Portugal e Espanha estão a desenvolver a primeira base aérea de combate a incêndios, localizada na fronteira com Chaves, que possibilitará o acolhimento de vários tipos de aeronaves especializadas no combate às chamas, de acordo com a Junta da Galiza.
Portugal e Espanha vão passar a ter uma fronteira especializada no combate a incêndios, a partir de uma base aérea transfronteiriça localizada perto de Chaves, de acordo com um comunicado emitido pela Junta da Galiza.
O projeto Interlumes, assim denominado, surge na sequência do impacto negativo que os incêndios têm tido ao longo dos últimos anos, pelo que os dois países decidem agora unir-se na tentativa de combater este flagelo.
Este é um projeto que foi aprovado no final do passado mês de março, integrando o programa de cooperação Interreg V-A Espanha-Portugal, sendo também englobado no plano de atividades de 2021 apontado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
O objetivo das ações desta base aérea, de acordo com as entidades responsáveis pela mesma, passa pelo apoio no combate a incêndios florestais localizados na fronteira entre os dois países, tomando partido das infraestruturas de apoio à utilização de meios aéreos providenciados por Portugal e Espanha.