Quarta-feira, Maio 14, 2025
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Cinco startups portuguesas em competição tecnológica europeia

DefinedCrowd, Sword Health, Jscrambler, 20tree.ai e Barkyn são as cinco startups portuguesas que vão participar na Tech5, competição tecnológica anual promovida pela The Next Web (TNW) e Ayden.

A Tech5 acontece há mais de seis anos e premeia as startups europeias de crescimento mais rápido em função das suas receitas.

Este é o segundo ano em que Portugal participa na competição. As startups lusas vão agora competir com as congéneres europeias com base na adaptação ao mercado, capital e rondas de investimento, crescimento, cobertura nos meios de comunicação social e impacto social.

O vencedor será anunciado na conferência anual Founder’s Day na TNW, que se vai realizar no próximo dia 17 de junho, em Amesterdão.

“Estamos a contar com cada vez mais talento no mercado de startups portuguesas, que estão a demonstrar uma capacidade de inovação e adaptação muito superior ao de outros mercados”, Juan José Llorente, country manager de Adyen em Espanha e Portugal, citado em comunicado.

Uber Eats chegou a Torres Vedras e a mais de 40 cidades

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O Uber Eats – aplicação de entrega de refeições da Uber – está disponível em Torres Vedras. Desde o início do ano que o Uber Eats expandiu ainda o serviço para Vila Real e São João da Madeira.

A seleção de restaurantes do Uber Eats em Torres Vedras inclui opções favoritas em restaurantes locais com cobertura inicial do serviço na freguesia de Torres Vedras e Matacães. Além da parceria com a McDonald’s, estão também disponíveis opções de eleição como, Pans & Company, Pizza Hut, Joshua’s Shoarma Grill, Mr. Pizza, Vitaminas, Telepizza, entre outros. 

Atualmente, o Uber Eats cobre mais de 40% da população portuguesa, disponível em mais de 40 cidades nacionais: Lisboa, Porto, Oeiras, Cascais, Amadora, Loures, Leça da Palmeira, Matosinhos, Almada, Seixal, Sintra, Coimbra, Braga, Setúbal, Faro, Olhão, Loulé, Quarteira, Albufeira, Aveiro, Évora, Guimarães, Portimão, Lagos, Famalicão, Barreiro, Montijo, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Alverca, Santarém, Paços de Ferreira, Figueira da Foz, Leiria, Gondomar, Vila Franca de Xira, Viseu, Vila Real, São João da Madeira e agora Torres Vedras e Águeda. 

O Uber Eats liga os utilizadores aos restaurantes da cidade e, neste momento, a oferta já inclui mais de 3.000 restaurantes disponíveis em Portugal, tendo começado com 90 restaurantes parceiros aquando do lançamento em Lisboa em 2017. Com a aplicação Uber Eats é possível encomendar refeições, sempre sem valor mínimo por encomenda todos os dias das 12h00 às 00h00, com taxa de entrega de 2,90€. 

Presente em mais de 500 cidades em todo o mundo, o Uber Eats chegou a Portugal em novembro de 2017, data em que iniciou a operação em Lisboa.

OLANO Portugal atinge os 30,5M€ em 2019

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A OLANO Portugal – Logística e Distribuição encerrou 2019 com um volume de negócios no valor 30,5 milhões de euros, um incremento de 4% face ao período homólogo. Estes dados são referentes à soma das atividades da Olano Logística do Frio e da Olano Transportes Portugal.

João Logrado, diretor-geral da OLANO Portugal – Logística e Distribuição, esclarece: «a nossa operação baseia-se fundamentalmente no apoio à industria transformadora e agroalimentar. Desta forma, recolhemos com regularidade e de acordo com o plano de produção dos nossos clientes, os seus produtos finais que armazenamos e mais tarde entregamos aos seus clientes finais, sejam eles grandes superfícies ou distribuidores em Portugal, Espanha, França ou Itália». No total, a OLANO percorreu 16,4 milhões de quilómetros em 2019.

Na plataforma logística da Guarda, foram movimentadas mais de 168 mil paletes, 499 mil caixas e 609 contentores. Simultaneamente, foram armazenadas, em média, mais 26.600 paletes por mês. «Este profissionalismo e carinho com que os nossos colaboradores manuseiam os produtos dos nossos clientes, fazem deles verdadeiros agentes de confiança na promoção do made in Portugal», sublinha João Logrado.

Para 2020, a OLANO prepara um plano de investimentos sem paralelo, que passa pela renovação de frota (através da aquisição de veículos Euro VI), a utilização de painéis solares e o aumento da capacidade logística em Portugal e na Itália.

Aos seus 214 colaboradores, a empresa manterá uma política de formação contínua em logística certificada pela European Logistics Association, Driver Training, boas práticas em qualidade e segurança alimentar, Food Defense, língua inglesa e italiana, organização pessoal e gestão do tempo, acondicionamento de cargas, tempos de condução e repouso, utilização de tacógrafo e regulamentação de transportes de mercadorias. Para os motoristas, a formação em condução económico-defensiva será igualmente uma prioridade, afirma o responsável.

Arrancam hoje as candidaturas para o Starter Business Acceleration

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Por: Mariana Barros Cardoso

O programa mundial criado pela EDP para startups de energia abre hoje as candidaturas para 2020 até dia 20 de abril. Com três módulos em três cidades diferentes será em Lisboa a final do concurso durante o WebSummit. O prémio final acarreta o valor de 50 mil euros.

O programa foi criado pela EDP – Energias de Portugal – de forma a unificar os vários instrumentos de apoio ao empreendedorismo e reforça, assim, o seu posicionamento enquanto acelerador de negócios com startups e PME.

Com três módulos em três cidades – São Paulo (Brasil): entre os dias 30 de junho a 02 de julho; Houston (EUA): entre os dias 2 e 23 de julho; e, por fim, entre 16 e 18 de setembro em Viena (Áustria), as startups terão oportunidade de apresentar as suas soluções para o setor de energia à EDP, EDP Espanha, EDP Brasil e EDP Renováveis.

A Diretora de Inovação da EDP, Carla Pimenta, clarifica, em comunicado que “O Starter Business Acceleration é a chamada que a EDP faz a startups e PME de todo o mundo que tenham desenvolvido produtos, serviços ou modelos de negócio inovadores alinhados com a nossa estratégia orientada para a descarbonização, descentralização e digitalização. Temos apostado forte na inovação aberta e não poderíamos estar mais satisfeitos com os resultados alcançados”, reforçando que “somos uma empresa de origem nacional que continua a apostar em ideias que nascem no nosso País, pelo que contamos com a participação de mais startups e PME portuguesas nesta edição”.

Na última edição do ‘Starter’ participaram cerca de 500 startups num total de 30 a 13 países para trabalhar diretamente com a EDP e com as utilities parceiras do programa.

O concurso tem sete categorias disponíveis para submissão das candidaturas e estão alinhadas com as áreas de negócio prioritárias para a EDP:

  • Energias Limpas;
  • Soluções para clientes;
  • Inovação Digital;
  • Armazenamento de energia;
  • Redes inteligentes;
  • Acesso à energia;
  • Processos internos inovadores.

O concurso resulta em 10 potenciais investimentos que são selecionados para a final e que durante a Web Summit será divulgado, desses 10, qual o vencedor, garantindo um prémio de 50 mil euros.

Já noticiámos na PME Magazine (aceda ao link para reler a notícia) que a Web Summit se traduz no maior evento tecnológico a acontecer em Portugal e que permanecerá até 2028. Para as startups é um ponto de encontro, bem como para investidores.

As candidaturas para o Starter Business Acceleration podem ser submetidas em: www.theenergystarter.com, até dia 20 de abril.

Abertas candidaturas para oleoduto de abastecimento do aeroporto de Lisboa

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Estão abertas as candidaturas para explorar um oleoduto para abastecer o aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.

Segundo um edital publicado, o gabinete do ministro do Ambiente e da Ação Climática refere que foi apresentado um “pedido de aprovação de um projeto de traçado para uma ligação, por conduta de transporte de Jet A1, entre o parque de armazenamento de combustíveis, em Aveiras de Cima, e o aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, com o limite de bateria coincidente com o perímetro exterior do referido aeroporto”.

O edital convida os interessados a “requerer juntos dos ministros de Estado, da Economia e da Transição Digital, e do Ambiente e da Ação Climática, um idêntico pedido de aprovação de traçado, com o objeto e a finalidade ora publicitada, e a manifestar a sua pretensão de projetarem, construírem e explorarem um oleoduto nos termos acima assinalados, durante o prazo de 30 dias úteis a contar da data da publicação do presente edital”.

O anúncio para a construção de um oleoduto foi feito em maio do ano passado pelo ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, segundo o qual o oleoduto estará concluído até ao final do primeiro semestre de 2021, num investimento de 40 milhões de euros.

O poder do Lego Serious Play no contexto empresarial

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Por: Manon Rosenboom Alves – Formadora Vantagem+

Imagine o seguinte cenário: foi convocado para (mais) uma reunião demorosa supostamente para discutir um novo produto ou serviço. Apenas algumas pessoas falaram, as restantes ficaram sem motivação ou coragem de dizer algo e, no fim, saíram sem um plano de ação concreto. Ou convidaram-no para participar num evento de teambuilding para melhorar a comunicação na equipa, mas depois da diversão constata que no local de trabalho nada mudou…

Provavelmente já passou por isto e, lamentavelmente, além de gastar imenso tempo e dinheiro em atividades que não geram valor, estas desmotivam os colaboradores e impedem a inovação.

O Lego® Serious Play® surgiu nos anos 90 quando a própria empresa Lego estava quase na falência. Descobriram que com os seus próprios blocos podiam construir modelos para refletir sobre novas estratégias para a empresa e assim nasceu uma nova metodologia. Desde esta data a metodologia já foi usada em inúmeras empresas internacionais e nacionais, como na Microsoft, SAS, P&G e BPI.

Conheça melhor o poder da metodologia Lego® Serious Play® na próxima edição da PME Magazine, em abril.

Experimente na prática esta metodologia e inscreva-se no workshop organizado pela Vantagem+ com 10% desconto (use o código: PME10)

Workshop: Inovação nos RH com LEGO® SERIOUS PLAY®
19 de fevereiro, Lisboa

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“Variações” volta às salas de Lisboa

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Por: Mariana Barros Cardoso

É já este sábado, dia 15 de fevereiro, que pode voltar a ver “Variações” em Lisboa.

Com preços entre 4€ e os 7€, na sala Fernando Lopes da Universidade Lusófona, vai poder ver o filme “Variações” pelas 16h00. O filme “Variações” foi o mais visto do ano passado (2019) tendo estreado a 22 de agosto.

De João Maia, “Variações” conta com um elenco com nomes como Filipe Duarte, Victória Guerra, Pedro Magalhães, José Raposo, Afonso Lagarto e Sérgio Praia como protagonista a interpretar a história real do músico português António Variações.

Em junho haverá um concerto com a banda do filme liderada por Armando Teixeira e com o protagonista.

Os bilhetes estarão à venda a partir deste sábado pelos valores de 15,00€ e 22,50€.

Síndrome do Impostor

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O Neurocomportamento, como explicado por Juliana Paes Garcia, ajuda-nos a descobrir que há comportamentos repetitivos que colocam em causa o nosso desempenho. Reconheça os comportamentos de auto-sabotagem e identifique os falsos mitos enraizados.

Por Mafalda Marques

Neuro-comportamento é hoje em dia uma ciência aplicada ao marketing e que aplica os conhecimentos sobre o cérebro ao comportamento humano, ajuda a identificar padrões inconscientes, quebrando-os e reprogramando-os para um novo comportamento, trabalhando a neuroplasticidade.

Há pensamentos negativos que estão enraizados em nós, geralmente inconscientemente, e geram padrões, crenças e hábitos que condicionam o nosso comportamento e nos limitam para encontrar soluções de saída na resolução de desafios. Esses pensamentos sabotam a nossa capacidade de superar as dificuldades e de mostrar o nosso potencial pessoal e profissional. Um dos exemplos é a proscratinação.

Ora, isto é auto-sabotagem e estes pensamentos podem ser identificados e desconstruídos assim que aparecem. Conheça alguns e valide se já passou por eles ou se estão instalados na sua equipa.

1- O CRÍTICO

Está presente em todas as pessoas. É o primeiro a ver os defeitos, os problemas em si e nos outros, nas condições e nas circunstâncias. É capaz de punir para que não haja erros e de impulsionar para que os melhores resultados sejam alcançados.

Como controlar o CRÍTICO?
Crie empatia pelos outros e por você mesmo. Tente compreender as reações dos outros e ajude-os a melhorar, apresentando soluções e não apontando os erros.

2– O ESQUIVO

Receber críticas, antagonizar, discutir ou fazer autoanálises são ações insuportáveis para algumas pessoas. O sabotador interno esquivo nasce do impulso de escapar a situações de confronto e “dor”. Aparentemente são pessoas pacíficas, solícitas e sorridentes que têm dificuldade em dizer Não. Agir assim cria uma pressão interna, fazendo com que a pessoa se manifeste de forma explosiva em algumas situações, pois a serenidade é simulada.

Como controlar o Esquivo?
Aumente a sua Auto-confiança e aprenda a dizer Não. Trabalhe a assertividade. Aprenda a gerir prioridades e colocar-se em primeiro lugar, ao invés de servir os interesses de outros.

3- O INSISTENTE

É o perfeccionista. A sua busca faz com que se sinta constantemente insatisfeito, causando angústia e frustração em si e nas outras pessoas com quem se relaciona.

Como controlar o Insistente
Permita-se ser Humano e errar. Acima de tudo, é importante aprender com o erro e melhorar.

4- O PRESTATIVO

Coloca os pedidos dos outros em primeiro lugar e deixa de encarar as próprias necessidades (e todo o trabalho interno que elas podem dar) mantém em si o sabotador interno prestativo. Esforça-se para agradar a todos, porém existe uma expectativa de retribuição. Uma das motivações é a apreciação alheia, pois a sua baixa autoestima é dependente de elogios, validações e reconhecimentos.

Como controlar o Prestativo
Deverá aumentar a sua autoestima e colocar-se em primeiro lugar.

5 – O HIPER REALIZADOR

O sabotador interno hiper-realizador faz com que o indivíduo seja extremamente preocupado com a sua imagem. Este perfil de pessoas persegue o sucesso exterior e tem a sua posição e cargos como seus bens mais preciosos. Por baixo dessa imagem impecável, podem existir acontecimentos ou sentimentos desagradáveis com os quais a pessoa não quer lidar e as ações em torno da manutenção da imagem a ocupam e distraem dessas mazelas.

Como controlar o Hiper Realizador
Coloque limites na sua ação; foque-se nos resultados; desenvolva autoconfiança.

6 – A VÍTIMA

A dinâmica do autossabotador vítima é o ressentimento e o drama, o convívio com ele chega a ser desgastante. Ele faz com que o indivíduo acredite que é necessário sustentar a tristeza, a raiva e a apatia para ser considerado. Para tal, fixa-se em situações nas quais se sentiu reprimido, criticado e maltratado e passa a revivê-las internamente, destacando esses fatos para si e para as outras pessoas que o cercam.

Como controlar a Vítima?
Desenvolva auto responsabilização pela sua vida.

7- O HIPER RACIONAL

Quem carrega um sabotador interno destes acredita que focar nas emoções é uma perda de tempo. Razão e conhecimento vêm em primeiro lugar na opinião. Irrita-se com pessoas sentimentais e causa mal-estar em outras com uma certa arrogância e ar de superioridade que apresenta. Essa racionalidade dominante serve apenas como um disfarce para as emoções profundas com as quais ele não quer lidar.

Como controlar o Hiper Racional?
Permita-se sentir as emoções: racionalizar menos e sentir mais.

8 – O INQUIETO

A busca incessante por novos estímulos, associada a uma animação e agitação contínuas compõem o padrão da pessoa que tem um sabotador interno inquieto. Assim como outros sabotadores, o inquieto surge quando a pessoa não quer encarar fatos, sentimentos e emoções desagradáveis. Permanecer em estado de excitação é sua forma de fugir da reflexão.

Como controlar o Inquieto?
Aceitar que a rotina faz parte da Vida; meditar para acalmar pensamentos e desenvolver a disciplina.

9 – O HIPER VIGILANTE
Quem possui este dominante vive ansioso e em estado de alerta, pois coloca o seu foco constante em riscos e nos perigos da vida. Costuma esperar pelo pior e tem muito medo de errar. Busca conforto seguindo procedimentos e buscando garantias. Dificilmente entra em contato com as situações, apoiando-se em regras que possa seguir para se sentir mais seguro.

Como controlar o Hiper Vilgilante?
Parar de se preocupar, confiar mais nos outros e pensar positivo.

10 – O CONTROLADOR

A pessoa que quer controlar as ações e os resultados de todos ao seu redor e acredita que tem a melhor visão e estratégia para tudo. Os desafios são estimulantes para ela, mas é um problema quando as coisas saem do seu controle.

Como controlar o Controlador?
Praticar a aceitação e empatia pelos outros.


Portugueses dão prioridade aos cartões virtuais na hora de pagar

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Por: Mariana Barros Cardoso

Após um estudo de meios de pagamento da Minsait a conclusão é clara, são os portugueses os mais que utilizam cartões virtuais nas transações online – o que demonstra o fenómeno da multibancarização -, segundo os dados apresentados no estudo que apontam para a criação de um ecossistema de colaboração entre a Banca e as Bigtech, as Fintech e os Neobancos para o desenvolvimento de novos modelos de negócio e serviços.

Uma das conclusões do IX Relatório de Tendências de Meios de Pagamentos, que acaba de presentar a Minsait Payments traduz-se nas alianças entre o negócio bancário e os novos players tecnológicos que constituem um fator crítico para a evolução dos meios de pagamento, melhorando a competitividade do sector face aos desafios que resultam da chegada do Open Banking.

O relatório (disponível aqui) da Minsait Payments foi realizado com a colaboração de Analistas Financeiros Internacionais (AFI) e incluiu opiniões de mais de 45 executivos do sector bancário e mais de 4.000 inquéritos a clientes bancários de Portugal, Espanha, América Latina e Reino Unido.

Pode-se verificar que cerca de 64% dos executivos entrevistados nos dez países estão conscientes que a concorrência nos próximos anos virá sobretudo das Big Tech, Fintech e Neobancos. Assim, a maioria dos executivos considera que a regulação da concorrência digital e a criação de ecossistemas colaborativos, que integrem esses protagonistas para desenvolver novos modelos de negócio, será a abordagem predominante na indústria bancária.

Os Portugueses preferem meios de pagamento seguros no comércio eletrónico

O pagamento através de criptomoedas é utilizado por 0,3% dos inquiridos e no que se refere ao comércio eletrónico, Portugal apresenta uma baixa proporção de compradores frequentes: apenas 39,1% dos inquiridos faz compras pela Internet pelo menos uma vez por mês, sendo o computador pessoal o dispositivo preferido para aceder a este canal de compra e embora cartões físicos sejam o principal meio de pagamento nas transações online, o cartão virtual já é utilizado por 34,1%, o nível mais alto de todos os países incluídos no inquérito.

Também nas despesas fixas mensais, Portugal se destaca por ser o país que menos usa numerário (moedas e notas) para pagar despesas mensais. Um em cada quatro inquiridos portugueses não utilizaram esta forma de pagamento no mês anterior ao inquérito, tendo pelo menos um cartão deste tipo (virtual) – a quase totalidade dos portugueses inquiridos (97%) tem pelo menos um cartão de débito, uma subida de 2.2 p.p., e 61,3% tem no mínimo um cartão de crédito, o que representa uma descida de 2.3 p.p. face ao ano anterior.

Em contraste, o pagamento das despesas mensais a partir da conta bancária evidencia uma penetração de 69,8% convertendo-se no meio de pagamento principal para quase um quarto (24,1%) dos inquiridos. Apesar disso, os cartões bancários continuam a ser o principal meio de pagamento em 2019, preferido por 47,7% dos inquiridos.

Portugal é o segundo país com menor predisposição dos inquiridos para ceder os seus dados financeiros a este tipo de empresas, só 10,7% manifesta interesse em facilitar os seus dados bancários às denominadas Bigtech, mesmo que essa situação de proporcione algum tipo de benefício.

Por outro lado, mais de 20% dos inquiridos tem interesse em partilhar informação pessoal, que consta das suas redes sociais, com os bancos tradicionais.

A multibancarização é, portanto, uma tendência que está a crescer a um ritmo acelerado, demonstrando que as necessidades financeiras atuais dos consumidores não estão a ser cobertas por uma só entidade.

No que respeita à inovação na autenticação dos pagamentos, a impressão digital leva vantagem sobre as restantes. Quase sete em cada dez portugueses inquiridos (68,8%) prefere este meio de autenticação, entendido como sendo mais seguro, moderno, fácil e rápido que o atual PIN.

Embora ainda não seja o meio preferido de pagamento dos portugueses (escolhido por apenas 1,8%), o pagamento através do telemóvel foi utilizado por 18,2% dos inquiridos, a que se juntam 17,2% de utilizadores que usam apps de pagamento entre particulares (por ex. o MBWay). 

PRIMAVERA nomeia Armanda Machado

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O grupo tecnológico PRIMAVERA BSS acaba de nomear Armanda Machado para dirigir as unidades de negócio de Consultoria nos vários mercados em que está presente.

Com vários anos de experiência no setor das TI, sete deles na multinacional portuguesa sedeada em Braga, Armanda Machado assume agora o desafio de gerir uma equipa de 50 consultores especializados na transformação digital de processos de negócio e na integração de sistemas de informação. 

Até abraçar este novo desafio, a profissional foi responsável pela gestão de projetos de maior dimensão na unidade de grandes contas da PRIMAVERA Ibéria. O novo desafio surge associado à era de grande complexidade tecnológica que se avizinha com a integração entre sistemas, plataformas, aplicações e tecnologias de última geração como a Internet of Things (IoT) e Machine Learning, entre outras.

Licenciada em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho, instituição com a qual a PRIMAVERA mantém uma forte ligação desde a sua génese, Armanda Machado é também Master of Science em TI pela Universidade de Edimburgo. Começou o seu percurso profissional como consultora na Accenture Portugal, onde esteve cinco anos, seguindo-se quase sete como gestora de projetos na Enabler. Antes de integrar a PRIMAVERA, em 2012, desempenhou funções na mesma área na tecnológica indiana Wipro.

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Em que consiste o tratamento de dados pessoais?

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Quais são os seus direitos enquanto titular de dados pessoais?

Qualquer utilizador, enquanto titular de dados pessoais goza dos seguintes direitos no que respeita ao tratamento dos seus dados pessoais:

1  Direito de acesso: sempre que o solicitar, pode obter confirmação sobre se os seus dados pessoais são tratados pela Empresa e aceder a informação sobre os mesmos, como por exemplo, quais as finalidades do tratamento, quais os prazos de conservação, entre outros;

2  Direito de retificação: sempre que considerar que os seus dados pessoais estão incompletos ou inexatos, pode requerer a sua retificação ou que os mesmos sejam completados;

3  Direito a retirar o seu consentimento: Nos casos em que o tratamento dos dados seja feito com base no seu consentimento, poderá retirar o consentimento a qualquer momento.

4  Direito ao apagamento pode solicitar que os seus dados pessoais sejam apagados quando se verifique uma das seguintes situações: (i) os dados pessoais deixem de ser necessários para a finalidade que motivou a sua recolha ou tratamento; (ii) retire o consentimento em que se baseia o tratamento de dados e não exista outro fundamento jurídico para o mesmo; (iii) apresente oposição ao tratamento dos dados e não existam interesses legítimos prevalecentes, a avaliar caso a caso, que justifiquem o tratamento; (iv) os dados pessoais tenham sido tratados ilicitamente; (v) os dados pessoais tenham que ser apagados ao abrigo de uma obrigação jurídica; ou (v) os dados pessoais tenham sido recolhidos no contexto da oferta de serviços da sociedade de informação;

5  Direito à limitação do tratamento: pode requerer a limitação do tratamento dos seus dados pessoais nos seguintes casos: (i) se contestar a exatidão dos seus dados pessoais durante um período de tempo que permita à Empresa verificar a sua exatidão; (ii) se considerar que o tratamento é ilícito; (iii) se a Empresa já não precisar dos dados pessoais para fins de tratamento, mas esses dados forem necessários para efeitos de declaração, exercício ou defesa de um direito num processo judicia; ou (iii) se tiver apresentado oposição ao tratamento e não exista um interesse legítimo prevalecente da Empresa;

6  Direito de portabilidade: poderá solicitar à Empresa a entrega, num formato estruturado, de uso corrente e de leitura automática, os dados pessoais por si fornecidos. Tem ainda o direito de pedir que a Empresa transmita esses dados a outro responsável pelo tratamento, desde que tal seja tecnicamente possível. Note que o direito de portabilidade apenas se aplica nos seguintes casos: (i) quando o tratamento se basear no consentimento expresso ou na execução de um contrato; e (ii) quando o tratamento em causa for realizado por meios automatizados;

7  Direito de não ficar sujeito a decisões individuais exclusivamente automatizadas: apesar de podermos traçar o seu perfil de modo a realizar campanhas de marketing direcionadas, em princípio, não tomaremos decisões que o afetem com base em processos exclusivamente automatizados;

8  Direito de apresentar reclamações junto da autoridade de controlo: Caso pretenda apresentar alguma reclamação relativamente a matérias relacionadas com o tratamento dos seus dados pessoais poderá fazê-lo junto da Comissão Nacional de Proteção de Dados, a autoridade de controlo competente em Portugal. Para mais informações, aceda a www.cnpd.pt.


Como pode exercer os seus direitos?

Pode exercer os seus direitos através dos seguintes canais:

-  E-mail: pode exercer os seus direitos através de e-mail, para o endereço info@pmemagazine.com

-  Carta: pode exercer os seus direitos através de carta, dirigida a e enviada para a Massive Media, Lda., morada: Lisboa Biz - Av. Eng. Arantes e Oliveira, 3, r/c , código postal 1900-221 Lisboa.

Quais as medidas adotadas pela empresa para assegurar a segurança dos seus dados pessoais?

A Massive Media Lda assume o compromisso de garantir a proteção da segurança dos dados pessoais que lhe são disponibilizados, tendo aprovado e implementado rigorosas regras nesta matéria. O cumprimento destas regras constitui uma obrigação de todos aqueles que legalmente aos mesmos acedem.

Tendo presente a preocupação e empenho  na defesa dos dados pessoais, foram adotadas diversas medidas de segurança, de carácter técnico e organizativo, de forma a proteger os dados pessoais que lhe são disponibilizados contra a sua difusão, perda, uso indevido, alteração, tratamento ou acesso não autorizado, bem como contra qualquer outra forma de tratamento ilícito.

Adicionalmente, as entidades terceiras que, no âmbito de prestações de serviços, procedam ao tratamento de dados pessoais em nome e por conta da Massive Media Lda., estão obrigadas a executar medidas técnicas e de segurança adequadas que, em cada momento, satisfaçam os requisitos previstos na legislação em vigor e assegurem a defesa dos direitos do titular dos dados.

Em que circunstâncias existe comunicação dos seus dados pessoais a outras entidades, subcontratantes ou terceiros?

Os seus dados pessoais podem ser utilizados por subcontratantes para que estes os tratem, de forma automática, em nome e por conta da Massive Media Lda. Neste caso tomaremos as medidas contratuais necessárias para garantir que os subcontratantes respeitam e protegem os dados pessoais do titular.

-  Empresas dentro do grupo Massive Media Portugal (poderá encontrar as marcas em www.massivemediaportugal.com)

-  Empresas com quem a Empresa desenvolva parcerias, nomeadamente Dinamize, Mailchimp, E-goi, entre outras a designar;

-  Entidades a quem os dados tenham de ser comunicados por força da lei, como a autoridade tributária.

Em que circunstâncias transferimos os seus dados pessoais para um país terceiro?

A prestação de determinados serviços pela Empresa pode implicar a transferência dos seus dados para fora de Portugal, incluindo para fora da União Europeia ou para Organizações Internacionais.

Em tal caso, a Empresa cumprirá rigorosamente as disposições legais aplicáveis, nomeadamente quanto à determinação da adequabilidade do(s) país(es) de destino no que respeita a proteção de dados pessoais e aos requisitos aplicáveis a tais transferências, incluindo, sempre que aplicável, a celebração dos instrumentos contratuais adequados e que garantem e respeitam as exigências legais em vigor.


Proteção de dados
A Massive Media, Lda. não recolherá automaticamente qualquer tipo de informação pessoal dos seus Utilizadores, os quais poderão navegar no site sem fornecer qualquer género de informação pessoal, permanecendo no anonimato durante a sua visita. No entanto, a Massive Media, Lda. poderá recolher informações que não sejam de carácter pessoal e que se destinem a otimizar a navegação no site.

A informação pessoal voluntariamente fornecida pelo próprio Utilizador ao proceder à compra de produtos/serviços ou ao preencher os formulários do site é para uso exclusivo da Massive Media, Lda. que poderá disponibilizá-los em representação de terceiros (anunciantes e/ou parceiros) sem o prévio consentimento do seu titular. A informação será guardada por um período de dez anos, findo o qual será pedido novo consentimento ao Utilizador.

Este website pode conter acesso a links para outros sites externos cujos conteúdos e políticas de privacidade não são de responsabilidade da Massive Media, Lda.. Assim recomendamos que, ao serem redirecionados para sites externos, os Utilizadores consultem sempre as respetivas políticas de privacidade antes de fornecerem seus dados ou informações.

 

Cookies
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Um cookie é um ficheiro informativo que é enviado do servidor do website para o browser do Utilizador e armazenado no respetivo computador.

Estes cookies serão apenas utilizados pela Massive Media, Lda. e a sua utilização limita-se às seguintes finalidades:

-  Permitir saber quem é o Utilizador e, dessa forma, prestar um serviço melhor, mais seguro e personalizado;

-  Estimar os níveis de utilização dos serviços, garantindo a privacidade e a segurança dos dados.

III) Conteúdos e Responsabilidades

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A Massive Media, Lda., pode atualizar os termos de utilização e a política de privacidade, acompanhando as alterações decorrentes do desenvolvimento e avanços tecnológicos da própria Internet, bem como as alterações legislativas nesta área.

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Assinaturas

As publicações da Massive Media, Lda. podem ter condições de Assinatura diferentes ou estar disponíveis em apenas algumas das plataformas, pelo que o aconselhamos a ler atentamente as concretas condições da publicação que está a assinar e que lhe serão apresentadas no decurso do processo de assinatura.

Caso necessite de qualquer esclarecimento relacionado com qualquer uma das suas Assinaturas, poderá contactar-nos pelo e-mail info@pmemagazine.com ou pelo telefone para o 211 934 140 (dias úteis entre as 9h30 e as 18h30). Mais se informa que os contratos referentes às Assinaturas das publicações são celebrados com a Massive Media, Lda..

Registo e pagamento de assinatura

Caso o pagamento não seja integralmente recepcionado ou caso o pagamento seja cancelado, a Massive Media, Lda.. poderá suspender ou cancelar a sua Assinatura. A Massive Media, Lda. poderá, igualmente, entrar em contacto com o banco/entidade responsável pelo pagamento, bem como com as autoridades competentes, caso suspeite da existência de fraude ou de outro comportamento ilícito ou abusivo por parte do Utilizador. Os pagamentos efectuados não são reembolsáveis, excepto quando seja indicado expressamente o contrário e para as condições indicadas.

Caso deseje alterar o método de pagamento da sua assinatura poderá contactar-nos pelo e-mail info@pmemagazine.com

 

Cancelamento de assinaturas

Pode cancelar a sua assinatura a qualquer momento através do e-mail info@pmemagazine.com. Não procedemos a reembolsos de valores de assinaturas correspondentes a períodos já pagos, salvo questões específicas protegidas pela lei Portuguesa. A Massive Media, Lda. poderá suspender a sua Assinatura em caso de incumprimento dos presentes termos e condições.

 

IV) Jurisdição

Os Termos de Utilização (ponto I) e a Política de Privacidade (ponto II) acima enunciados foram regidos e serão interpretados de acordo com a lei portuguesa.
O utilizador aceita, irrevogavelmente, a jurisdição dos tribunais portugueses para dirimir qualquer conflito decorrente e/ou relacionado com os Termos e Condições, com a Política de Privacidade abaixo enunciada e/ou com a utilização deste website.

 

Litígios

Aos presentes Termos e Condições, bem como qualquer litígio inerente aplica-se a lei portuguesa. Para a resolução de quaisquer litígios, as partes elegem o foro do Tribunal da Comarca de Lisboa, com expressa renúncia a qualquer outro. Adicionalmente, em caso de litígio, o Utilizador, enquanto pessoa singular tem à sua disposição qualquer uma das seguintes entidades de resolução alternativa de litígios, sem prejuízo do recurso ao Tribunal da Comarca de Lisboa:

a) CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo http://www.arbitragemdeconsumo.org/
b) Centro de Arbitragem da Universidade Autónoma de Lisboa (CAUAL) http://arbitragem.autonoma.pt/home.asp
c) Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa http://www.centroarbitragemlisboa.pt/

Mais informações no Portal do Consumidor http://www.consumidor.pt/ e na plataforma europeia de resolução de litígios em linha em http://ec.europa.eu/consumers/odr/

V) Contacto

Para o esclarecimento de qualquer questão relacionada com os presentes termos e condições de utilização do site, o utilizador deverá contactar a Massive Media, Lda., para o seguinte endereço eletrónico: info@pmemagazine.com.

 

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