Home / Opinião / Porquê investir no TikTok?
TikTok bernardo marques
Bernardo Marques, sócio do Grupo República 45 (Foto: Divulgação)

Porquê investir no TikTok?

Por: Bernardo Marques, sócio do Grupo República 45

TikTok, ou Douyin, como foi inicialmente lançado na China, é uma aplicação de partilha de vídeos da empresa Bytedance. Foi lançada para o mercado chinês em 2016 e em 2017 para todo o mundo em dispositivos IOS e Android. Os dados de 2021 revelaram que o TikTok contou com mais de 2,6 biliões de downloads em todo o mundo. Segundo estudos recentes da Marktest, o TikTok está a emergir em Portugal. Ao que tudo indica, esta rede social, que apenas entrou nestes estudos no ano passado, apresentou uma subida de 5,4% face ao ano anterior, ultrapassando já o WhatsApp, que apresentou uma descida de 3,2% de utilizadores face ao ano anterior. Estes dados podem ser a prova de que precisa de começar a olhar para o TikTok como um potencial difusor de publicidade e campanhas de âmbito nacional.

Apesar de sobreviver à base de pequenos vídeos e de ainda existirem muitas falhas de regulamentação quanto ao papel dos influencers no TikTok, as marcas já podem tirar partido das suas potencialidades. Como?

O TikTok possui um modelo freemium. Este modelo provém da junção de palavras free e premium e consiste num sistema de negócio, no qual o proprietário ou presta- dor de serviços oferece, de forma gratuita, recursos básicos aos utilizadores. O utilizador só paga estes recursos se pretender opções mais avançadas ou suplementares. Mas e se quiser chegar ao seu público-alvo de forma orgânica?

Assine a PME Magazine em papel para ler o artigo na íntegra ou subscreva a edição digital aqui.