisboa.

Quais as medidas adotadas pela empresa para assegurar a segurança dos seus dados pessoais?

A Massive Media Lda assume o compromisso de garantir a proteção da segurança dos dados pessoais que lhe são disponibilizados, tendo aprovado e implementado rigorosas regras nesta matéria. O cumprimento destas regras constitui uma obrigação de todos aqueles que legalmente aos mesmos acedem.

Tendo presente a preocupação e empenho  na defesa dos dados pessoais, foram adotadas diversas medidas de segurança, de carácter técnico e organizativo, de forma a proteger os dados pessoais que lhe são disponibilizados contra a sua difusão, perda, uso indevido, alteração, tratamento ou acesso não autorizado, bem como contra qualquer outra forma de tratamento ilícito.

Adicionalmente, as entidades terceiras que, no âmbito de prestações de serviços, procedam ao tratamento de dados pessoais em nome e por conta da Massive Media Lda., estão obrigadas a executar medidas técnicas e de segurança adequadas que, em cada momento, satisfaçam os requisitos previstos na legislação em vigor e assegurem a defesa dos direitos do titular dos dados.

Em que circunstâncias existe comunicação dos seus dados pessoais a outras entidades, subcontratantes ou terceiros?

Os seus dados pessoais podem ser utilizados por subcontratantes para que estes os tratem, de forma automática, em nome e por conta da Massive Media Lda. Neste caso tomaremos as medidas contratuais necessárias para garantir que os subcontratantes respeitam e protegem os dados pessoais do titular.

-  Empresas dentro do grupo Massive Media Portugal (poderá encontrar as marcas em www.massivemediaportugal.com)

-  Empresas com quem a Empresa desenvolva parcerias, nomeadamente Dinamize, Mailchimp, E-goi, entre outras a designar;

-  Entidades a quem os dados tenham de ser comunicados por força da lei, como a autoridade tributária.

Em que circunstâncias transferimos os seus dados pessoais para um país terceiro?

A prestação de determinados serviços pela Empresa pode implicar a transferência dos seus dados para fora de Portugal, incluindo para fora da União Europeia ou para Organizações Internacionais.

Em tal caso, a Empresa cumprirá rigorosamente as disposições legais aplicáveis, nomeadamente quanto à determinação da adequabilidade do(s) país(es) de destino no que respeita a proteção de dados pessoais e aos requisitos aplicáveis a tais transferências, incluindo, sempre que aplicável, a celebração dos instrumentos contratuais adequados e que garantem e respeitam as exigências legais em vigor.


Proteção de dados
A Massive Media, Lda. não recolherá automaticamente qualquer tipo de informação pessoal dos seus Utilizadores, os quais poderão navegar no site sem fornecer qualquer género de informação pessoal, permanecendo no anonimato durante a sua visita. No entanto, a Massive Media, Lda. poderá recolher informações que não sejam de carácter pessoal e que se destinem a otimizar a navegação no site.

A informação pessoal voluntariamente fornecida pelo próprio Utilizador ao proceder à compra de produtos/serviços ou ao preencher os formulários do site é para uso exclusivo da Massive Media, Lda. que poderá disponibilizá-los em representação de terceiros (anunciantes e/ou parceiros) sem o prévio consentimento do seu titular. A informação será guardada por um período de dez anos, findo o qual será pedido novo consentimento ao Utilizador.

Este website pode conter acesso a links para outros sites externos cujos conteúdos e políticas de privacidade não são de responsabilidade da Massive Media, Lda.. Assim recomendamos que, ao serem redirecionados para sites externos, os Utilizadores consultem sempre as respetivas políticas de privacidade antes de fornecerem seus dados ou informações.

 

Cookies
Para poder prestar um serviço mais personalizado, este website utiliza cookies para recolher e guardar informação.

Um cookie é um ficheiro informativo que é enviado do servidor do website para o browser do Utilizador e armazenado no respetivo computador.

Estes cookies serão apenas utilizados pela Massive Media, Lda. e a sua utilização limita-se às seguintes finalidades:

-  Permitir saber quem é o Utilizador e, dessa forma, prestar um serviço melhor, mais seguro e personalizado;

-  Estimar os níveis de utilização dos serviços, garantindo a privacidade e a segurança dos dados.

III) Conteúdos e Responsabilidades

A informação presente neste site foi incluída de boa fé e serve exclusivamente para informação direta do utente, sendo a sua utilização de sua exclusiva responsabilidade.

A Massive Media, Lda., sem prejuízo do cumprimento das regras de proteção de dados pessoais, reserva-se ao direito de realizar alterações e correções, suspender, interromper ou encerrar o site quando o considerar apropriado, sem necessidade de pré-aviso e pelo período que entender necessário, por quaisquer razões de ordem técnica, administrativa, de força maior ou outra, não podendo por tal ser responsabilizada.

A Massive Media, Lda. e/ou seus diretores e funcionários, não se responsabilizam nem poderão vir a ser responsabilizados pelas hiperligações existentes no seu serviço para sites de terceiros. Estas hiperligações são fornecidas unicamente para a conveniência e acessibilidade do utilizador, não sendo a Massive Media, Lda., e/ou seus diretores e funcionários responsáveis pelo conteúdo desses sites de terceiros, sendo o seu acesso e visita da inteira responsabilidade do utilizador.

A Massive Media, Lda. e/ou seus diretores e funcionários não se responsabilizam ainda pelas políticas de privacidade dos sites de terceiros, sendo que as hiperligações eventualmente existentes não implicam a aceitação dos respetivos conteúdos nem uma associação com os seus proprietários por parte da Massive Media, Lda..

A Massive Media, Lda., pode atualizar os termos de utilização e a política de privacidade, acompanhando as alterações decorrentes do desenvolvimento e avanços tecnológicos da própria Internet, bem como as alterações legislativas nesta área.

A Massive Media, Lda. e/ou seus diretores e funcionários não assumem responsabilidade ou obrigação por qualquer ação ou conteúdo transmitidos por ou entre o utilizador e ou quaisquer terceiros dentro ou fora deste site e apesar de atenta ao conteúdo editorial, não exerce nem pode exercer controlo sobre todas as mensagens.

A Massive Media, Lda., e/ou seus diretores e funcionários não se responsabilizam nem poderão ser responsabilizados pela veracidade e exatidão dos dados ou conteúdos colocados diretamente pelo utilizador ao qual caberá a inteira responsabilidade.

O utilizador concorda em não transmitir a este site qualquer conteúdo ilícito, ameaçador, insultuoso, racista, discriminatório, acusatório, difamatório, ofensivo, obsceno, escandaloso ou pornográfico, ou qualquer outro conteúdo que possa constituir ou encorajar conduta que apele à violência e a atos ilícitos, reservando-se a o direito de apagar qualquer mensagem com esse conteúdo.

O utilizador compromete-se também a não fazer quaisquer operações que possam prejudicar o funcionamento das áreas de debate do site ou a aceder a uma área/conta e respetivos conteúdos sem a respetiva autorização, testar, avaliar ou quebrar a vulnerabilidade das seguranças instaladas, instalar ou tentar instalar vírus ou programas que o danifiquem e/ou contaminem, desencadear ou tentar desencadear ataques do tipo “denial of service” ou aconselhar terceiros a fazê-lo.

O utilizador compromete-se a não inserir mensagens de teor publicitário (salvo nos casos expressamente autorizados pela Massive Media, Lda., caso em que o utilizador se obriga a cumprir a legislação em vigor, nomeadamente o Código da Publicidade) ou de sua própria promoção. É expressamente proibida a utilização do site para fins ilegais ou quaisquer outros fins que possam ser considerados prejudiciais à imagem da Massive Media, LDA.

O desrespeito pelas regras éticas de utilização e de boa educação implicam a desvinculação do utilizador dos referidos serviços, sendo a usurpação, a contrafação, o aproveitamento do conteúdo usurpado ou contrafeito, a identificação ilegítima e a concorrência desleal punidos nos termos da legislação em vigor.

A Massive Media, Lda., cooperará plenamente com quaisquer autoridades competentes para aplicação da lei ou decisão de tribunal que solicite ou ordene a revelação da identidade ou ajuda na identificação ou localização de qualquer pessoa que transmita tal conteúdo.

O utilizador será responsabilizado pelo não cumprimento dos Termos de Utilização do presente site de acordo com a legislação civil e penal aplicável. A Massive Media, Lda., poderá, com base numa participação ou comunicação, averiguar se o conteúdo transmitido a este site por qualquer utilizador está a violar os termos e condições e determinar a sua remoção.

O utilizador deste site concorda em defender, indemnizar e isentar de responsabilidade a Massive Media, Lda., e/ou seus diretores e funcionários de e contra qualquer reivindicação ou demanda apresentada por quaisquer terceiros, bem como de todas as obrigações, danos, custos e despesas associados (incluindo, sem limitação, honorários razoáveis de advogados) decorrentes e/ou relacionados com a utilização deste site por parte do utilizador, conteúdos por este transmitidos a este site, violação pelo utilizador de quaisquer direitos de terceiros e/ou violação por parte do utilizador dos Termos de Utilização.

 

Assinaturas

As publicações da Massive Media, Lda. podem ter condições de Assinatura diferentes ou estar disponíveis em apenas algumas das plataformas, pelo que o aconselhamos a ler atentamente as concretas condições da publicação que está a assinar e que lhe serão apresentadas no decurso do processo de assinatura.

Caso necessite de qualquer esclarecimento relacionado com qualquer uma das suas Assinaturas, poderá contactar-nos pelo e-mail info@pmemagazine.com ou pelo telefone para o 211 934 140 (dias úteis entre as 9h30 e as 18h30). Mais se informa que os contratos referentes às Assinaturas das publicações são celebrados com a Massive Media, Lda..

Registo e pagamento de assinatura

Caso o pagamento não seja integralmente recepcionado ou caso o pagamento seja cancelado, a Massive Media, Lda.. poderá suspender ou cancelar a sua Assinatura. A Massive Media, Lda. poderá, igualmente, entrar em contacto com o banco/entidade responsável pelo pagamento, bem como com as autoridades competentes, caso suspeite da existência de fraude ou de outro comportamento ilícito ou abusivo por parte do Utilizador. Os pagamentos efectuados não são reembolsáveis, excepto quando seja indicado expressamente o contrário e para as condições indicadas.

Caso deseje alterar o método de pagamento da sua assinatura poderá contactar-nos pelo e-mail info@pmemagazine.com

 

Cancelamento de assinaturas

Pode cancelar a sua assinatura a qualquer momento através do e-mail info@pmemagazine.com. Não procedemos a reembolsos de valores de assinaturas correspondentes a períodos já pagos, salvo questões específicas protegidas pela lei Portuguesa. A Massive Media, Lda. poderá suspender a sua Assinatura em caso de incumprimento dos presentes termos e condições.

 

IV) Jurisdição

Os Termos de Utilização (ponto I) e a Política de Privacidade (ponto II) acima enunciados foram regidos e serão interpretados de acordo com a lei portuguesa.
O utilizador aceita, irrevogavelmente, a jurisdição dos tribunais portugueses para dirimir qualquer conflito decorrente e/ou relacionado com os Termos e Condições, com a Política de Privacidade abaixo enunciada e/ou com a utilização deste website.

 

Litígios

Aos presentes Termos e Condições, bem como qualquer litígio inerente aplica-se a lei portuguesa. Para a resolução de quaisquer litígios, as partes elegem o foro do Tribunal da Comarca de Lisboa, com expressa renúncia a qualquer outro. Adicionalmente, em caso de litígio, o Utilizador, enquanto pessoa singular tem à sua disposição qualquer uma das seguintes entidades de resolução alternativa de litígios, sem prejuízo do recurso ao Tribunal da Comarca de Lisboa:

a) CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo http://www.arbitragemdeconsumo.org/
b) Centro de Arbitragem da Universidade Autónoma de Lisboa (CAUAL) http://arbitragem.autonoma.pt/home.asp
c) Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa http://www.centroarbitragemlisboa.pt/

Mais informações no Portal do Consumidor http://www.consumidor.pt/ e na plataforma europeia de resolução de litígios em linha em http://ec.europa.eu/consumers/odr/

V) Contacto

Para o esclarecimento de qualquer questão relacionada com os presentes termos e condições de utilização do site, o utilizador deverá contactar a Massive Media, Lda., para o seguinte endereço eletrónico: info@pmemagazine.com.

 

Política de Cookies

O site da PME Magazine usa cookies para melhorar o desempenho e a sua experiência como utilizador.

O que são Cookies?

Cookies são pequenos ficheiros de texto que o Site coloca no seu computador, smartphone ou tablet, ao aceder.

Estes ficheiros recolhem um conjunto de informações sobre a sua navegação no site e são utilizados para facilitar a sua experiência de utilização e torná-la mais simples, e não danificam o seu computador.

 

Para que se utilizam os cookies?

A informação recolhida pelos nossos cookies ou cookies de terceiros traduz-se em variáveis de sessão e padrões de utilização e tem como principal objetivo a adaptação do site aos interesses dos nossos utilizadores e identificar o utilizador durante a sessão.

Esta informação tem como única finalidade viabilizar e melhorar o desempenho técnico do Site e a sua experiência de utilização.

 

Que tipo de cookies estão a ser utilizados?

Os cookies neste Site são utilizados para, nomeadamente:

- Cookies analíticos - para fornecer dados estatísticos anónimos relativos à utilização dos sites, como por exemplo, os sites de onde provêm, as páginas visitadas, o número de visitantes e o software utilizado pelo cliente.

- Cookies de funcionalidade - guardam as preferências do utilizador relativamente à utilização do site, para que não seja necessário voltar a configurar o site cada vez que o visita.

- Cookies de sessão - são "cookies" temporários que permanecem na pasta de "cookies" do seu browser até que abandone a página Web, sendo que nenhum fica registado na unidade de disco do utilizador. As informações obtidas por meio destes "cookies" servem para analisar tipos de tráfego no site, oferecendo assim uma melhor experiência de navegação, melhoria de conteúdos disponibilizados e maior facilidade de utilização.

 

Este Site utiliza cookies para outras finalidades?

Não. Os cookies utilizados não armazenam qualquer informação pessoal dos utilizadores, considerada sensível. Da mesma forma, também não utilizamos cookies para encaminhar publicidade aos nossos utilizadores, seja para fins publicitários próprios ou de terceiros.

No entanto utilizamos cookies de terceiros, nomeadamente do google que permitem analisar estatisticamente a utilização do site e armazenam informações relativas ao comportamento do usuário com o objetivo de conhecer hábitos de navegação e por eventualmente mostrar-lhe publicidade relacionada com o seu perfil de navegação.

 

Quem tem acesso à informação armazenada nos cookies?

A informação armazenada pelos nossos cookies é utilizada exclusivamente pelo próprio utilizador enquanto navega no site, sendo eliminada quando este termina a sua sessão no browser de Internet.

A informação armazenada por cookies de terceiros, nomeadamente pelo Google é transmitida e armazenada pela Google Inc. (uma empresa dos Estados Unidos da América), pelo que sugerimos uma consulta à página de privacidade da Google Analytics, https://developers.google.com/analytics/devguides/collection/analyticsjs/cookie-usage.

 

É possível desactivar a utilização de cookies?

Sim, os cookies podem ser desactivados no seu browser. No entanto, ao realizar esta acção, deixa de contribuir para a melhoria contínua que pretendemos oferecer sempre aos nossos clientes e algumas funcionalidades poderão deixar de estar acessiveis.

Para bloquear ou apagar os cookies, pode fazê-lo modificando a configuração do seu browser no menu “Preferências” ou “Ferramentas”. Para mais detalhes sobre a configuração dos cookies, consulte o menu “Ajuda” do seu browser.

Nos links seguintes poderá encontrar informação mais detalhada de como configurar ou desactivar "cookies" em cada browser: