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PME portuguesas presença digital
Apenas 35% dos inquiridos pretendem começar o seu processo de digitalização (Foto: Pixabay)

PME portuguesas de comércio e retalho sem presença digital

Estudo da multinacional Sage indica que 45% das PME portuguesas no setor de comércio e retalho não tira partido dos recursos digitais. O estudo incluiu um inquérito a várias empresas nacionais na tentativa de perceber o impacto da pandemia nos respetivos negócios, bem como de que forma é se estão a desenvolver ao nível digital.

O estudo da Sage, empresa líder de mercado em soluções de gestão empresarial na Cloud, avança que 45% das empresas portuguesas no setor do comércio e retalho não tem qualquer website ou rede social própria, o que as impede de explorar o seu potencial máximo. A situação pode agravar-se se for tida em conta a atual situação pandémica, que obrigou ao confinamento e encerramento de muitos pontos de venda.

Dentro das empresas que não têm presença digital, mais de metade justifica essa lacuna com a falta de recursos, tanto financeiros como de conhecimento técnico. Além disto, o estudo indica que 65% das empresas deste setor ainda não realiza vendas online, o que pode ter sido um contributo para os 71% de inquiridos que afirmam ter perdido receitas desde o início da pandemia.

Apesar das perdas financeiras, as empresas inquiridas não parecem estar dispostas a desenvolver a sua transição digital, uma vez que apenas 35% dos inquiridos afirma que pretende iniciar esse processo ao longo de 2021, investindo em equipamentos e infraestruturas que garantam a sua presença e poder online.

O Country Manager da Sage Portugal, Josep María Raventós, mostra-se preocupado com os resultados obtidos pelo estudo e com a necessidade de mudança de mentalidades, sublinhando que “a digitalização é a alavanca da recuperação económica do país”, sendo necessário “apostar neste setor e oferecer-lhe ferramentas, conhecimentos e condições para implementar um plano de recuperação eficaz”.