Quarta-feira, Março 26, 2025
InícioDestaque"Para os próximos 100 anos, o foco continuará no design" - Miguel...

“Para os próximos 100 anos, o foco continuará no design” – Miguel Carvalho

Por: Ana Vieira e Constança Ladeiro


A Adico foi fundada há 105 anos, pelas mãos de Adelino Dias Costa, na região Centro do país. A partir de Estarreja, a fábrica de mobiliário manteve a sua génese e vai já na 3ª geração.

Em 2024 faturou 12 milhões de euros e no universo das três empresas (Adico, CTM e JMS) soma 172 colaboradores. 

Miguel Carvalho, CEO da Adico, em entrevista à PME Magazine destaca o percurso da marca passando pela “Cadeira Portuguesa”, à inovação tecnológica e internacionalização. “A Adico continua a crescer e a expandir-se, mantendo-se fiel às suas raízes e valores que a tornaram uma referência no mobiliário metálico, tanto em Portugal como no mundo”, afirma.

PME Magazine (PME Mag.) – Como surgiu a Adico e quais os seus traços principais que a distinguem no mobiliário metálico, tanto em Portugal como a nível internacional?
Miguel Carvalho (M. C.) – A Adico foi fundada em 1920 por Adelino Dias Costa, em Avanca, Estarreja. Inicialmente, dedicava-se à produção de camas, lavatórios e pequenos cofres em ferro. Construiu a primeira máquina portuguesa para fabricar tubos e ingressou, nos anos 30, no mercado do mobiliário hospitalar, onde se tornou claro o domínio de tecnologias sofisticadas para a época, transformando-se uma referência nacional. Foi também nessa década que surgiu a icónica “Cadeira Portuguesa”, símbolo das esplanadas portuguesas, reconhecida pela sua elegância, robustez e design intemporal. Atributos que foram cada vez mais associadas à marca e acabaram por proporcionar o desenvolvimento de novas linhas.

“a Adico é a mais antiga fábrica de mobiliário metálico em Portugal (…)”

Atualmente, a Adico é a mais antiga fábrica de mobiliário metálico em Portugal e uma das mais antigas da Europa, mantendo-se como uma empresa familiar de capitais totalmente portugueses. A empresa destaca-se pela qualidade, inovação e design dos seus produtos. A Adico continua a crescer e a expandir-se, mantendo-se fiel às suas raízes e valores que a tornaram uma referência no mobiliário metálico, tanto em Portugal como no mundo.

 

Cadeira Portuguesa num estrado de madeira
A Cadeira Portuguesa foi criada em 1930, seguindo a escola alemã Bauhaus (Foto: Divulgação)


PME Mag. – Quais têm sido os maiores desafios e conquistas neste processo de evolução?

M. C. – Ao longo de mais de um século de existência, a Adico enfrentou diversos desafios e alcançou conquistas significativas que moldaram a sua trajetória no setor do mobiliário metálico. A resiliência e a capacidade de se reinventar, equilibrando a preservação do seu legado com a adaptação às exigentes necessidades do atual mercado, é um dos seus maiores desafios, mas é também uma das suas maiores conquistas.

A expansão internacional, com a ampliação da presença global da marca, as parcerias estratégicas implementadas ao longo destes 100 anos com muito sucesso são outras grandes conquistas. Para os próximos 100 anos, o foco continuará no design, que privilegia ergonomia, conforto, durabilidade e na redução da pegada ambiental, assegurando que a inovação está alinhada com práticas sustentáveis.


PME Mag. – Como é que a Adico equilibra a preservação do seu legado, como a Cadeira Portuguesa, com a necessidade de inovação e adaptação às tendências?
M. C. – A longevidade da marca é a prova inequívoca da capacidade da Adico se adaptar aos desafios e exigências dos diferentes mercados. Somos uma empresa fortemente orientada para o mercado, mas com foco no nosso ADN.

Equilibramos a preservação do nosso legado com a inovação através de várias iniciativas que honram a nossa história, enquanto abraçam o design contemporâneo. Aqui destacaria uma das nossas iniciativas mais recentes, desenvolvido em colaboração com o Atelier Daciano da Costa, de que é exemplo a reedição da Cadeira Peninsular. Esta parceria respeita o caráter original das criações de Daciano da Costa, adaptando-as ao contexto atual e garantindo que continuem a inspirar gerações futuras. De portas abertas aos criadores portugueses, estimulando a dinamização do design “falado em português”, a Adico lançou o Prémio de Design “Adico Desenha o Futuro”, um desafio de criatividade e exercício das competências na área do design e do ecodesign, que visa promover a cooperação entre a indústria, a academia e os jovens profissionais em início de carreira.

A integração de Pedro Sottomayor como diretor criativo, é mais um fator de equilíbrio entre tradição e modernidade e a necessidade de continuar a reforçar a identidade da Adico no cenário do design contemporâneo, garantindo a sua relevância no mercado atual.

Cadeira Peninsular, Adico
A cadeira Peninsular, da autoria de Daciano da Costa, pertence ao conjunto de mobiliário projetado para o Grande Casino Peninsular na Figueira da Foz, em 1983 (Foto: Divulgação)


PME Mag. – Quais são as principais inovações tecnológicas que a Adico tem implementado na sua produção? A empresa pretende investir em novas tecnologias ou processos de fabrico nos próximos anos? Se sim, quais?
M. C. – A Adico tem seguido uma política de investimento focada no respeito e continuidade do seu legado e na criação de valor para todos os stakeholders. Nos últimos dois anos, concretizámos um conjunto de iniciativas estratégicas que reforçam essa visão, entre as quais a aquisição da totalidade do capital da JMS, investimentos industriais e ambientais nos diversos polos, que totalizam cerca de 2M, a abertura da primeira loja/showroom fora de Portugal e o reforço da equipa de quadros superiores. Estes avanços refletem o compromisso contínuo da Adico com a inovação, a sustentabilidade e o fortalecimento da sua posição no mercado, sempre alinhada com os seus valores.


PME Mag. – Atualmente, em que mercados internacionais já se encontra a Adico? Para que mercados se pretende expandir num futuro próximo?
M. C. – A Adico já exporta regularmente para cerca de 30 países, consolidando a sua presença no mercado internacional. Embora o nosso foco principal esteja na Europa, a nossa estratégia de internacionalização é ampla e diversificada, contando com parcerias sólidas que nos permitem atuar desde o Canadá até à Coreia do Sul.

Recentemente, alcançámos também sucessos significativos em mercados exigentes como o Japão e a Austrália, reforçando o potencial global da marca. Estamos constantemente atentos a novas oportunidades de expansão, mas, a nossa prioridade é fortalecer a posição nos mercados onde já atuamos. Contudo, continuamos atentos a novas oportunidades que possam valorizar o legado da Adico e onde a nossa experiência e qualidade possam fazer a diferença.

 

PME Mag. – Quais são os maiores desafios atuais da Adico para manter-se competitiva no setor, especialmente em mercados internacionais?
M. C. – O principal desafio da marca é construir um presente e um futuro que consolidem o seu legado centenário, mantendo a autenticidade e a relevância dos nossos produtos.

“Somos uma empresa centenária e familiar, com um produto original e icónico, representativo do que melhor se faz em Portugal”.

Continuamos a levar a Portugalidade além-fronteiras, mas é hora de mudar o paradigma: evoluir da simples exportação para uma verdadeira internacionalização da marca. Embora já estejamos presentes em muitos mercados, é essencial reforçar os relacionamentos existentes e estabelecer novas parcerias estratégicas. A internacionalização bem-sucedida resulta da combinação destes fatores. Estamos preparados para esse desafio. Somos uma empresa centenária e familiar, com um produto original e icónico, representativo do que melhor se faz em Portugal. O “Made in Portugal” é hoje amplamente valorizado, e se ampliarmos a nossa oferta, comunicarmos de forma eficaz, criarmos propostas de valor diferenciadoras para os nossos parceiros comerciais e mantivermos a eficiência produtiva, não há motivo para não superarmos cada obstáculo e conquistarmos novos patamares de sucesso.

PODE GOSTAR DE LER
Continue to the category
PUB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

PUB
PUB

SUSTENTABILIDADE

Continue to the category