Mais de três mil bolsas de competências digitais serão distribuídas pela Google Portugal, com os certificados de formação online a englobarem áreas como a análise de dados, o design de interfaces digitais, a gestão de projetos e apoio técnico em tecnologias de informação.
Numa parceria com a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC) e com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), a Google Portugal vai distribuir mais de três mil bolsas de competências digitais, que dão acesso a certificados de formação online.
Bernardo Correia, o Country Manager da Google em Portugal, sublinha o compromisso da empresa no apoio à economia portuguesa, garantindo que estas formações profissionais podem constituir uma ajuda ao desenvolvimento da capacitação digital dos portugueses. A formação, explica, será com base em análise de dados, design de interfaces digitais, gestão de projetos e apoio técnico em tecnologias de informação.
Reiterando a importância da transição digital, o diretor da Google Portugal afirma que os cursos serão realizados “à velocidade do formando”, sendo que terá uma totalidade de cerca de 125 horas que deverão ser distribuídas de modo a constituir uma média de 10 horas semanais.
Com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social a apoiar a iniciativa, a respetiva ministra, Ana Mendes Godinho, enaltece o programa que considera incluir as pessoas neste processo de digitalização.
A seleção dos candidatos irá ter em conta a igualdade de género e o foco nos desempregados, localizados, na sua globalidade, em Lisboa e Porto. A iniciativa surge englobada no plano de inclusão social e literacia digital do país, na sequência do compromisso assinado entre a Google e o governo, no passado mês de outubro.