Terça-feira, Julho 1, 2025
InícioEmpresas“Phishing aumentou 350% com a pandemia” – João M. Costa

“Phishing aumentou 350% com a pandemia” – João M. Costa

Por: Afonso Godinho

Com a maioria das empresas num modelo atual de trabalho remoto, devido à situação pandémica, a questão da cibersegurança tem vindo a tornar-se cada vez mais importante no quotidiano de várias organizações dos mais diversos setores de atividade. A S21sec, especialista em serviços de segurança e a maior empresa nesta área na Península Ibérica, tem vindo a alertar para o facto de que, atualmente, já não são só os grandes players de mercado que precisam de se preocupar com esta questão.

Em entrevista à PME Magazine, João Machado Costa, VP Sales Portugal na S21sec, aborda o desenvolvimento da empresa nos últimos anos e as mudanças ocorridas em tempo pandémico, referindo os pontos-chave que as empresas e os seus colaboradores devem ter em conta no que à cibersegurança diz respeito.

PME Magazine – Como explica o desenvolvimento da S21sec nos últimos anos?

João Machado Costa – A S21sec é, atualmente, a maior empresa de serviços de cibersegurança da Península Ibérica, com uma vasta experiência no setor que lhe permite oferecer uma cobertura completa de riscos de cibersegurança nos processos de negócio das organizações. Somos uma equipa de 400 especialistas que oferece um nível excecional na investigação, deteção e prevenção de ameaças; peças-chave para ser capaz de reagir mais rapidamente e ser capaz de identificar, diagnosticar e resolver eventuais incidentes no menor tempo possível e com a máxima agilidade. Pertencemos à Sonae Investment Management, o que nos permite garantir a solidez necessária e uma perspetiva de crescimento a curto prazo. Temos mais de 20 anos de experiência neste mercado, o que nos permite oferecer aos nossos clientes os benefícios de um conjunto vasto de serviços que assentam nas melhores práticas.

PME Mag. – De que forma é que a atual situação pandémica veio alterar o vosso desenvolvimento? Qual a principal mudança?

J. M. C. – O desenvolvimento tecnológico até aos dias de hoje e o acesso a um número cada vez maior de plataformas, acesso esse acentuado ainda mais com o teletrabalho, criou uma dependência tecnológica que apanhou de surpresa muitas empresas. Além disso, esta nova normalidade trouxe riscos adicionais relacionados com os mecanismos de acesso remoto para teletrabalho, a proteção de informação nos sistemas e redes utilizados pelos colaboradores fora dos escritórios e a vulnerabilidade a ciberataques. Em termos do nosso desenvolvimento, podemos referir que adaptámos a nossa oferta para cobrir as necessidades atuais das empresas, passando a prestar alguns dos serviços remotamente, aqueles que assim o permitem. Paralelamente, desenvolvemos também serviços específicos para este contexto, para poder apoiar as organizações que se encontram com mais problemas e com menos recursos.

O desenvolvimento tecnológico até aos dias de hoje e o acesso a um número cada vez maior de plataformas criou uma dependência tecnológica que apanhou de surpresa muitas empresas.

PME Mag. – Numa altura em que, com a atual situação pandémica, a presença das empresas no online é cada vez maior, de que forma é feita a sensibilização para as práticas de cibersegurança? Qual o papel que desempenharam nesta mudança de paradigma?

J. M. C. – Durante o período de pandemia, dados da S21sec mostram que os ataques de phishing aumentaram, a nível global, 350%. Também de acordo com o nosso Threat Landscape Report, registámos um aumento significativo de ataques RDDoS ou Ransom Distributed Denial-of-Service sob uma nova metodologia (extorsão sem ataque) para causar medo no setor privado. Os cibercriminosos enviam uma nota juntamente com um ataque de baixo impacto, mas o principal objetivo é amedrontar as vítimas para que paguem a quantia necessária, evitando assim um ataque de maior dimensão. O nosso papel passa por anteciparmos os riscos das organizações com quem trabalhamos, seja através dos nossos vários departamentos de intelligence que nos alertam, por exemplo, para novos tipos de ataques e quais os setores-alvo. No caso de um ataque, nós somos a primeira barreira de defesa, não só na deteção da origem do ataque e o que se pretende atingir, como também estamos lado a lado na estratégia a adotar para cada situação e com as recomendações para os passos que serão necessários ser tomados numa situação como esta. Em novas parcerias fazemos uma avaliação profunda das necessidades do cliente, os riscos, a sua arquitetura digital e também os processos que envolvem elementos externos. Só com uma avaliação correta podemos depois partir para a fase de aconselharmos a melhor solução, de forma a cumprir aquilo que nos é exigido e que seja compatível com o funcionamento diário da empresa. Com o aumento dos ciberataques, sentimos que passámos a ter uma relação mais próxima, não só junto dos profissionais das empresas ligados à área do IT, como também com quem está na liderança e tem um papel importantíssimo na gestão global.

PME Mag. – Têm percecionado alguma mudança de comportamento das empresas em relação à cibersegurança, ao longo do último ano?

J. M. C – Face aos exemplos que partilhámos anteriormente (relativo ao tipo de ataques) e ao aconselhamento que fazemos, as empresas começam a mostrar uma maior abertura para a área da cibersegurança. A exceção, de um ponto de vista positivo, são as empresas ligadas ao setor bancário e dos seguros, por exemplo, que já mostram uma maturidade mais elevada, fruto do maior risco que o seu negócio envolve num caso de um ciberataque. De acordo com os dados que recolhemos, 38% das empresas reconhece que foram vítimas de ataques de phishing no último ano. Quando efetuados com sucesso, o impacto de um ciberataque traz consequências graves não só para o negócio de qualquer organização, mas também para a reputação da marca. Com o aumento do teletrabalho, registámos também um aumento dos ciberataques, com 36% das empresas a não terem a certeza se os seus colaboradores são capazes de prevenir e detetar um ciberataque. No início do processo do teletrabalho, muitas organizações não tiveram o tempo de se adaptar e podemos dar um exemplo prático sobre isso: tivemos conhecimento de empresas que não tinham equipamentos suficientes para todos os funcionários, que acabaram por trabalhar com equipamento pessoal. Sem o saberem, alguns desses equipamentos já estavam comprometidos com software malicioso instalado. Ao aceder através desse equipamento “infetado” ao sistema da empresa, abre-se uma janela de oportunidade para os cibercriminosos. Com o tempo a cibersegurança passou a estar em cima da mesa de quem decide e começa a fazer parte dos pontos-chave do funcionamento diário de qualquer empresa. Apesar desta mudança de comportamento estar a ocorrer, há ainda um longo caminho pela frente, sobretudo nas PME.

Com o tempo a cibersegurança passou a estar em cima da mesa de quem decide e começa a fazer parte dos pontos-chave do funcionamento diário de qualquer empresa.

PME Mag. – Quais as medidas, em termos práticos e de quotidiano, que as empresas devem ter (e passar aos seus colaboradores) no sentido de se precaverem de possíveis ataques informáticos? 

J. M. C – Essa é uma questão muito importante, pois a cibersegurança não passa apenas pelas soluções tecnológicas. O fator humano é bastante importante nesta equação e, por isso, é necessário apostar numa formação cada vez maior de todos os colaboradores para que estejam mais alertas para este tipo de riscos. Recentemente, divulgámos seis recomendações importantes para diminuir o risco de um incidente interno: pense antes de clicar; não confie em promoções, ofertas ou sorteios; verifique a fonte; atualize as suas senhas; instale soluções de segurança nos seus dispositivos e mantenha-os atualizados; e, por fim, tenha cuidado com as informações que publica nas redes sociais.

PME Mag. – Na vossa análise, como é que as PME têm vindo a fazer a gestão desta área?

J. M. C. – Estão no início de um processo que é obrigatório que seja acelerado devido ao atual contexto, mas sem pressas: isto é, que seja um processo feito fase a fase, de forma a cimentar a gestão de riscos sem “quebras” na sua segurança. Além de uma reavaliação dos riscos, é necessário um reforço da cibersegurança através do outsourcing da infraestrutura e dos serviços, mais deteção e respostas a incidentes, programas de gestão de vulnerabilidades, mas também formação e sensibilização em relação à segurança. Acreditamos que é analisando e discutindo o tema da cibersegurança, e comprovando o valor-acrescido que isso terá na reputação da empresa, que se poderá depois partir para uma solução ajustada a cada caso e que o investimento feito compensa largamente face às consequências que um ciberataque terá no caso de ser bem-sucedido.

É necessário um reforço da cibersegurança através do outsourcing da infraestrutura e dos serviços, mais deteção e respostas a incidentes, programas de gestão de vulnerabilidades e formação para este tema.

PME Mag. – Como é que os líderes empresariais podem definir e encarar a questão da cibersegurança nas respetivas empresas?

J. M. C. – É importante que passem a encarar a cibersegurança como uma parte integrante do seu negócio como um todo, e não como uma atividade posterior que surge apenas quando chega a altura de utilizar esse novo serviço, na maioria das vezes já após terem sido assinados contratos. Com a pandemia, muitos orçamentos de cibersegurança foram revistos em baixa, o que é errado, pois o investimento deve ser feito de forma sensata, pois assim a marca de uma organização sairá mais valorizada junto dos seus parceiros, fornecedores e clientes, garantindo uma maior confiança no negócio que executa. A aceleração do e-commerce criou uma maior dependência das empresas junto dos seus sistemas de informação, uma dependência que obrigou a que o tema passasse a estar junto de quem decide. Além disso, esta abertura para o tema da cibersegurança também tem sido notado nos diversos webinars e workshops que a S21sec tem vindo a desenvolver. A lista de participantes tem vindo a ser cada vez mais diversificada, de áreas que não estão relacionadas com a cibersegurança, mas porque começa a haver uma consciencialização do impacto da cibersegurança naquilo que é a cadeia de valor da sua empresa, especialmente quando tocamos em temas como a segurança de sistemas de pagamento ou a segurança industrial e de produção.

PME Mag. – Uma vez que muitos dos colaboradores empresariais não têm conhecimentos, nem competências que lhes permitam gerir e detetar as ameaças informáticas, como pode ser feito este acompanhamento? Existe algum serviço vosso com foco neste campo?

J. M. C. – Além de os colaboradores passarem a ter em conta as recomendações que partilhámos anteriormente, é importante que as organizações se salvaguardem através das seguintes três medidas. Em primeiro lugar, é importante assegurar a robustez dos sistemas de comunicações que utilizam, através de passwords fortes e múltiplos fatores de autenticação (o código no telemóvel, por exemplo, como é utilizado em muitas instituições financeiras). Depois, sempre que se suspeite de algo, deve verificar-se cuidadosamente os endereços de email dos remetentes, assegurando que não há ligeiras variações no nome do domínio de origem ou no estilo de escrita da mensagem. Por fim, destaco ainda a implementação de mecanismos “offline” para a verificação de alteração de dados financeiros, nomeadamente através da confirmação por telefone com um elemento previamente conhecido no cliente ou fornecedor, ou através da exigência de um documento oficial que prove a legitimidade da alteração que está a ser solicitada. Os colaboradores são o elo mais fraco da cadeia de cibersegurança das organizações, pois podem ser alvo de técnicas de engenharia social, como phishing, e precisam de ser formados para conseguirem identificar estas situações e saberem como reagir. A S21sec dispõe de cursos de awareness e sensibilização para os colaboradores, com o objetivo de promover uma cultura de cibersegurança na organização e minimizar a superfície de impacto de uma ameaça. Com mais de 500 projetos executados nesta área, dispomos de uma oferta formativa com base na realidade, em práticas comprovadas por empresas multinacionais e de referência; que não podem nem descuram qualquer aspeto da sua proteção ou pegada digital.

A aceleração do e-commerce criou uma maior dependência das empresas junto dos seus sistemas de informação, uma dependência que obrigou a que o tema passasse a estar junto de quem decide.

PME Mag. – Quais as principais ferramentas que a S21sec tem para oferecer às empresas nesta área? Quais destacaria e porquê? Quais as mais utilizadas pelas PME?

J. M. C. – A S21sec acompanha as empresas ao longo de toda a sua jornada de cibersegurança, e construiu o seu portefólio de forma modular, para abranger soluções para organizações de todas as dimensões e atender a todas as suas necessidades. Numa perspetiva mais pró-ativa e de prevenção, sugerimos serviços como o Diagnóstico integrado de segurança; os Testes de intrusão/red team; os Serviços de formação/sensibilização dos colaboradores; a Device Network Protection e Data Security; ou os Serviços continuados de deteção. Numa fase reativa de resposta a um ataque/incidente de segurança, dispomos de equipas altamente especializadas que apoiam as organizações na contenção expedita dos ciberataques, minimizando o tempo que o cliente fica exposto a data breaches e outros impactos. Temos um serviço denominado DFIR e análise forense, que apoia a cibersegurança quando tudo falhou e apresenta sugestões de melhoria e lições aprendidas para situações futuras.

PODE GOSTAR DE LER
Continue to the category
PUB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

PUB
PUB

SUSTENTABILIDADE

Continue to the category
Termos, Condições e Política de Privacidade
PME Magazine

Termos, Condições e Política de Privacidade

Portal editado por Massive Media, Lda. desde 2016

I) Termos de utilização

Conteúdo e Propriedade Intelectual

Entende-se por “conteúdo do site“, toda a informação presente neste portal, nomeadamente texto, imagens, ilustrações, design gráfico, webdesign e software.

Os direitos de propriedade intelectual sobre todos os conteúdos da revista online que não sejam de fornecimento externo e como tal devidamente identificados, são da titularidade da Massive Media, Lda. ,encontrando-se, como tal, protegidos nos termos gerais de direito e pela legislação nacional e internacional existente relativa à proteção da propriedade industrial, dos direitos de autor e direitos conexos, bem como pela lei da criminalidade informática.

Este website contém ainda textos, ilustrações e fotografias que não podem ser copiados, alterados ou distribuídos sem a autorização expressa dos seus autores.

É expressamente proibida a cópia, alteração, reprodução, exibição, difusão, distribuição, armazenamento, transmissão ou utilização dos conteúdos deste website, por qualquer forma ou para qualquer propósito, sem a prévia autorização expressa da Massive Media, Lda. ou dos seus autores relativamente ao conteúdo que se encontra licenciado e devidamente identificado.

A Massive Media, Lda. e/ou seus diretores e funcionários rejeitam qualquer responsabilidade pela usurpação e uso indevido de qualquer conteúdo do presente website.

A Massive Media, Lda. reserva-se o direito de atuar judicialmente contra os autores de qualquer cópia, reprodução, difusão, exploração comercial não autorizadas ou qualquer outro uso indevido do conteúdo deste website, rejeitando qualquer responsabilidade por qualquer uso indevido do mesmo, por terceiros.

Condições de utilização
O Utilizador poderá descarregar ou copiar material estritamente para uso pessoal, mantendo-se a Massive Media, Lda., titular dos respetivos direitos de autor.

O Utilizador obriga-se a não atacar ou usar ilicitamente os sistemas ou websites da Massive Media, Lda., sendo responsabilizado e suportando todos os custos associados a ações ilícitas que lhe sejam atribuídas.

Entre outras, consideram-se como ações ilícitas:

a) Aceder a uma área/conta não autorizada e respetiva informação;
b) Testar e avaliar a vulnerabilidade do sistema e quebrar a segurança instalada;
c) Instalar ou tentar instalar um vírus no portal;
d) Envio de e-mails não solicitados que incluam promoções ou publicidade a produtos ou serviços;
e) Desencadear ou tentar desencadear ataques tipo “denial of service” (tentativa de tornar os recursos de um sistema indisponíveis para seus Utilizadores).

A Massive Media, Lda. reserva-se o direito de interromper ou suspender o acesso a este website, pelo período que entenda necessário, por quaisquer razões de ordem técnica, administrativa, de força maior ou outras. Sem prejuízo do disposto no número anterior, a Massive Media, Lda. não poderá ainda ser responsabilizada por qualquer suspensão ou interrupção de acesso que venha porventura a ocorrer por causa que não lhe seja imputável ou que seja imputável a título de mera negligência.

Os Utilizadores deste website declaram e garantem que conhecem perfeitamente as características e os constrangimentos, limitações e defeitos da Internet, e nomeadamente que as transmissões de dados e de informações via Internet beneficiam apenas duma fiabilidade técnica relativa, circulando em redes heterogéneas de características e capacidades técnicas diversas, que perturbam o acesso ou que o tornam impossível em certos períodos. Os Utilizadores reconhecem que qualquer site/portal está sujeito a intromissões de terceiros não autorizados e que pode consequentemente ficar interrompido, e que as informações que circulam na Internet não estão protegidas contra eventuais desvios (acesso livre), contra eventuais vírus, e que qualquer pessoa é susceptível de criar uma ligação com acesso ao site/portal e/ou a elementos lá contidos, aceitando correr os riscos inerentes.

A Massive Media, Lda. não pode, em caso algum, ser responsabilizada por danos acidentais ou voluntários sofridos pelos Utilizadores e provocados ou não por terceiros no âmbito da utilização dos serviços fornecidos nos sites ou em outros lugares na Internet a que tenham tido acesso através dele.

A Massive Media, Lda. não é responsável por quaisquer danos que possam ser causados pela utilização do serviço, incluindo a contaminação de vírus.

Sem prejuízo do compromisso de confidencialidade (que se deve ter como uma obrigação de meios) referente à utilização de dados pessoais (ver política de privacidade infra), a Massive Media, Lda. alerta que existem riscos relacionados com a Internet e bases de dados, sendo possível que os dados pessoais constantes do portal possam ser captados e/ou transferidos por terceiros, nomeadamente em países onde os sistemas de proteção de bases de dados pessoais encontrem-se ainda em fases pouco desenvolvidas e onde a proteção é escassa e ineficaz.

Os Utilizadores ao acederem a este website deverão aceitar correr os riscos inerentes à sua atividade como internauta, nomeadamente o risco de eventual transferência de dados em aberto.

II) Política de privacidade

O que são dados pessoais?

Dados pessoais são qualquer informação, de qualquer natureza e independentemente do respetivo suporte, incluindo som e imagem, relativa a uma pessoa singular identificada ou identificável.

É considerada identificável a pessoa singular que possa ser identificada, direta ou indiretamente, designadamente por referência a um nome, número de identificação, dados de localização, identificadores por via eletrónica ou a um ou mais elementos específicos da sua identidade física, fisiológica, genética, mental, económica, cultural ou social.

Em que consiste o tratamento de dados pessoais?

O tratamento de dados pessoais consiste numa operação ou conjunto de operações efetuadas sobre dados pessoais ou conjuntos de dados pessoais, através de meios automatizados, ou não, nomeadamente a recolha, o registo, a organização, a estruturação, a conservação, a adaptação ou alteração, a recuperação, a consulta, a utilização, a divulgação, difusão, comparação, interconexão, a limitação, o apagamento ou a destruição.

Quais são os tipos de dados pessoais que tratamos e qual a finalidade do respetivo tratamento?

Para podermos prestar-lhe os nossos serviços ou enviar-lhe as nossas comunicações, necessitamos de tratar os seus dados pessoais. Para facilidade de compreensão do fundamento e das condições do tratamento dos seus dados pessoais, optamos por enunciar as formas que os disponibilizemos:

1  Envio de newsletters electrónicas com conteúdos e participação de marcas, produtos, serviços e empresas terceiras (anunciantes) através de email: recolha dos dados pessoais nome, email, empresa e consentimento de política de privacidade;

2  Marketing direto e envio de informação sobre os produtos e campanhas da empresa e marcas associadas através de email: recolha dos dados pessoais de nome, email, contacto telefónico e consentimento de política de privacidade;

3  Perfilagem, segmentação comercial e análise de perfis de consumo de utilizadores, subscritores e assinantes: recolha dos dados pessoais de nome, morada, género (sexo), data de nascimento, profissão, habilitações literárias, país, localidade, número de telefone, email, hábitos de consumo nas plataformas digitais (site e app), histórico de subscrições ou remissões de vouchers, frequência de visita, com consentimento e prazo de retenção até retirada do consentimento;

4  Processamento de encomendas efetuadas no presente website: recolha de dados pessoais como nome, morada, número de telefone, email e dados bancários para fins de execução contratual e prazo de retenção até à retirada do consentimento;

5  Faturação de compras efetuadas no presente website:  recolha de dados pessoais como nome, morada e número de identificação fiscal, para efeitos da obrigação legal designadamente no artigo 29º, número 1, alínea b) do código do IVA, com prazo de retenção de 10 (dez) dias após a emissão de fatura nos termos do artigo 52º , número 1 do código do Iva;

6  Processamento de pedidos de informação e gestão de eventuais reclamações apresentadas pelo utilizador relativamente a produtos disponíveis no presente website: recolha de dados pessoais como nome, morada, número de telefone e email, com a finalidade legítima do responsável do tratamento de dados dar resposta às solicitações dos interessados em melhorar a qualidade de serviço, com prazo de retenção de seis meses após o envio da resposta.

Quais são os seus direitos enquanto titular de dados pessoais?

Qualquer utilizador, enquanto titular de dados pessoais goza dos seguintes direitos no que respeita ao tratamento dos seus dados pessoais:

1  Direito de acesso: sempre que o solicitar, pode obter confirmação sobre se os seus dados pessoais são tratados pela Empresa e aceder a informação sobre os mesmos, como por exemplo, quais as finalidades do tratamento, quais os prazos de conservação, entre outros;

2  Direito de retificação: sempre que considerar que os seus dados pessoais estão incompletos ou inexatos, pode requerer a sua retificação ou que os mesmos sejam completados;

3  Direito a retirar o seu consentimento: Nos casos em que o tratamento dos dados seja feito com base no seu consentimento, poderá retirar o consentimento a qualquer momento.

4  Direito ao apagamento pode solicitar que os seus dados pessoais sejam apagados quando se verifique uma das seguintes situações: (i) os dados pessoais deixem de ser necessários para a finalidade que motivou a sua recolha ou tratamento; (ii) retire o consentimento em que se baseia o tratamento de dados e não exista outro fundamento jurídico para o mesmo; (iii) apresente oposição ao tratamento dos dados e não existam interesses legítimos prevalecentes, a avaliar caso a caso, que justifiquem o tratamento; (iv) os dados pessoais tenham sido tratados ilicitamente; (v) os dados pessoais tenham que ser apagados ao abrigo de uma obrigação jurídica; ou (v) os dados pessoais tenham sido recolhidos no contexto da oferta de serviços da sociedade de informação;

5  Direito à limitação do tratamento: pode requerer a limitação do tratamento dos seus dados pessoais nos seguintes casos: (i) se contestar a exatidão dos seus dados pessoais durante um período de tempo que permita à Empresa verificar a sua exatidão; (ii) se considerar que o tratamento é ilícito; (iii) se a Empresa já não precisar dos dados pessoais para fins de tratamento, mas esses dados forem necessários para efeitos de declaração, exercício ou defesa de um direito num processo judicia; ou (iii) se tiver apresentado oposição ao tratamento e não exista um interesse legítimo prevalecente da Empresa;

6  Direito de portabilidade: poderá solicitar à Empresa a entrega, num formato estruturado, de uso corrente e de leitura automática, os dados pessoais por si fornecidos. Tem ainda o direito de pedir que a Empresa transmita esses dados a outro responsável pelo tratamento, desde que tal seja tecnicamente possível. Note que o direito de portabilidade apenas se aplica nos seguintes casos: (i) quando o tratamento se basear no consentimento expresso ou na execução de um contrato; e (ii) quando o tratamento em causa for realizado por meios automatizados;

7  Direito de não ficar sujeito a decisões individuais exclusivamente automatizadas: apesar de podermos traçar o seu perfil de modo a realizar campanhas de marketing direcionadas, em princípio, não tomaremos decisões que o afetem com base em processos exclusivamente automatizados;

8  Direito de apresentar reclamações junto da autoridade de controlo: Caso pretenda apresentar alguma reclamação relativamente a matérias relacionadas com o tratamento dos seus dados pessoais poderá fazê-lo junto da Comissão Nacional de Proteção de Dados, a autoridade de controlo competente em Portugal. Para mais informações, aceda a www.cnpd.pt.


Como pode exercer os seus direitos?

Pode exercer os seus direitos através dos seguintes canais:

-  E-mail: pode exercer os seus direitos através de e-mail, para o endereço info@pmemagazine.com

-  Carta: pode exercer os seus direitos através de carta, dirigida a e enviada para a Massive Media, Lda., morada: Lisboa Biz - Av. Eng. Arantes e Oliveira, 3, r/c , código postal 1900-221 Lisboa.

Quais as medidas adotadas pela empresa para assegurar a segurança dos seus dados pessoais?

A Massive Media Lda assume o compromisso de garantir a proteção da segurança dos dados pessoais que lhe são disponibilizados, tendo aprovado e implementado rigorosas regras nesta matéria. O cumprimento destas regras constitui uma obrigação de todos aqueles que legalmente aos mesmos acedem.

Tendo presente a preocupação e empenho  na defesa dos dados pessoais, foram adotadas diversas medidas de segurança, de carácter técnico e organizativo, de forma a proteger os dados pessoais que lhe são disponibilizados contra a sua difusão, perda, uso indevido, alteração, tratamento ou acesso não autorizado, bem como contra qualquer outra forma de tratamento ilícito.

Adicionalmente, as entidades terceiras que, no âmbito de prestações de serviços, procedam ao tratamento de dados pessoais em nome e por conta da Massive Media Lda., estão obrigadas a executar medidas técnicas e de segurança adequadas que, em cada momento, satisfaçam os requisitos previstos na legislação em vigor e assegurem a defesa dos direitos do titular dos dados.

Em que circunstâncias existe comunicação dos seus dados pessoais a outras entidades, subcontratantes ou terceiros?

Os seus dados pessoais podem ser utilizados por subcontratantes para que estes os tratem, de forma automática, em nome e por conta da Massive Media Lda. Neste caso tomaremos as medidas contratuais necessárias para garantir que os subcontratantes respeitam e protegem os dados pessoais do titular.

-  Empresas dentro do grupo Massive Media Portugal (poderá encontrar as marcas em www.massivemediaportugal.com)

-  Empresas com quem a Empresa desenvolva parcerias, nomeadamente Dinamize, Mailchimp, E-goi, entre outras a designar;

-  Entidades a quem os dados tenham de ser comunicados por força da lei, como a autoridade tributária.

Em que circunstâncias transferimos os seus dados pessoais para um país terceiro?

A prestação de determinados serviços pela Empresa pode implicar a transferência dos seus dados para fora de Portugal, incluindo para fora da União Europeia ou para Organizações Internacionais.

Em tal caso, a Empresa cumprirá rigorosamente as disposições legais aplicáveis, nomeadamente quanto à determinação da adequabilidade do(s) país(es) de destino no que respeita a proteção de dados pessoais e aos requisitos aplicáveis a tais transferências, incluindo, sempre que aplicável, a celebração dos instrumentos contratuais adequados e que garantem e respeitam as exigências legais em vigor.


Proteção de dados
A Massive Media, Lda. não recolherá automaticamente qualquer tipo de informação pessoal dos seus Utilizadores, os quais poderão navegar no site sem fornecer qualquer género de informação pessoal, permanecendo no anonimato durante a sua visita. No entanto, a Massive Media, Lda. poderá recolher informações que não sejam de carácter pessoal e que se destinem a otimizar a navegação no site.

A informação pessoal voluntariamente fornecida pelo próprio Utilizador ao proceder à compra de produtos/serviços ou ao preencher os formulários do site é para uso exclusivo da Massive Media, Lda. que poderá disponibilizá-los em representação de terceiros (anunciantes e/ou parceiros) sem o prévio consentimento do seu titular. A informação será guardada por um período de dez anos, findo o qual será pedido novo consentimento ao Utilizador.

Este website pode conter acesso a links para outros sites externos cujos conteúdos e políticas de privacidade não são de responsabilidade da Massive Media, Lda.. Assim recomendamos que, ao serem redirecionados para sites externos, os Utilizadores consultem sempre as respetivas políticas de privacidade antes de fornecerem seus dados ou informações.

 

Cookies
Para poder prestar um serviço mais personalizado, este website utiliza cookies para recolher e guardar informação.

Um cookie é um ficheiro informativo que é enviado do servidor do website para o browser do Utilizador e armazenado no respetivo computador.

Estes cookies serão apenas utilizados pela Massive Media, Lda. e a sua utilização limita-se às seguintes finalidades:

-  Permitir saber quem é o Utilizador e, dessa forma, prestar um serviço melhor, mais seguro e personalizado;

-  Estimar os níveis de utilização dos serviços, garantindo a privacidade e a segurança dos dados.

III) Conteúdos e Responsabilidades

A informação presente neste site foi incluída de boa fé e serve exclusivamente para informação direta do utente, sendo a sua utilização de sua exclusiva responsabilidade.

A Massive Media, Lda., sem prejuízo do cumprimento das regras de proteção de dados pessoais, reserva-se ao direito de realizar alterações e correções, suspender, interromper ou encerrar o site quando o considerar apropriado, sem necessidade de pré-aviso e pelo período que entender necessário, por quaisquer razões de ordem técnica, administrativa, de força maior ou outra, não podendo por tal ser responsabilizada.

A Massive Media, Lda. e/ou seus diretores e funcionários, não se responsabilizam nem poderão vir a ser responsabilizados pelas hiperligações existentes no seu serviço para sites de terceiros. Estas hiperligações são fornecidas unicamente para a conveniência e acessibilidade do utilizador, não sendo a Massive Media, Lda., e/ou seus diretores e funcionários responsáveis pelo conteúdo desses sites de terceiros, sendo o seu acesso e visita da inteira responsabilidade do utilizador.

A Massive Media, Lda. e/ou seus diretores e funcionários não se responsabilizam ainda pelas políticas de privacidade dos sites de terceiros, sendo que as hiperligações eventualmente existentes não implicam a aceitação dos respetivos conteúdos nem uma associação com os seus proprietários por parte da Massive Media, Lda..

A Massive Media, Lda., pode atualizar os termos de utilização e a política de privacidade, acompanhando as alterações decorrentes do desenvolvimento e avanços tecnológicos da própria Internet, bem como as alterações legislativas nesta área.

A Massive Media, Lda. e/ou seus diretores e funcionários não assumem responsabilidade ou obrigação por qualquer ação ou conteúdo transmitidos por ou entre o utilizador e ou quaisquer terceiros dentro ou fora deste site e apesar de atenta ao conteúdo editorial, não exerce nem pode exercer controlo sobre todas as mensagens.

A Massive Media, Lda., e/ou seus diretores e funcionários não se responsabilizam nem poderão ser responsabilizados pela veracidade e exatidão dos dados ou conteúdos colocados diretamente pelo utilizador ao qual caberá a inteira responsabilidade.

O utilizador concorda em não transmitir a este site qualquer conteúdo ilícito, ameaçador, insultuoso, racista, discriminatório, acusatório, difamatório, ofensivo, obsceno, escandaloso ou pornográfico, ou qualquer outro conteúdo que possa constituir ou encorajar conduta que apele à violência e a atos ilícitos, reservando-se a o direito de apagar qualquer mensagem com esse conteúdo.

O utilizador compromete-se também a não fazer quaisquer operações que possam prejudicar o funcionamento das áreas de debate do site ou a aceder a uma área/conta e respetivos conteúdos sem a respetiva autorização, testar, avaliar ou quebrar a vulnerabilidade das seguranças instaladas, instalar ou tentar instalar vírus ou programas que o danifiquem e/ou contaminem, desencadear ou tentar desencadear ataques do tipo “denial of service” ou aconselhar terceiros a fazê-lo.

O utilizador compromete-se a não inserir mensagens de teor publicitário (salvo nos casos expressamente autorizados pela Massive Media, Lda., caso em que o utilizador se obriga a cumprir a legislação em vigor, nomeadamente o Código da Publicidade) ou de sua própria promoção. É expressamente proibida a utilização do site para fins ilegais ou quaisquer outros fins que possam ser considerados prejudiciais à imagem da Massive Media, LDA.

O desrespeito pelas regras éticas de utilização e de boa educação implicam a desvinculação do utilizador dos referidos serviços, sendo a usurpação, a contrafação, o aproveitamento do conteúdo usurpado ou contrafeito, a identificação ilegítima e a concorrência desleal punidos nos termos da legislação em vigor.

A Massive Media, Lda., cooperará plenamente com quaisquer autoridades competentes para aplicação da lei ou decisão de tribunal que solicite ou ordene a revelação da identidade ou ajuda na identificação ou localização de qualquer pessoa que transmita tal conteúdo.

O utilizador será responsabilizado pelo não cumprimento dos Termos de Utilização do presente site de acordo com a legislação civil e penal aplicável. A Massive Media, Lda., poderá, com base numa participação ou comunicação, averiguar se o conteúdo transmitido a este site por qualquer utilizador está a violar os termos e condições e determinar a sua remoção.

O utilizador deste site concorda em defender, indemnizar e isentar de responsabilidade a Massive Media, Lda., e/ou seus diretores e funcionários de e contra qualquer reivindicação ou demanda apresentada por quaisquer terceiros, bem como de todas as obrigações, danos, custos e despesas associados (incluindo, sem limitação, honorários razoáveis de advogados) decorrentes e/ou relacionados com a utilização deste site por parte do utilizador, conteúdos por este transmitidos a este site, violação pelo utilizador de quaisquer direitos de terceiros e/ou violação por parte do utilizador dos Termos de Utilização.

 

Assinaturas

As publicações da Massive Media, Lda. podem ter condições de Assinatura diferentes ou estar disponíveis em apenas algumas das plataformas, pelo que o aconselhamos a ler atentamente as concretas condições da publicação que está a assinar e que lhe serão apresentadas no decurso do processo de assinatura.

Caso necessite de qualquer esclarecimento relacionado com qualquer uma das suas Assinaturas, poderá contactar-nos pelo e-mail info@pmemagazine.com ou pelo telefone para o 211 934 140 (dias úteis entre as 9h30 e as 18h30). Mais se informa que os contratos referentes às Assinaturas das publicações são celebrados com a Massive Media, Lda..

Registo e pagamento de assinatura

Caso o pagamento não seja integralmente recepcionado ou caso o pagamento seja cancelado, a Massive Media, Lda.. poderá suspender ou cancelar a sua Assinatura. A Massive Media, Lda. poderá, igualmente, entrar em contacto com o banco/entidade responsável pelo pagamento, bem como com as autoridades competentes, caso suspeite da existência de fraude ou de outro comportamento ilícito ou abusivo por parte do Utilizador. Os pagamentos efectuados não são reembolsáveis, excepto quando seja indicado expressamente o contrário e para as condições indicadas.

Caso deseje alterar o método de pagamento da sua assinatura poderá contactar-nos pelo e-mail info@pmemagazine.com

 

Cancelamento de assinaturas

Pode cancelar a sua assinatura a qualquer momento através do e-mail info@pmemagazine.com. Não procedemos a reembolsos de valores de assinaturas correspondentes a períodos já pagos, salvo questões específicas protegidas pela lei Portuguesa. A Massive Media, Lda. poderá suspender a sua Assinatura em caso de incumprimento dos presentes termos e condições.

 

IV) Jurisdição

Os Termos de Utilização (ponto I) e a Política de Privacidade (ponto II) acima enunciados foram regidos e serão interpretados de acordo com a lei portuguesa.
O utilizador aceita, irrevogavelmente, a jurisdição dos tribunais portugueses para dirimir qualquer conflito decorrente e/ou relacionado com os Termos e Condições, com a Política de Privacidade abaixo enunciada e/ou com a utilização deste website.

 

Litígios

Aos presentes Termos e Condições, bem como qualquer litígio inerente aplica-se a lei portuguesa. Para a resolução de quaisquer litígios, as partes elegem o foro do Tribunal da Comarca de Lisboa, com expressa renúncia a qualquer outro. Adicionalmente, em caso de litígio, o Utilizador, enquanto pessoa singular tem à sua disposição qualquer uma das seguintes entidades de resolução alternativa de litígios, sem prejuízo do recurso ao Tribunal da Comarca de Lisboa:

a) CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo http://www.arbitragemdeconsumo.org/
b) Centro de Arbitragem da Universidade Autónoma de Lisboa (CAUAL) http://arbitragem.autonoma.pt/home.asp
c) Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa http://www.centroarbitragemlisboa.pt/

Mais informações no Portal do Consumidor http://www.consumidor.pt/ e na plataforma europeia de resolução de litígios em linha em http://ec.europa.eu/consumers/odr/

V) Contacto

Para o esclarecimento de qualquer questão relacionada com os presentes termos e condições de utilização do site, o utilizador deverá contactar a Massive Media, Lda., para o seguinte endereço eletrónico: info@pmemagazine.com.

 

Política de Cookies

O site da PME Magazine usa cookies para melhorar o desempenho e a sua experiência como utilizador.

O que são Cookies?

Cookies são pequenos ficheiros de texto que o Site coloca no seu computador, smartphone ou tablet, ao aceder.

Estes ficheiros recolhem um conjunto de informações sobre a sua navegação no site e são utilizados para facilitar a sua experiência de utilização e torná-la mais simples, e não danificam o seu computador.

 

Para que se utilizam os cookies?

A informação recolhida pelos nossos cookies ou cookies de terceiros traduz-se em variáveis de sessão e padrões de utilização e tem como principal objetivo a adaptação do site aos interesses dos nossos utilizadores e identificar o utilizador durante a sessão.

Esta informação tem como única finalidade viabilizar e melhorar o desempenho técnico do Site e a sua experiência de utilização.

 

Que tipo de cookies estão a ser utilizados?

Os cookies neste Site são utilizados para, nomeadamente:

- Cookies analíticos - para fornecer dados estatísticos anónimos relativos à utilização dos sites, como por exemplo, os sites de onde provêm, as páginas visitadas, o número de visitantes e o software utilizado pelo cliente.

- Cookies de funcionalidade - guardam as preferências do utilizador relativamente à utilização do site, para que não seja necessário voltar a configurar o site cada vez que o visita.

- Cookies de sessão - são "cookies" temporários que permanecem na pasta de "cookies" do seu browser até que abandone a página Web, sendo que nenhum fica registado na unidade de disco do utilizador. As informações obtidas por meio destes "cookies" servem para analisar tipos de tráfego no site, oferecendo assim uma melhor experiência de navegação, melhoria de conteúdos disponibilizados e maior facilidade de utilização.

 

Este Site utiliza cookies para outras finalidades?

Não. Os cookies utilizados não armazenam qualquer informação pessoal dos utilizadores, considerada sensível. Da mesma forma, também não utilizamos cookies para encaminhar publicidade aos nossos utilizadores, seja para fins publicitários próprios ou de terceiros.

No entanto utilizamos cookies de terceiros, nomeadamente do google que permitem analisar estatisticamente a utilização do site e armazenam informações relativas ao comportamento do usuário com o objetivo de conhecer hábitos de navegação e por eventualmente mostrar-lhe publicidade relacionada com o seu perfil de navegação.

 

Quem tem acesso à informação armazenada nos cookies?

A informação armazenada pelos nossos cookies é utilizada exclusivamente pelo próprio utilizador enquanto navega no site, sendo eliminada quando este termina a sua sessão no browser de Internet.

A informação armazenada por cookies de terceiros, nomeadamente pelo Google é transmitida e armazenada pela Google Inc. (uma empresa dos Estados Unidos da América), pelo que sugerimos uma consulta à página de privacidade da Google Analytics, https://developers.google.com/analytics/devguides/collection/analyticsjs/cookie-usage.

 

É possível desactivar a utilização de cookies?

Sim, os cookies podem ser desactivados no seu browser. No entanto, ao realizar esta acção, deixa de contribuir para a melhoria contínua que pretendemos oferecer sempre aos nossos clientes e algumas funcionalidades poderão deixar de estar acessiveis.

Para bloquear ou apagar os cookies, pode fazê-lo modificando a configuração do seu browser no menu “Preferências” ou “Ferramentas”. Para mais detalhes sobre a configuração dos cookies, consulte o menu “Ajuda” do seu browser.

Nos links seguintes poderá encontrar informação mais detalhada de como configurar ou desactivar "cookies" em cada browser: