Terça-feira, Dezembro 3, 2024
InícioMercadoEconomiaPortugal regista aumento das insolvências no mês de julho

Portugal regista aumento das insolvências no mês de julho

Por: Djeisibel Lopes

De acordo com os dados da COSEC, uma companhia de Seguro de Crédito, foi registado, no mês de julho, um aumento de 12% nas insolvências face ao período homólogo do ano passado.

As as micro e pequenas empresas são as que têm registado um maior número de insolvências no país, com as geografias Porto e Lisboa a serem as mais afetadas.

O contexto económico atual também contribuiu para o aumento das insolvências em Portugal, pelo que a inflação tem retirado poder de compra às famílias e diminuído as margens de lucro das empresas.

Segundo as perspetivas da acionista da COSEC, Allianz Trade, Portugal deverá terminar o ano com um aumento de cerca de 19% nas insolvências, quando comparado com o ano passado. Mas apesar das estimativas da companhia para a economia do país apontarem para um crescimento no PIB na casa dos 2,5% em 2023, as perspetivas para a área do euro são pouco otimistas.

A Zona Euro continua a enfrentar um clima económico desafiante, que trará consequências para as empresas. Não é de descartar uma nova subida dos juros por parte do Banco Central Europeu em setembro; os preços continuam a subir, embora a um ritmo mais lento”, conta Vassili Christidis, CEO da COSEC.

O responsável afirma que os principais mercados externos de Portugal estão a enfrentar dificuldades, o que afetará vários setores da economia portuguesa e, posteriormente, ter impacto nas empresas.

PODE GOSTAR DE LER
Continue to the category
PUB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

PUB
PUB

SUSTENTABILIDADE

Continue to the category