Por: Djeisibel Lopes
A nova edição da Maison&Objet, um certame mundial para os setores do mobiliário e design de interiores, começa esta quinta-feira e irá contar com a presença de 36 marcas nacionais.
Até ao próximo dia 11 de setembro, todos os visitantes poderão conhecer as últimas novidades do design “Made in Portugal” na capital do principal mercado de exportação das empresas portuguesas.
No ano passado, o cluster do mobiliário e afins superou o seu melhor ano de sempre desde o início da pandemia, tendo registado um aumento de 8% face ao valor recorde de 2019. As exportações da fileira continuam numa trajetória crescente e, nos seis primeiros meses deste ano, subiram 15% em termos homólogos, com um total de vendas que já supera os 1.000 milhões de euros.
“As empresas nacionais são uma presença constante na Maison&Objet e estas sucessivas participações marcam a evolução positiva que o design e mobiliário português têm traçado, em especial na última década”, conta Joaquim Carneiro, presidente da APIMA, Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins.
O dirigente revela que o esforço das empresas nacionais resulta no reconhecimento de valores, como a qualidade, inovação e excelência, que corporizam a indústria portuguesa a nível internacional.
Em janeiro deste ano, o evento contou com mais de 60.000 visitantes e Portugal esteve entre os dez países mais bem representados, entre as 144 nações que levaram até Paris acima de 2.300 marcas.
Em setembro, será também possível conhecer o melhor do design oriundo de Portugal nas feiras espanholas Intergift e Habitat València.