Dados revelados pelo Eurostat indicam que, só em 2019, as famílias europeias gastaram, em média, 956 mil milhões de euros em comida e bebidas não alcoólicas.
Segundo dados divulgados esta segunda-feira pelo gabinete de estatística europeu Eurostat, relativos ao ano de 2019, foram as famílias da Roménia as que mais despesas tiveram com alimentação e bebidas não alcoólicas (cerca de 26% do total da despesa). Em segundo lugar estão a Lituânia (20,2%) e a Estónia (19,3%).
No lado oposto do espetro europeu, com valores inferiores a 10%, estão a Irlanda (8,6%), o Luxemburgo (8,9%) e a Áustria (9,7%).
O Reino Unido, ex-membro da União Europeia, é o país com menor percentagem de despesa familiar neste segmento, com cerca de 8%.
Já Portugal encontra-se em 10.º lugar da lista, com cerca de 16% das despesas dos agregados familiares a ser destinada à alimentação e consumo de bebidas não alcoólicas.
No total, as despesas relacionadas com este segmento representam a terceira maior categoria de despesa familiar (com cerca de 13% da despesa total de consumo), ultrapassadas pela “habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis”, que totalizaram mais de 23%.