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Estudo realizado entre fevereiro de 2020 e outubro de 2021 (Foto: Arquivo)

Portal da Queixa com mais 16 mil queixas nos serviços públicos

No ano de 2021 houve um aumento de 19% (+15984 queixas), face a 2020, sendo o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (5123 queixas), a Segurança Social (2080 queixas), as Câmaras Municipais (1903) e o Serviço Nacional de Saúde (SNS) (1573 queixas) as entidades que sofreram mais reclamações, segundo o comunicado enviado às redações.

As queixas feitas ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) estão relacionadas com renovações, emissões, trocas ou outros assuntos da carta de condução, já a Segurança Social recebeu mais reclamações respetivas às atribuições de subsídios, pensões, reformas e apoios. Por haver falta de resposta por parte da Segurança Social, o índice de satisfação da entidade é de 17,7% e a sua taxa de resposta é de 17,5%.

As Câmaras Municipais/Municípios foram alvos de queixas sobre a manutenção de infraestruturas e espaços e no que toca ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), as queixas têm que ver com a qualidade no atendimento dos serviços e com a vacinação e emissão de certificados digitais Covid-19.

Para além das reclamações a estas entidades também se pode contar com o Instituto dos Registos e Notariado (IRN) com 786 queixas, os Transportes Aéreos Portugueses (TAP) com 752 queixas, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) com 627 queixas, o Instituto Nacional de Estatística (INE) com 404 reclamações, o Ministério da Educação com 403 queixas e, por fim, a Autoridade Tributária e Aduaneira com 350 queixas.