O Banco Europeu de Investimento (BEI) e a Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD) vão disponibilizar 200 milhões de euros para apoiar a modernização e capitalização de PME e mid-caps portuguesas que tenham sido objeto de reestruturação.
O contrato foi assinado, na semana passada, no Porto, pela vice-presidente do BEI, Emma Navarro, e pelo presidente da Comissão Executiva da IFD, Henrique Cruz, na presença do ministro da Economia, Pedro Siza Vieira.
“O banco da UE concederá um empréstimo de 100 milhões de EUR à IFD, e a instituição de fomento nacional portuguesa assegurará que os intermediários financeiros complementem o empréstimo do BEI com, pelo menos, o mesmo montante em benefício das PME e mid-caps”, refere a IFD em comunicado.
O documento acrescenta que esta medida visa “concretizar mais uma das medidas previstas no Programa Capitalizar, operacionalizado pelo Ministério da Economia: proporcionar o acesso ao financiamento a empresas recentemente reestruturadas, que têm maiores dificuldades em aceder ao crédito bancário”.